HEARTHSTONEDe olho no meta #18 – O Domínio de Reno Mage

Luiz Miguel 7 de janeiro de 2017

Bem, quero tirar um momento aqui e copiar o que o SuperUai fez no artigo dele Lista de Quinta. Quero agradecer o Marduk por essa oportunidade na MKTV e pelo reconhecimento de vocês leitores. Que 2017 seja um ano com um meta bem diferenciado e com mais decks divertidos para que eu possa escrever sobre eles para vocês. Feliz Ano Novo para todo mundo da MKTV! Vamos para o primeiro De Olho No Meta de 2017 e que venha muito mais!

xama-art4

Xamã

Essa semana, eu trago duas listas que não são surpresas mas também não tem muito o que mudar no xamã aggro. A lista padrão é mais recomendada por ser a mais testada, ela consegue rodar bem contra os decks e é melhor para a partida espelhada, muitos jogadores famosos preferem ela. A lista alternativa é do Demigod, um dos melhores jogadores de Xamã do mundo, ele resolveu fazer uma lista mais agressiva e trocou os dois [Sem-Rosto Envolto em Chamas] por dois Choque de Lava para ter mais dano imediato, além de algumas outras mudanças, confere a lista (A taxa de vitória de Aggro xamã essa semana é de 53%!).
Xamã Mid-Range voltou a ser usado em peso. A mistura com os Golens de jade e até mesmo piratas, tem sido a melhor opção de lista, alguns jogadores até removeram Valente do Penhasco do Trovão por ser “muito lento”. Trago duas listas essa semana, ambas estão teoricamente refinadas, apesar de que pode trocar uma coisa ou outra até chegar no melhor de cada gosto (Eu mesmo gosto de usar um [Sem-Rosto Envolto em Chamas] na minha lista de xamã mid-range). A lista do Bearnugget contém piratas enquanto que a segunda lista é mais simples.
A nova sensação do momento, Xamã de Jade. Essa lista pesada pode ser usada de duas formas; Mid-Range e Controle, ambos são fortes. O estilo de jogo é parecido com o do Druida de Jade (Controlar o jogo e encher a mesa de bicho grande). O xamã mid-Jade vem com força total para cima dos decks reno e outros controles enquanto que o Xamã de Jade controle é mais lento e se sobressai contra os decks aggros. As duas listas são bem divertidas.
Sem dúvidas que o xamã é a classe mais forte do momento.

Tier 1: Xamã Aggro l Xamã aggro alternativo
Tier 2: Xamã Mid-Range Basico l Xamã Mid-Range do Bearnugget l Xamã Mid-Jade
Tier 3: Xamã de Jade controle

guerreiro-varian

Guerreiro

Piratas, quantos piratas! Que deck chato não?! Estamos aqui, dia 7 de Janeiro de 2016 e o melhor deck do Guerreiro é o Pirata Aggro, que vergonha. No começo da expansão, esse deck era o mais forte de todos mas agora parece que perdeu espaço para o Xamã Aggro e até mesmo o Renolock. Esse deck ainda vai bem contra Druida de Jade, Ladino Milagre e Xamã Mid-Range, que são decks muito usados, ou seja, ainda é bom usar Guerreiro Pirata. Por ser a mais otimizada, a lista atual continua o melhor.
Guerreiro Dragão é uma boa opção para quem quer jogar de Guerreiro contra as classes mais difíceis para o Pirata e o controle. Essa lista Mid-Range é mais segura, tem lacaios mais pesados, uma ótima curva e graças aos piratas, consegue causar muito dano. Sem novidades na lista, é melhor opção de Guerreiro Dragão é o estilo Mid-Range, dessa forma você tem mais opções de jogadas.
Como o número de Druida de Jade diminuiu, Guerreiro controle voltou a ser uma boa opção para jogar contra os Aggros. Nunca voltaremos naquela época onde Guerreiro era N’zoth ou C’thun, agora só temos uma alteração de Guerreiro Controle Vanilla com mais alguns lacaios com Provocar, se não for assim, fica lento demais.

Tier 1: Guerreiro Pirata
Tier 2: Guerreiro Dragão
Tier 3: Guerreiro Controle

bruxo-art2

Bruxo

O aumento de ladino milagre desfavoreceu muito o Bruxo Reno. Bruxo Reno é um arquétipo muito lento e tem muitas desvantagens onde que, o Ladino consegue aproveitar muito bem dos erros e jogadas erradas. A quantidade de “ferramentas” e recursos para controlar a mesa é a maior força do deck, usando Leeroy Jenkins como seu finalizador principal, sendo assim, a lista de que usa Leeroy Jenkins é a melhor para jogar contra o enxame de ladinos por ser uma lista teoricamente mais rápida. A lista dessa semana visa aumentar o controle de mesa e finalizar o jogo mais rápido.
Bruxo Zoo perdeu espaço total no meta. As classes que estão sendo mais usadas contém uma grande quantidade de remoção em área e até mesmo armas para lidar com a mesa do Bruxo Zoo e assim diminui o número de jogadores usando.

Tier 1: Bruxo Reno
Tier 2: Bruxo Zoo

sacerdote-art2

Sacerdote

O tão sonhado momento finalmente aconteceu, Sacerdote finalmente é Tier 1. A facilidade que essa lista tem para jogar contra Xamã Aggro, Sacerdote Dragão e Guerreiro Pirata é absurda, esse deck é muito bem curvado, tem as remoções do sacerdote que todo mundo ama (KAPPA) e ainda consegue manter lacaios perigosos na mesa. Com o aumento de Mago Reno, Sacerdote Dragão só ficará ainda melhor no meta.
Já o Sacerdote Reno está muito lento, infelizmente não é como o Mago Reno que é um dos decks mais fortes do momento. Ele consegue se manter vivo sim mas não tem finalizadores eficientes. A melhor opção de Sacerdote Reno é com Dragões, ela tem mais chances contra os outros decks do meta.

Tier 1: Sacerdote Dragão
Tier 2: Sacerdote Reno l Sacerdote Reno com Dragões

druida-art5

Druida

O que fazer com Druida? A classe pareceu que ia se sair tão bem nessa nova expansão. A quantidade de aggro é demais para o druida, deixando a classe ofuscada pela presença de tantos xamã e guerreiros. Druida de Jade é terrivelmente lento, ainda mais se começar com a mão ruim. A chance de vitória dessa lista contra aggros é se a mão inicial estiver perfeita ([Crescimento Selvagem] e remoções). Esse deck consegue ir bem contra controle mas é muito difícil pegar um Guerreiro Controle atualmente.
Druida de Feitiços é uma opção alternativa. Se caso conseguir a mão perfeita (como dito no druida de jade), e se chegar em 10 de mana antes de morrer, talvez o Druida tem uma chance contra os aggros. O druida com o Kun, o Rei Esquecido ainda não chegou no seu melhor nível, mesmo com Agoureiro e remoções. (Será que um Druida combo Reno daria certo? Ahahaha, vou deixar uma lista aqui em baixo). De qualquer forma, o druida está com baixos números e é quase uma vitória de graça para os jogadores de aggro.
O Druida zoo do feno é mais uma lista engraçadinha, ele conseguiu se manter no top #100 do ranque lenda. Não tem muito o que dizer sobre esse deck, ele é tipo Bruxo Zoo só que com mais presença forte de mesa e mais algumas remoções, o estilo de jogo é o mesmo. Não é recomendado para jogadores novos.

Tier 1: Druida de jade
Tier 2: Druida Kun’thun l Druida Kun Combo l Druida de Feitiços
Tier 3: Druida Zoo
4Fun: Druida combo Reno

ladino-art3

Ladino

Sendo o motivo principal do Bruxo Reno despencar do tier 1, as coisas estão indo muito bem para o ladino milagre. Apesar de ter dificuldades contra os outros decks aggros, nada que uma mão boa não consiga fazer (Edwin VanCleef 10\10 no turno 3) para virar o jogo. Ladino milagre tem sido muito usado para alcançar o ranque lenda a partir do ranque 5 em diante, o aumento de decks controle contribui com a dominação do Ladino Milagre
Jogar de ladino de jade atualmente é como jogar de ladino N’zoth no meta passado, um jogo baseado em Tempo e estabelecer lacaios na mesa. O problema é que as matchups inimigas não são nada favoráveis para o ladino, se é aggro, o ladino morre antes de conseguir usar os golem de jade direito e se for controle, não consegue manter a mesa. Jogar de ladino competitivamente só se for ladino milagre mesmo.

Tier 1: Ladino Milagre
Tier 2: Ladino de Jade

mago-art3

Mago

Kazakus, essa carta foi um dos motivos da soberania do Mago Reno e devo dizer, esse deck está indo muito bem. Ele consegue lidar com os lacaios dos aggros sem perder feitiços finalizadores, consegue bater de frente com os decks de controle graças ao Arquimago Antônidas. O arquétipo saiu do fundo do poço e chegou em 50% de taxa de vitória media. A lista continua o mesmo da semana passada, a única alteração é a adição do Arquimago Antônidas para as partidas contra controle. Graças ao Bloco de Gelo, o mago Reno é a melhor opção para acabar com enxame de ladino milagre.
Mago tempo e mago congelante estão sendo pouco usados por serem fracos no meta atual, eles não tem o que precisam para acompanhar o poder das outras listas. Mago congelante tem uma chance contra os decks reno mas é melhor usar esse arquétipo no modo livre mesmo.

Tier 1: Mago Reno
Tier 2: Mago Tempo l  Mago Congelante

paladino-liadrin

Paladino

Após tantos testes e decks teóricos, voltamos à estaca 0. Paladino Murloucura é o único deck de paladino que vale jogar no meta. Claro que as listas de aggro é muito forte e consegue empurrar muito dano, mas o que o paladino faz quando o dano acaba? Sua dificuldade contra os decks aggros é até grotesco, não conseguem fazer nada. Será que essa classe vai continuar assim?
As opções que temos para paladino é N’zoth, aggro, e Murloucura. É complicado fazer listas eficientes que fazem diferença em um jogo já que o Paladino tem cartas de classe limitadas.

Tier 1: Paladino Murloucura
Tier 2: Paladino Aggro
Tier 3: Paladino N’zoth

hunter-art1

Caçador

Sendo uma das classes mais fracas atualmente, o caçador possui poucas opções para ser usado, as melhores sendo Face e Mid-Range. Os dois arquétipos não conseguem acompanhar os outros decks, o Caçador mid-Range está perdendo até para Guerreiro Controle, que era sua melhor matchup no meta passado e o Caçador face não consegue ser rápido como os outros decks aggros.
As duas listas continuam as mesmas da semana passada. Não temos muito para falar sobre o caçador. A situação dessa classe está muito complicada, recomendo que use apenas no modo livre.

Tier 0: Caçador Face l Caçador Mid-Range 

metagem-mktv

Deck Quebrador de Meta

É com o maior prazer que digo que o Quebrador de meta dessa semana é o Sacerdote Dragão, AEHOOOOO! (Sacerdote tier 1 em 2k17 Gachigasm). Agora sério, a única matchup ruim é paladino e no pior dos casos, Bruxo Reno. Paladino quase não aparece e Bruxo Reno precisa abrir com uma mão boa para conseguir lidar com o Sacerdote Dragão. Essa deck é destruidor de Aggros e é muito bom pra quem está cansado dos Xamãs e Guerreiros

Sacerdote Dragão

 


Tier 1
Xamã Aggro
Xamã Mid-Range do Bearnugget
Guerreiro Pirata
Sacerdote Dragão
Ladino Milagre
Mago Reno


Tier 2
Guerreiro Dragão
Xamã Mid-Jade
Sacerdote Reno com Dragões
Druida de jade
Bruxo Reno
Guerreiro Controle


Tier 3
Paladino Murloucura
Bruxo Zoo
Druida Kun Combo
Druida Zoo
Ladino de Jade
Mago Tempo


Tier 4
Paladino Aggro
Druida Zoo
Mago Congelante
Paladino N’zoth
Caçador Face
Caçador Mid-Range


Danidanielel Moura
Futuro Jornalista, apaixonado por Controle, joga de Aggro quando ninguém está olhando. Odeia Caçador. Sua carta favorita é Ragnaros e a cor favorita é o vermelho. Você pode entrar em contato com ele no facebook ou pelo twitter.

  • Rodrigo Oliveira Cerqueira

    Resumindo o Xamã : Bota qualquer coisa que ta no minimo bom rs

    • Daniel Moura

      bota trogg e golem e o resto é irrelevante ahahahahahaahh

  • Johnny Sodré

    Discordo que está seja a melhor lista de Reno Priest. Na minha opinião, essa lista abaixo é a melhor:

    http://www.marduktv.com.br/dec

    Contra Reno Mage e Reno Priest estou com 100% de winrate no padrão. (Não jogo wild)

    Usei ela ontem na Copa América. Cheguei até a 3ª rodada, até ser eliminado. Quem quiser se aventurar nela, vai na fé que essa minha lista é muito boa. XD

    • Daniel Moura

      muito bom, parabens

  • Leandro Dos Santos França

    A expansão dos piratas, ficou chato, só hoje em 10 partidas 6 eram piratas… Jogar outra coisa…