HEARTHSTONEAmyks rouba a cena no HCT Summer Europe!

Luiz Miguel 5 de setembro de 2017

Estamos na reta final da temporada de Verão e esse fim de semana quem começou puxando o carro das qualificatórias foi a Europa! Foram dois dias de muito Hearthstone e o resultado foi surpreendente.

Druidas, druidas, druidas

Foram 77 jogadores, levando 4 decks cada e apareceram 77 Druidas no total. Por que não apareceu mais? Porque cada jogador só podia levar um Druida. Tivemos uma [Infestação Total] de Druidas e o Druida Jade foi a maior [Peste Incontrolável] (69 decks) e 8 decks do [Filhote Raivoso] do Druida. Foram mais de 200 jogos durante todo o fim de semana e foram quase 200 bans de Druida, sim TODO MUNDO BANIA DRUIDA! Não me recordo de nenhum outro momento do Hearthstone em que uma classe era SEMPRE a banida.

Sempre que se tem uma unanimidade absurda como essa em campeonatos, o pessoal do Time 5 faz alguma coisa sobre o deck. Ano passado tivemos o Guerreiro, o Xamã Aggro e [Yogg-Saron, Fim da Esperança] nesse lugar e todos foram nerfados. Em 2015, tivemos o Guerreiro Montinho e ele foi nerfado. No início do ano foram os piratas cabulosos e o Xamã e também nerfados. Eis que no meio do domingo, o Ben Brode tuíta dizendo que o Time 5 levou em conta o feedback da comunidade e vai se pronunciar nessa semana sobre o Druida. Aguardemos e oremos para N’Zoth.

Só pode haver um

Quem subiu com destaque (infelizmente, na minha opinião) e simplesmente atropelou todos os outros decks foi o Sacerdote Highlander, também conhecido como Sacerdote Razakus, ou Sacerdote Kazakus ou Sacerdote Reno sem Reno.

O deck realmente foi o patinho feio da edição. Enquanto todos olhavam para os Druidas e depois para o Sacerdote Gigante, o Highlander chegou forte e consistente neste torneio e tornou-se o grande alvo de ódio do Twitch Chat que acompanhava o torneio. Sério, esse deck me deu saudades do Druida.

Na ranqueada, este deck sofre ferozmente com a existência do Druida e tem de abrir mão de uma de suas cartas para poder jogar com uma cópia do [Geist Esquivo] e nem sempre essa troca será útil para o Sacerdote e às vezes o deck acaba perdendo contra outro deck porque adicionou o Geist Esquivo. Como no campeonato existe ban, basta banir o Druida e seu deck fica completinho sem cartas techs contra Druida, aumentando em muito a sua consistência.

Tenham medo, feras! Esse cara vai acabar com a sua ranqueada, assim que o Druida for nerfado!

No Top 8 tinham 8 Druidas e 8 Sacerdotes Highlander, isso deve dizer muita coisa sobre o deck, né?

(Sim, eu lembro que eu falei que o [Anduin, o Ceifador Sombrio] ia ser ruim, mas eu deixei claro que eu queria outra coisa e agora reafirmo, eu queria outra coisa! Essa carta tá muito chaaaaaaata!)

“O Sortudo” chegou lá

Sim, “o Sortudo” foi mais uma vez o campeão da Europa. Será que ele ainda vai precisar provar pra mais alguém que ele é realmente consistente e manja muito do jogo ou ainda ficará tachado como “só chegou até ali porque tem sorte”. Alguns jogadores profissionais que cornetaram o Pavel não tem tido metade do sucesso dele neste ano.

Pavel foi muito suave na rodada Suíça, fazendo incríveis 7-0, se consagrando o segundo campeão invicto das preliminares do HCT, feito primeiramente alcançado por Muzzy na Primavera.

A melhor coisa que o Pavel fez para esse torneio, foi trazer o Handlock de volta ao jogo. Sim, você não leram errado: HANDLOCK. Se você começou a jogar ano passado, aqui vai uma breve explicação para vocês do que é o Handlock. É um deck em que no turno 4 você joga uma 8/8 ou uma 4/9 CONSISTENTEMENTE. Roubado? É, deveria ser, mas com o tanto de aggro e a vida do Bruxo indo embora mais rápido que a vontade de viver após assistir Death Note da Netflix, dificilmente esse deck conseguia chegar a algum lugar, mas agora com o tanto de ganho de vida que o Bruxo tem, o Handlock está sim de volta ao meta.

(Trump pegou lenda em Agosto jogando de Handlock com uma taxa de vitórias de mais de 65% e o Amnesiac também estava “muito bem, obrigado” de Handlock no alto nível do Lenda)

Amyks rouba os holofotes!

Apesar do Pavel ter feito um feito incrível esse fim de semana, quem realmente roubou a cena foi Amyks. A line-up dessa fera fera realmente surpreendeu. Além dos dois decks unânimes do Top 8, Druida Jade e Sacerdote Highlander, ele levou o Guerreiro Provocar e um Paladino Controle.

O Guerreiro Provocar do Amyks foi um dos melhores decks do campeonato fazendo expressivos 9-2 durante todo o torneio. Também foi um dos poucos decks que achou espaço para [O Lich Rei] (que apareceu somente em 3 decks no Top 8, aparentemente o Nuba estava certo). Hoje eu testei o deck dele, mas com algumas adaptações para a ranqueada, como adicionar o [Geist Esquivo] e uma [Cutilada], na ranqueada este deck estava muito bom, mas em um torneio onde você pode banir Druida e não ter mais que usar o Geist, nossa, esse deck VOA!

O Paladino Controle dele também foi bacana, usando [Uther da Lâmina de Ébano], este Paladino levou o terror aos seus oponentes. Infelizmente, eu não sei quantas vezes ele conseguiu colocar os quatro cavaleiros em campo, mas deve ter conseguido isso pelo menos uma vez no torneio.

Amyks simplesmente atropelou seus oponentes no Top 8, fazendo 3-0 no Ronnie, se classificando para as finais em Los Angeles, e depois mais um 3-0 no Orange na semi-final. A final contra o Pavel foi teste pra cardíaco como dizem! Amyks fez 6-1 no primeiro dia, perdendo justamente para o Pavel por 3-2. Mais uma vez os dois se enfrentariam, mas será que o resultado seria diferente?

Pavel abriu com duas vitórias fáceis em cima do Amyks, mas eis que o Sacerdote do Pavel começou a engasgar e perdeu para o Sacerdote do Amyks e depois para o grande Guerreiro Provocar! Tudo igual no placar: 2-2. Paladino Controle contra Sacerdote Highlander, o novato contra o campeão mundial. Sim, vocês já sabem como foi, Pavel levou o torneio, mas Amyks roubou a cena.

Listas

Pavel

Druida jade: AAECAZICBvIFrqsClL0C08UCyccCmdMCDEBfigH+AcQG5Ai0uwLLvALPvALdvgKgzQKHzgIA
Sacerdote Highlander: AAECAa0GHgmKAfsBkAKXAuUE7QXJBqUJ0wrXCvIM+wyhrAKStAKDuwK1uwK3uwLYuwKwvALhvwLovwLqvwLRwQLYwQLZwQLTxQK+yALwzwKQ0wIAAA==
Handlock: AAECAf0GBPIFqa0C08UCl9MCDTCKAbYH4QeNCMQIzAjzDN28At7EAufLAvfNApfoAgA=
Xamã Evoluir: AAECAaoIBJG8ApS9ApvLAuvPAg2BBOUH8AeTCfqqAvuqAqC2Aoe8AtG8Ava9Avm/ApHBAuvCAgA=

Amyks

Druida Jade: AAECAZICBq6rAr6uApS9AuTCAsnHApnTAgxAX4oB/gHEBuQItLsCy7wCz7wC3b4CoM0Ch84CAA==
Sacerdote Highlander: AAECAa0GHgmKAfsBkAKXAuUE7QXJBqUJ0wrXCvIM+wyhrAKStAKDuwK1uwK3uwLYuwLovwLqvwLRwQLYwQLZwQLkwgLKwwLTxQK+yALwzwKQ0wIAAA==
Paladino Controle: AAECAZ8FCNIE+gbmrgK5sgK8vQK5wQLTxQKO0wILigHcA/QFzwb2B48Js8ECm8IC5MICiMcCyccCAA==
Guerreiro Provocar: AAECAQcGubICysMC08MCoscCws4C9s8CDEuRA9QEkQb7DIKtAv68ApvCAsbDAt/EAsnHAszNAgA=

Nicslay

Druida Jade: AAECAZICBvIFrqsCvq4ClL0C08UCmdMCDEBfigH+AcQG5Ai0uwLLvALPvALdvgKgzQKHzgIA
Sacerdote Highlander: AAECAa0GHooB+wGQApwC5QTtBckGpQnTCtcK8gz7DKGsApK0AoO7ArW7Are7Ati7Aui/Auq/Avq/AtHBAtjBAtnBAuTCAsrDAtPFAr7IAvDPApDTAgAA
Mago Congelante: AAECAf0ECMUE7QTtBewHuAi/CIivAtPFAguKAcABuwLJA6sEywSWBfsM17YCwcECmMQCAA==
Guerreiro Provocar: AAECAQcIkAP/B/sMubIC08MCoscCzM0Cws4CC0uRA9QEkQaCrQL+vAKbwgLGwwLKwwLfxALJxwIA

DenimBlue7

Druida Jade: AAECAZICBq6rAr6uApS9AtPFAsnHApnTAgxAX4oB/gHEBuQItLsCy7wCz7wC3b4CoM0Ch84CAA==
Sacerdote Highlander: AAECAa0GHooB+wGQApwC5QTtBckGpQnTCtcK8gz7DKGsApK0AoO7ArW7Are7Ati7Aui/Auq/AtHBAtjBAtnBAuTCAsrDAtPFAs/HAr7IAvDPApDTAgAA
Mago Congelante: AAECAf0EBsUEuAi/CIivAum6AtPFAgyKAcABuwLJA6sEywTtBJYF+wzXtgLBwQKYxAIA
Guerreiro Provocar: AAECAQcIkAP/B/sMubIC08MCoscCzM0Cws4CC0uRA9QEkQaCrQL+vAKbwgLGwwLKwwLfxALJxwIA

OldBoy

Druida Jade: AAECAZICCLsD8gWuqwK5sgLPvAKUvQLTxQKZ0wILQF/+AcQG5Ai0uwLLvALdvgLJxwKgzQKHzgIA
Sacerdote Highlander: AAECAa0GHgmKAfsBkAKXApwC5QTtBckGpQnTCtcK8gz7DKGsApK0AoO7ArW7Ati7Aui/Auq/Avq/AsPBAtHBAtjBAsrDAtPFAr7IAvDPApDTAgAA
Mago Controle: AAECAf0ECE3QAsUE7QTsB78IobcCm9MCC4oBwAG7AskDqwTLBJYFo7YC17YCwcECmMQCAA==
Guerreiro Provocar: AAECAQcI/ATCBpAH0q4CubIC08MCoscCzM0CC0uRA9QEkQb7DIKtAv68ApvCAsbDAsrDAsnHAgA=

Orange

Druida Jade: AAECAZICBq6rAr6uApS9AtPFAsnHApnTAgxAX4oB/gHEBuQItLsCy7wCz7wC3b4CoM0Ch84CAA==
Sacerdote Highlander: AAECAa0GHooB3AH7AZAClwLlBO0FyQb2B6UJ0wrXCvIM+wyhrAKStAKDuwK1uwK3uwLYuwLovwLqvwLRwQLZwQLKwwLTxQLPxwK+yALwzwKQ0wIAAA==
Paladino Murloc: AAECAZ8FCNwDoQb6Bq8HvL0C474CucEC78ICC9sDpwjTqgLZrgKzwQKdwgKxwgKIxwLjywKmzgKW6AIA
Guerreiro Pirata: AAECAQcCyAORvAIOHLACkQP/A44FqAXUBfIF7gbnB+8HgrACiLACr8ICAA==

Ronnie

 Druida JadeAAECAZICCN4F8gX4DK6rAuC7ApS9AsnHApnTAgtAX/4BxAbkCLS7Asu8As+8At2+AqDNAofOAgA=
 Sacerdote HighlanderAAECAa0GHgmKAfsBlwLlBO0FyQalCdMK1wryDPsMoawCkrQCg7sCtbsC2LsC6L8C6r8C+r8C0cEC1cEC2MEC2cECysMC38QC08UCvsgC8M8CkNMCAAA=
Paladino Murloc AAECAZ8FBPoG474CucECm8ICDcUD2wOvB6cI06oC2a4C07wCs8ECncICscICiMcC48sCps4CAA==
Guerreiro PirataAAECAQcCpAaRvAIOHLACkQP/A44FqAXUBfIF7gbnB+8HgrACiLACr8ICAA==

Hunterace

Druida Jade: AAECAZICBvIFrqsCvq4C4LsClL0CmdMCDEBfigH+AcQG5Ai0uwLLvALPvALdvgKgzQKHzgIA
Sacerdote HighlanderAAECAa0GHh6KAfsBkAKcAuUE7QXJBqUJ0wrXCvIMoawCkrQCg7sCtbsCt7sC2LsC6L8C6r8C0cEC1cEC2MEC2cEC5MICysMC08UCvsgC8M8CkNMCAAA=
Paladino ControleAAECAZ8FDvIFzwb6BtsK+wzZrgLmrgK5sgKPtAK8vQK5wQLTxQKIxwLJxwIIigHcA/QF9gePCYquArPBApvCAgA=
Mago ControleAAECAf0ECJUDxQTtBLgIvwijtgKhtwLpugILigHAAbsCyQOrBMsElgX7DNe2AsHBApjEAgA=

Finalizando

Como dito, esse foi a primeira das quatro regiões a fazer a sua qualificatória para as finais, que dessa vez será em Los Angeles. Esperem as próximas semanas, pois agora teremos Ásia-Pacífico e depois a América, onde teremos dois brazucas: Rase e CelticGuard.

É sempre muito legal ver gente nova aparecendo no cenário, ainda mais com uma performance bacana com a do Amyks.

Esse torneio também serviu de um mega alarme para os desenvolvedores, pois o Druida foi unanimidade tanto em escolha de deck para levar quanto a escolha de ban. Tomara que eles tenham visto também o Sacerdote Highlander, pois essa parada tá quebrada também e assim que o Druida sair de cena, ferrou pra todos nós.

E vocês, queridos e queridas feras? Assistiram o campeonato? Não teve narração em português, né, alguém sentiu falta? Se sentiu, vocês sempre podem pedir pra Blizzard chamar a equipe da MKTV! Hahahaha! O que estão achando dos torneios? Curtiram o post? Querem mais posts como esse? Deixem nos comentários!


SuperUaisuperuai

Pai de dois futuros lenda, arranja tempo pra jogar entre uma troca de fralda e hora do papá. Sonha em voltar com os vídeos do canal, mas você pode acompanha-lo pelo Facebook ou pelo Twitter.

  • Thiago Lima

    Show de bola o artigo! Vou usar boas parte dessas listas, com o nerf de druida vindo ai, vou jogar muito de sacer e guerreiro, não aguento mais a invencibilidade do druida e seus decks, blizzard acha que ladder é igual a campeonato que da pra banir classe, feels bad.

  • Riuller Jordan

    Somente dois brasileiros nas qualificatórias é um crime em toda linha levando em conta o tanto de gente boa que a gente tem.

  • Vicente Masters

    quando for assim posta video da referencia manin, vai ter mt mais repercussão teu blog

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      sim, deveríamos ter colocado alguns vídeos de partidas, mas eu escrevi o artigo em um local sem acesso à Internet, daí ficou difícil de postar os vídeos. Fica pra próxima.

      • Rafael Nascimento

        Está em casa? atualiza o post com os videos.

  • Rafael Mafaldo de Campos

    boa tarde pessoal, desculpa o desconhecimento…mas como consigo visualizar os decks dos links acima?

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      Os decks ali não são links, aquele é o prórpio deck! Você copia todas aquelas letrinhas ali e abre o seu Hearthstone. Quando entrar na tela da sua coleção ou criar novo deck, o jogo vai perceber que você tem “um deck” copiado e vai gerar para você.

      • Rafael Mafaldo de Campos

        valeu! 🙂

        • Lucas Matias do Amaral

          Funfa sim…de boa!!!

        • luigieriche

          Sempre tive essa dúvida tbm! Obrigado por perguntar.. ;B

  • Rafael Nascimento

    Pavel! Desde a última Championship, esse Russo tá mostrando evolução, em quanto isso o Aminesiasc…

  • Gabriel

    Super, serio, não consigo entender como que você realmente enxerga o Kazakus, que sacrifica muito da consistência do deck por rodar 1 copia só, pior do que a cancerígena mecânica de Jade, que convenhamos, é um valor absurdo e há poucos controles que batam de frente, precisou de um Giest ser lançado por match ficar “vencível”, mesmo assim, ainda é bad match. Aggros e Mid-Ranges acabam com Anduinn se ele não comprar minimamente bem, Druid ainda tem 312344339 compras de cartas. Serio, não entendo.

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      O problema do Kazakus é que ele cria decks extremamente gananciosos, que querem tirar o valor máximo de cada carta e mais um pouco. Se tiver muitos decks Kazakus, como em Geringontzan, você simplesmente mata decks controle, matando decks controle, os aggros fazem a festa, os aggros destruindo tudo, os midrange somem e os Kazakus acabam virando uma partida de 50% contra os aggros (como foi o meta inteiro de Geringontzan, de um lado os Piratas e do outro lado os Renos, onde a partida era decidida se o Reno era jogado ou não). Isso é uma bosta pro jogo. O Druida Jade está forte por outros motivos, mas pode ver que perderá espaço agora por conta da “Infestação Total” de Sacerdote Highlander que aparecerá e daí vai aparecer mais um tanto de Mago Missão pra counterar o Sacerdote e o Druida some nos ranques altos. Estou bem pessimista com esse meta.

      • Gabriel

        Ta ruim por causa do Druid, a classe é muito acima da média, ela tem o melhor aggro, o melhor mid-range e o melhor Jade(me recuso a chamar Jade de controle, pq não é). O Razakus tem problema de inconsistência, pouca compra de cards, não é um deck hiper consistente como o Jade.Além do mais, Jade ainda deixa todos os outros decks piores por serem obrigado a colocar um Giest neles para poderem ter uma chance de vitória. Não acho que veremos algo nesse nível no Priest. A pior coisa que inventaram em Geringontzan foram esses Jades, todo meta que ficar um pouco mais lento, eles vão dominar.

        • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

          Realmente o Sacerdote Highlander sofre muito de inconsistência… só uma média de 66%+ em campeonatos, deck inconsistente pacaramba.