HEARTHSTONEOs Pequenos Erros que a Maioria Comete – Parte 1

Marduk 17 de janeiro de 2016

way to pro

Primeiramente, todos cometem erros. Alguns são fáceis de perceber e logo que acaba o jogo você já está querendo se matar por uma jogada óbvia feita de forma errada. Alguns, entretanto, são sutis. O jogo irá acabar e você, com certeza, pensará onde pode ter errado. Esse artigo irá falar dos erros mais comuns que podem custar um jogo sem que o jogador que o cometeu perceba. Vejo esses erros do rank 15 e também os vejo no rank 3, e não é óbvio o porquê deles serem erros até alguém lhe explicar. Se você é um jogador lutando para alcançar o Lendário, eu espero que algumas dessas explicações possam lhe ajudar a não cometer mais desses erros e transformar algumas derrotas em vitórias.

Jogando Ferreira de Armaduras muito cedo

A Ferreira de Armaduras é uma das melhores cartas contra decks agressivos. Um turno 2 (ou mesmo um turno 1, com moeda!) que, jogado contra um deck cheio de lacaios com 1 de vida, é uma carta 2 pra 1 que lhe da 2 ou 3 de vida, o que é extraordinário. Em jogos mais lentos, entretanto, como contra Handlock, Malylock ou Guerreiro Controle, uma Ferreira de Armaduras cedo é danosa ao seu jogo.

ferreira de armadura ptbrJogos de controles giram em torno de lacaios grandes. Sendo um Guerreiro controle, um dos seus melhores jeitos de lidar com lacaios grandes é com Escudada e você precisa ter uma armadura grande para ser eficiente nisso. Usar seu poder heroico nos turnos 2 e 3 ao invés de Ferreira de Armaduras o permite usar Escudada quando precisar, mesmo no turno 4 quando seu oponente jogar um 8/8.

No jogo entre dois Guerreiros Controles, NUNCA jogue Ferreira de Armaduras como seu primeiro lacaio. De certa forma isso se aplica também ao Acólito da Dor, mas ele é razoável de se jogar como primeiro lacaio se você tiver alguma forma de ativar sua compra imediatamente ao jogá-lo (como se seu adversário usou Ferreira de Armaduras e você a matou com o primeiro ataque da Mordida da Morte!). O melhor cenário é quando sua Ferreira de Armaduras da 3 de dano e absorve um ataque de um lacaio de custo 4 ou 5 do seu adversário. O pior cenário é quando você dá esse alvo tão conveniente ao primeiro ataque da Mordida da Morte, possibilitando seu adversário destruir seu eventual Arrota-Lodo no turno 5. Faça-o bater em si mesmo se ele quiser ter um Redemoinho dessa Mordida da Morte.

O que você deve fazer em jogos de controle é segurar sua Ferreira de Armaduras para combos que lhe dêem 5 ou mais de armadura. A melhor hora de usar uma ou as duas Ferreira de Armaduras é ficando atrás de um Arrota-Lodo ou quando Dr. Cabum está de ambos os lados do campo. Esse cenário vai aumentar bastante sua armadura, com os ataques de suas bombinhas.
O total de vida pouco importa em jogos de controle, mas, se você conseguir angariar 50 ou mais de vida de um bom uso dessa carta, irá forçar seu oponente a jogar mais agressivamente, ou morrerá pra fadiga, o que dará mais valor à sua Briga quando seu adversário cometer excessos.

huffer

Sequência de Caçador Face

Existem dois tipos de jogos de Caçador Face: jogos em que CARTAS fazem a diferença e jogos em que VELOCIDADE faz a diferença. Jogos onde cartas fazem a diferença são aqueles em que seu oponente tem muitas formas de cura e pode fazer você perder o gás: Guerreiro, Sacerdote, Paladino Controle, etc. Jogos onde a velocidade importa são contra outros decks agressivos em que você irá disputar uma corrida com seu oponente: Caçador, Mago Tempo, Paladino Aggro, etc.

Sendo um Caçador Face, normalmente você quer maximizar seu dano entre os turnos 2 e 3, mas a diferença entre esses dois tipos de jogos normalmente aparece entre o turno 3 e 4. Em jogos de CARTAS, você vai ficar, provavelmente, sem cartas na mão, já que seu oponente tem capacidade de sobreviver até o turno 8. Sendo assim, você quer usar seu poder heroico todo turno que puder. O turno 3 ideal é um drop 3 ou um drop 1 + poder heroico. Um drop 2 não é conveniente pois você quer usá-lo no turno 4 com seu poder heroico novamente. Até mesmo um Gnomo Leproso + poder heroico é mais conveniente no turno 4 do que um Cavalga-lobo, por exemplo.

Em jogos de VELOCIDADE você só quer jogar todas as cartas que puder de uma forma rápida, porque, se estiver usando seu poder heróico, vai ficar pra trás na mesa e morrer antes de poder usar suas cartas. Um drop 2 no turno 3 é razoável. No turno 4, Companheiro Animal é melhor que um drop 1 e poder heróico, porque força seu oponente a responder.

levantar escudos

Usando Levantar Escudo incorretamente

Esse é provavelmente o mais simples da lista. Armadura é sempre melhor que vida – não é reduzida pelo Alexstrasza, pode ser maior que 30 e você pode a usar para Escudada. Sendo assim, você quer sempre preservar armadura ao invés de vida ao atacar com suas armas, atacando antes de ganhar armadura.

Levantar Escudo dá armadura e também da uma compra de carta, de maneira que os jogadores tendem a jogá-la o mais rápido possível. Entretanto, enfrentando um deck agressivo, como Caçador Face, você quer ganhar mais vida no decorrer do jogo. Então, Levantar Escudo com menos de 5 manas o impede de usar seu poder heroico, e você poderia o ter usado mais tarde no jogo. Tente apenas usar seu poder heroico e espere pra maximizar sua vida ao máximo.

Outra razão para segurar essa carta e não usá-la no turno 3 são os combos com armadura. Frequentemente você estará sob pressão e não terá armadura suficiente para usar Escudada em um lacaio grande. Salvo é claro as situações em que você não possui NENHUMA jogada para o turno seguinte e precisa filtrar sua mão para responder a uma ameaça na mesa, nesse raro caso você usará levantar escudo turno 3.

caçador

Segurando Cartas Tech por tempo demais

Você precisa estar com 22 de vida ou menos para usar o Robô de Cura Vintage! Se você não tiver outro lacaio na mão no late game e estiver com uma vida alta, você provavelmente não vai precisar dessa cura mais, então jogue esse 3/3 com custo alto e ponha alguma pressão na mesa!

O mesmo serve para Harrison Jones; Contra um Guerreiro Montinho, segure-o para a Mordida da Morte para não receber o combo, mas contra outras classes com armas, às vezes é bom só o 5/4 mesmo. Contra Ladino Óleo, por exemplo, seu adversário não lhe dará a chance de destruir uma arma forte dele, pois ele mesmo irá destruí-la com Rajada de Lâminas. Então, jogue Harrison Jones a qualquer hora que você tenha 5 manas, pois te da uma compra ou duas e obriga seu adversário a usar algo como Eviscerar.

O especial das cartas Tech são justamente que são boas em situações específicas, mas é frequente que essa situação perfeita não aconteça, mesmo em jogos em que essas cartas estejam lá pra isso! Se você estiver que escolher entre fazer nada e jogar sua carta tech por menor valor, jogue sua carta Tech! Você não irá vencer sem fazer nada. Além disso, caso tenha duas, você pode jogar a primeira como isca, como, por exemplo, usar um Caçador Profissional sem alvo para obrigar seu adversário a usar algo como Batida e acreditar que você não possui mais essa carta.

Conclusão

Há sempre espaço para melhorar, mesmo das pequenas coisas até estratégias complexas. Espero que você tenha aprendido algo hoje, ou pelo menos considerou o porquê o piloto automático não é o mais eficiente de se jogar. Boa sorte nas ranqueadas!

Fonte: hearthstoneplayers

  • Vinicius Dos Santos Oliveira

    Poxa realmente quantas vezes e uñ vacilei co ma ferreira >.< . E essa do face de sempre utilizar o poder heróico pra maximizar o dano na vida do adversário eu nem praticava. Tenho certeza que agora vou melhorar um pouco quando jogar de guerreiro ou Hunter xD
    Ótimo artigo, parabéns.

  • Gustavo Reinert

    Bom artigo.

  • http://blogdoxerifao.com.br Xerifão

    zaro lucac msrfdik dono dsedd site, gosta de sdiszer qq exceist eéu lxio e =ew qur epcnsigo vwazre um stie melho mokmookkkkkkkkkkkkkkklllllllllll
    EIRAÇO

    Z
    PS:US AME DWE AIFQARTO NA IHA SANCA

  • Fabiano

    essa do face hunter mudou minha vida

  • Douglas Cavalcante

    Esse site mano, como ele me ajuda de vez em quando, esse erro com a ferreira eu cometo direto jogando de WC, o de Face Hunter também só esses detalhes com a escudada que eu faço certo mesmo.

    Parabéns pelo conteúdo mostrado nesse artigo e é esse tipo de coisa que faz desse site o melhor no Brasil se tratando de Hearthstone, então novamente parabéns pelo excelente trabalho!

  • MCXtremer

    “Você precisa estar com 22 ou menos de vida pra jogar o robô de cura vintage” não seria “você NÃO precisa”? Desse jeito está contraditório :/

    • http://marduktv.com.br/ Lucas Marduk Rampinelli

      Sim foi um erro, vou corrigir. Obrigado oelo feedback.

  • Bruno Zech

    sla cara, algumas coisas ditas a cima fazem sentido como outras não, mais isso vai de player a player, algumas cartas dita a cima são para casos que você já esta esperando o seu aniversario usar ” uma determinada carta” por exp, eu não usaria o caçador profissional para por presao na mesa, prefiro usar em casos que eu sei que meu adversário vai descer um lacaoi forte. quando estou x1 contra um warlock, warr, pala, etc.
    bom artigo. 🙂

  • Jonas Rocha

    pelA Alexstrasza!