HEARTHSTONEConceitos fundamentais do Hearthstone: Combo

Cooruja 8 de março de 2016

mago skill

Bem vindos à quinta e última parte da série de artigos sobre os arquétipos do Hearthstone aplicados ao metagame atual, para dar uma força aos jogadores iniciantes que estão se adaptando às mecânicas do jogo. Esse artigo foi escrito pelo Fanorootbeer. O artigo de hoje fala sobre o arquétipo de um dos arquétipos mais divertidos e o meu favorito: o Combo.

Antes de mais nada, eu gostaria de fazer uma nota à primeira parte dessa série de artigos. Escrita pelo Nocturne, da TempoStorm, na primeira parte o autor argumenta que não considera o Combo um arquétipo isolado. No entanto, esse estilo de jogo está tendo seu próprio artigo da série. Isso se deve ao fato de o primeiro artigo e os outros quatro terem sido escritos por autores diferentes, que consequentemente têm opiniões diferentes, e o primeiro artigo foi incluído a essa série como uma introdução aos próximos artigos. Eu, particularmente, concordo com o Fanorootbeer e considero o Combo um arquétipo que merece ter um artigo próprio, pois muitos decks não se enquadram aos outros três e para mim esse é o mais divertido dos quatro. Boa leitura a todos!

Introdução Communityportal

“Fácil de jogar, difícil de dominar” sempre foi um slogan não oficial do Hearthstone. É fácil começar a jogar, com certeza, mas leva pelo menos alguns meses jogando para entender as regras e interações completamente. Um dos aspectos mais significantes do Hearthstone é o meta, algo que jogadores novos têm muita dificuldade, já que têm conhecimento limitado da ampla variedade de decks, estilos de jogo e cartas.

Com isso em mente, trago a vocês um resumo dos quatro estilos de jogo diferentes no Hearthstone, cada qual separado em um artigo diferente que fala sobre os principais decks dentro de cada estilo atualmente. Já que novos jogadores são muitas vezes atirados à cova do leão que é a ladder competitiva do Hearthstone, essa pode ser uma ótima ferramenta para novos jogadores que estão tentando entender o básico do meta. Além de explicar o meta, esses artigos podem ajudar novos jogadores a descobrir com qual estilo preferem jogar e mostrar alguns decks de cada estilo para testar. Nesse artigo vamos terminar nossa análise dos estilos de jogo dando uma olhada nos estranhos decks Combo.

druida combo

Os decks Combo são raros no Hearthstone, em grande parte porque a maioria deles foi nerfado (Miracle feelings) logo após chegar ao topo. No entanto, alguns deles resistiram, e continuam como alguns dos decks mais temidos do Hearthstone. Os decks Combo funcionam controlando a partida até chegarem a condições de vitória bem específicas. Provocar, dano em área e cura são essenciais para chegar até elas. A construção do deck em si também é essencial, assim como a consistência, parte integrante para executar quaisquer combos com sucesso.

Consistência realmente é a palavra mais importante, já que é tanto a força quanto a fraqueza de todos os decks combo. Saber exatamente como você planeja vencer desde o primeiro turno cria uma estrutura mais confiável para as suas jogadas, mas também vão indicar como seus oponentes devem se preparar. A força de qualquer deck combo é decidida por sua habilidade de jogar em torno das preparações do oponente, e por quão bem ele consegue sobreviver. Além disso, a habilidade individual é especialmente influente no sucesso de qualquer deck Combo.

triangulo-hs

Triângulo do Poder do Hearthstone (por John “Nocturne” Brenan)

Notou alguma coisa? Os decks Combo não pertencem ao triângulo do poder padrão. Isso acontece porque é difícil generalizar os decks Combo, já que eles dependem mais da compra de carta que qualquer outro tipo de deck. Dito isso, os decks Combo se saem bem contra decks que dão espaço para que eles montem seu combo, como o Controle. Os decks Aggro geralmente são fortes contra decks Combo, já que tentam acabar com a partida o mais rápido que puderem e o deck Combo geralmente não consegue impedi-los ou comprar seu combo antes disso. Quando se fala no Midrange depende do quão rápido ou lento o deck é. Contra decks Midrange mais lentos, o Combo costuma se sair bem, e os decks Midrange mais rápidos costumam se sair bem contra o Combo, mas essas matchups tendem a depender mais da compra de cartas.echo

Decks Combo Comuns 

Echo Mage
Freeze Mage
Paloucura
Ladino Oil
MalyLock

Cada um desses decks Combo usam cartas completamente diferentes para realizar o mesmo plano: controlar a partida e vencer com dano de burst. Vamos falar mais sobre o Freeze Mage, o deck essencialmente Combo que resistiu ao teste do tempo. O Freeze Mage é um ótimo deck para ser avaliado, já que dá uma boa ideia de como os decks Combo funcionam. Antes de chegarmos nele, vamos falar sobre as diferenças entre um deck Combo e um deck com um combo.

Quando falamos sobre o estilo de jogo Midrange, vimos o poder dos combos usados no Druida Midrange e Tempo Mage. O combo do Druida da Força da Natureza + Rugido Selvagem dá 14 de dano sozinho. Enquanto isso, o Tempo Mage usa uma quantidade enorme de feitiços baratos com o Ardilante para contestar a mesa, e no late game usa esses feitiços em conjunto com o Arquimago Antônidas para acabar com a partida na base do burst. Ambos são combos usados para vencer, mas não são as únicas formas de vitória do Druida Midrange e do Tempo Mage, e esses decks não são exclusivamente criados em torno desses combos.

Em contraste a eles, o Freeze Mage nunca vencerá sem seu dano direto, o Paladino Murloc nunca vencerá sem jogar o Murloucura e o Ladino Oil nunca vencerá sem seu dano de burst vindo da arma. Os decks Combo são bem diretos em relação ao plano de jogo: coletar as peças do combo e executá-lo. Chegar lá é que torna as coisas mais complicadas.

mago

Freeze Mage

Acólito da DorO Freeze Mage é um dos decks mais antigos do Hearthstone, e não mudou muito com o passar dos anos. Usando cartas como Nova Congelante, Nevasca e Cone de Frio para impossibilitar seus inimigos, o deck funciona lentamente juntando cartas para um combo cheio de feitiços. Além desses feitiços paralisadores, o Freeze Mage contém cartas para limpar a mesa como Golpe Flamejante e Agoureiro, que é usado em conjunto com a Nova Congelante. O Bloco de Gelo proporciona uma última e infalível defesa, enquanto a Barreira de Gelo e o Robô de Cura Vintage dão uma proteção maior à sua vida. O Reno Jackson também tem sido uma adição a alguns decks de Freeze Mage para partidas mais longas.

Por ser um deck Combo que depende da compra dessas peças do Combo, o Freeze Mage usa várias cartas com essa mecânica como Acólito da Dor, Acumulador de Tesouros e Intelecto Arcano. A peça vital do deck é a Alexstrasza. Reduzir a vida do oponente a 15 usando o grito de guerra da Alexstrasza diminui seu trabalho pela metade, mas não é necessário para que o Freeze Mage vença. O Freeze Mage usa reforços adicionais para o combo para aumentar a consistência do deck. Um ou dois turnos com o Imperador Thaurissan faz seu combo ficar muito mais barato e fácil de ser usado. O Arquimago Antônidas reabastece seu potencial de burst com sua incrível sinergia com feitiços. Alguns formatos de Freeze Mage até foram vistos usando Malygos para mais dano de feitiço.

Mage mini banner

Feitiços do Combo do Freeze Mage 

Lança de Gelo

Seta de Gelo
Bola de Fogo
Ignimpacto

Sequência de Finalização

Freeze Mage: Joga a Alexstrasza (oponente fica com 15 de vida)
Oponente: Ativa o Bloco de Gelo
Freeze Mage: Usa o combo de feitiços de mais de 15 de dano

Combo de feitiços padrão: Seta de Gelo + 2x Lança de Gelo + Bola de Fogo = 8 de mana / 17 de dano

O truque do Freeze Mage é jogar planejando o letal. Você quer comprar cartas sempre que possível, mas também quer manter seu total de vida alto e seu Bloco de Gelo intacto (se possível). Você não pode deixar a mesa do seu oponente ficar incontrolável ou eles vão te esmagar quando seus feitiços acabarem. É importante calcular o dano que seu oponente pode dar todo turno, o que faz do Freeze Mage um deck que você precise pensar rápido e ser bom nas contas. Somar o dano total dos seus feitiços é outro passo, ainda que mais fácil.
O apelo de um deck Combo reside no plano principal. Esses decks são para jogadores que gostam de ter e jogar uma carta trunfo, e não ligam de jogar sempre para o mesmo fim. Você está disposto a sacrificar recursos e vida durante a partida se isso significar que você pode comprar seu Royal Flush, por assim dizer.

O Hearthstone é um jogo em primeiro lugar, então nunca devemos nos esquecer do que gostamos e por que gostamos de jogá-lo. Por isso essa série de artigos: um guia amplo do meta e estilos do Hearthstone criado para ajudar jogadores novos a descobrir mais que apenas decks fortes, mais também decks que recorrem a eles desde o nível básico.

Se sempre jogarmos com o deck com maior taxa de vitória, vamos acabar ficando entediados, ou pior, frustrados. Também devemos nos apegar aos favoritos – classes, decks e estilos que simplesmente gostamos de usar. Não vou dizer a ninguém para jogar com um deck fraco ou cheio de chamarizes, mas recomendo que você se preocupe com mais do que apenas ganhar. Felizmente, o Hearthstone tem uma variedade de decks para escolher, e muitos outros estão apenas há uma ou duas cartas da invenção.

Lauren “FMLaah” Ferreira

Fonte: TempoStorm

  • Leonardo Sousa

    Faltou o combo do worgen feito pelo guerreiro. 1 lacaio deferir + ou – 20 de dano , pega um desprevinido

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      É que esse deck não é tão consistente quanto os outros citados, por isso não entrou na lista! No entanto, boa lembrança, esse deck é divertidíssimo!

  • Marcos Rocha

    “o Paladino Murloc nunca vencerá sem jogar o Murloucura”

    Érico Graça não concorda muito com isso não… 😀

  • Marx Aokiji

    gennte, eu tenho pó arcano suficiente para criar o sacerdote controle, vale a pena fazer esse deck?
    ps: no lugar da veras eu posso criar a confessora ( eu acho q e assim q escreve)

    • guiballa

      não crie, espere a expanção sair

      • Marcos Rocha

        Concordo. Se der espere.