HEARTHSTONEMind Games – O que meu oponente tem na mão?

Marduk 18 de setembro de 2015

Olá, eu sou o MatilhaX#1694 e trago hoje para vocês um artigo escrito pelo @Sqlut, onde falaremos sobre a importância de se ter atenção extrema durante o jogo.

Diferente da maioria dos outros TCGs, Hearthstone é somente online e o resultado não é limitado por algumas restrições encontradas nos outros jogos. Um aspecto único no Hearthstone é a habilidade de acompanhar quais cartas seu oponente está escolhendo, o que ele está considerando jogar e qual ordem as cartas da mão estão sendo jogadas na mesa.

Ao primeiro momento pode ser que não pareça muita vantagem a ganhar com isso, mas durante o artigo eu irei explicar os artifícios que este tipo de informações lhe dá, como formas de ganhar informação sobre o que pode estar na mão do seu oponente.

mulligan 2

Acompanhando as cartas nos Mulligans

Ao prestar atenção no início da partida, você pode deduzir quais cartas foram mantidas para a mão inicial, como quais foram Mulligadas. Você pode perguntar:

harrisonPara que isso importa?

Jogadores tendem a manter cartas que são boas para o early game ou boa para uma matchup específica na mão inicial.

Usando esta informação procure observar as cartas que seu oponente manteve na mão desde o início da partida. Isto pode ser um sinal que é uma carta diferencial para a partida. Por exemplo, se eu estou jogando com uma classe com uso de armas e o oponente ainda não usou a carta na mão por vários turnos, pode indicar que ele está guardando uma carta como o Harrison Jones.

Jogadores muitas vezes irão esperar um turno onde venha a produzir um maior resultado em jogo.

Observar se ele está jogando as cartas mais recentes ou se ele tem as cartas esperando a algum tempo, pode ser uma pista. Muitas vezes jogadores irão fazer tipos de jogadas que ditam o que eles irão fazer no próximo turno. Um exemplo poderia ser arrumar a mesa para uma Patada Brutal no próximo turno.

Se eles jogaram de um jeito específico e de repente usam as cartas recém adquiridas por ter um resultado melhor, é importante deduzir quais cartas provavelmente eles tem na mão dependendo do cenário.

Finalmente, muitas vezes jogadores (sem prestar atenção), pairam com o mouse sobre uma opção de o que jogar no turno. Quando vejo que o oponente paira sobre múltiplas cartas, até que uma é eventualmente jogada, eu costumo interpretar que eles têm outras opções para esta situação. A solução é usar este tipo de informação para formar um palpite grosseiro sobre as outras cartas que estão na mão.

O que resta na sua mão?

Durante qualquer jogo de Hearthstone, sempre tem informação sendo passada, então preste atenção em como seu oponente joga.

Eles estão imprudentes causando dano direto ao invés de trocas? Tenha em mente que eles têm grande poder de dano na mão como comando para matar, bomba negra ou impacto mental. Eles têm cartas paradas na mão e não estão lançando nenhum feitiço? Bem, pense no que pode ser baseado no que já foi jogado.

Uma carta comum de ver parada na mão de um jogador é o caçador profissional. Se você está jogando com uma classe que muitas vezes baixa lacaios de 7+ força, mas ainda não baixou nenhum no jogo, é muito possível que seu oponente esteja segurando um caçador profissional, antecipando seu lacaio…cough Dr. Cabum..cough.

Abaixo estão algumas cartas de classe e neutras que comumente ficam presas na mão dos jogadores pois são muito situacionais, quando seu oponente não esta jogando cartas e terminando o turno com mana sobrando. Pare e pense no que pode estar na mão dele.

           sylvanasNeutras

[Caçador Profissional]
[Sylvana Correventos]
[Gosma Ácida do Pântano]
Harrison Jones
Alexstrasza
[Robô de Cura Vintage]
[O Cavaleiro Negro]

            Classe

[Igualdade]
[Consagração]
[Comando para Matar]
[Soltem os Cães]
[Chama Sombria]
[Sifão da Alma]
[Briga]
[Executar]
[Bola de Fogo]
[Golpe Flamejante]
[Controle Mental]
[Insanidade Sombria]
[Tempestade de Raios]
[Bagata]
[Eviscerar]
[Rajada de Lâminas]
[Força da Natureza]
[Rugido Selvagem]

Dedução

Também é importante conhecer de quais cartas consistem os decks populares no meta, você aos poucos vai deduzir baseado na lista de cartas que seu oponente jogou até o momento. De quais estão na mão ou deck, pergunte a si mesmo:

“As duas bolas de fogo já foram usadas?”

E com este conhecimento você pode fazer decisões mais inteligentes nos turnos seguintes. Particularmente isto ajuda bastante quando você joga com decks mais lentos como guerreiro controle, esse deck pode chegar perto de fadiga muito dos jogos (especialmente contra outros decks lentos).

Por outro lado, é igualmente importante ter controle do seu próprio deck. Eu gosto de usar programas como o Hearthstone deck tracker ou até abrir meu decklist em um programa como o paint e ir marcando o que eu baixei durante o jogo, para saber o que resta no deck. Isso pode ser muito chato, então sugiro que use principalmente para jogos de alta importância, como em torneios ou Lendarios. É definitivamente algo que vale a pena considerar.

Espero ter ajudado vocês mais uma vez, até a próxima!

  • Romário Soares

    esse Hearthstone deck tracker é bem interessante, mas eu tenho receio em usá-lo ;-;

  • gabriel vegini

    só queria saber por que a gosma ecoante esta em cartas paradas?

    • http://marduktv.com.br/ Lucas Marduk Rampinelli

      Quando jogando contra uma classe com muitas armas ela fica na mão a espera de uma arma para remove-la.

    • http://marduktv.com.br/ Lucas Marduk Rampinelli

      Era pra ser gosma acida do pântano, pequeno deslize, já corrigimos.

  • Rodrigo Dantas

    Hearthstone deck tracke é permitido utilizar? se sim, favor passar o link para download

    • Ronaldo Cesar
      • Rodrigo Dantas

        Obrigado, nossa baixei o aplicativo e gostei muito, a parte de import deck para o hearthstone é show, gosto de testar alguns decks novos da web e sempre achava um saco procurar as cartas, ele importa e faz tudo sozinho, fora a parte de acompanhamento do jogo, realmente o programa é maravilhoso.

  • Everardo Feres

    Excelente artigo, só achei que faltou o BK em cartas situacionais neutras.

    • http://marduktv.com.br/ Lucas Marduk Rampinelli

      acrescentado! xD

  • Adriano Tovar Kroth

    Eu não o Deck Tracker por medo de levar BAN, já gastei uma certa grana no jogo, não quero correr o risco de perder tudo…

    • Matheus De Almeida Gentil

      n da ban. a blizzard disse tudo q vc pode fazer com caneta e papel vc pode fazer com um programa

  • Dayane Cris

    eu tava falando sobre isso com um amigo esses dias. Eu SEMPRE presto atençao se o oponente troca ou mantem cartas e minha dedução costuma ser boa durante o jogo ele disse que nao faz sentido >.< faz toda a diferença, pessoal precisa aderir esse hábito. #maedinánaomorreu

    • Danilo Souza

      Isso faz toda a diferença mesmo. Esse feeling você só ganha com experiência e conhecimento das cartas, das classes, dos tipos de decks… Eu mesmo me ferro muito contra o Pala Secret porque nunca consigo lembrar de todos os segredos.

      • Gustavo Henrique

        se aceita dica, lembre do combo . Afaste-se(2/1) Avender (3/2) e ressucita o afasta-se
        dito isso, os que sobram são, constrição(geralmente se joga da mão esperando um drop alto, então comece seu turno testando esse) e espirito competitivo, que so jogam da mão depois de uma board cheia, ai no mas contra o dr 6 é so responder passo a passo.

  • Ana Paula

    Sou tão noob que nunca reparei que dá pra ver as cartas do inimigo? Ou é necessário um programa pra isso?

    • Matheus Fernandes

      Não dá pra ver, claro que não menina u.u. Mas dá pra mostrar na tela quais ele jogou no campo com o Hstracker. Ah, tbm dá pra ver em qual carta ele tá passando o mouse, fica com a borda vemelha, repara só 😀

  • http://facebook.com/brittolopes Lucabritto

    “cough Dr. Cabum..cough.”
    alguém esqueceu de por a fonte dessa materia

  • Matheus Fernandes

    Um bom exemplo é o Guerreiro montinho, dá pra imaginar a maioria dos cards que o fdp tem na mão dele conforme o jogo desenrola, principalmente quando ele equipa a mordida da morte D: Mesmo assim fica foda de lidar uhauahahu

    • Shiro

      O foda é você já saber que o cara tem o combo na mão e o letal, mas mesmo assim passa o turno e torce para não morrer ;-;

  • Vinicius Dos Santos Oliveira

    Muito bom o artigo. Depois que comecei a usar o deck tracker pra auxiliar nessa prática de mind-games ficou muito mais fácil deduzir o que o adversário pode fazer. Sem contar que saber quantas cartas o cara fez o mulligan tbm é essencial.

  • Fabio Augusto

    Bom texto, são coisas pequenas que ajudam mto na hora da partida !!!

  • Felipe Bueno

    Uma coisa interessante de reparar é que muitas vezes o adversário coloca uma carta no centro da mesa mas decide não jogar, se vc ta no turno 2 por exemplo, da pra deduzir o que é dependendo da classe e da board :v