HEARTHSTONEArtifact – A iniciativa para o Sucesso!

Daniel Moura 6 de dezembro de 2018

Fala galera, Marcello “PFC” aqui. Jogando muito o jogo de cartinhas virtuais? Hoje iremos falar de uma mecânica extremamente importante do jogo,  que tem potencial para influenciar acentuadamente nas partidas de Artifact: a iniciativa.

A iniciativa é uma mecânica do jogo que define qual jogador irá ter a primeira tomada de decisão no jogo. Inicialmente, é escolhido aleatoriamente e depois ela aponta, em determinado momento, qual jogador teria a preferência após a fase de combate de determinada Lane.

Imagine a determinada situação: O jogador A e o jogador B estão jogando contra si. Caso um jogador A tenha a iniciativa, ao jogar um card ou usar uma habilidade de um herói, ele irá perdê-la. Se um jogador A não jogar uma carta e o jogador B também (sendo assim, iniciando a fase de combate), a iniciativa continuará com o jogador A. Se o jogador A não jogar uma carta, e o jogador B jogar uma carta ( com exceção de cartas de iniciativa), a iniciativa irá pro jogador A. Se ambos os jogadores jogarem cartas, a iniciativa irá pro jogador que já tinha jogado a carta. Confuso, né?

Além disso, existem cartas que quebram a regra de, ao jogar uma carta, o jogador perder a iniciativa, as chamadas cartas de iniciativa. Essas cartas geralmente possuem um efeito e, após joga-la, o jogador continua com a iniciativa (podendo jogar 2 cartas seguidamente ou passar a vez para o jogador e continuar com a iniciativa. Atualmente no jogo existem 5 cartas de iniciativa, que são essas:

Fight Through the Pain;

Kraken Shell;

Arcane Assault;

 

Hip Fire;

Chain Frost;

 

Agora que estamos familiarizados com a mecânica, vamos entender como a iniciativa pode influenciar em suas partidas, tanto no constructed quanto draft.

A iniciativa, como já dito, determina qual jogador tem a primeira tomada de decisão da lane. A partir disso, o jogador que não tem a iniciativa não tem controle do que pode ocorrer a priori. Consequentemente, o player que possui a iniciativa pode realizar diversas ações que podem impedir o outro player de jogar cartas (como Dust e Primal Roar), ou pode jogar cartas de limpeza de board ( como Eclipse e Annihilation) ou ainda trocar aquele herói que iria morrer nesse turno, e mandá-lo para outra lane ou para base. A perda de iniciativa pode resultar em uma reação do adversário em determinada lane ou numa execução para derrubar a torre ou o Ancient sem a possível resposta do adversário.

Fatores como iniciativa estão fazendo do Artifact um jogo que pune muito o jogador que não executa-o bem, fazendo o player perder jogos ganhos ou perder completamente o rumo do jogo. Em função disso, é recomendado aos players do jogo que saibam o momento certo de poder jogar as cartas, e saber, principalmente, não jogá-las, para ter o controle da iniciativa e, consequentemente, ditar o ritmo do jogo.

Por hoje é só pessoal!

Até Semana que vem!


Gostou do artigo? Faça uma pequena doação! Saiba que esse artigo é um conteúdo voluntário e qualquer quantia por menor que seja já nos ajuda!


Em caso de doação o nome e a foto do doador será postado na aba Doações.

Marcello Pinheiro

Estudante de Matemática, jogador de Hearthstone e Artifact
Que busca sempre conhecer profundamente um
arquétipo/deck e não para de jogar com eles.
Sua carta preferida é Tirion e sua cor favorita é o Azul.
Você pode entrar em contato com ele pelo Facebook:
https://www.facebook.com/marcello.pinheirofernandescaldeira

 

 

  • Otavio Ribeiro

    Boa Marcelão