HEARTHSTONEAs Apostas de Melhor Carta da Expansão “O Projeto Cabum”

DIOGO SANTOS 10 de agosto de 2018

Opa opa, Diogo na área! Vocês também estão vibrando com a nova expansão? Eu estou perplexo com a quantidade de novos decks e opções que “O Projeto Cabum” trouxe.

Admito que eu estava receoso com o futuro de Hearthstone desde a saída do nosso saudoso e amado Ben Brode, entretanto parece que não havia motivos para isso. A galera que desenvolveu a expansão mandou bem demais – diria inclusive que entrou no limiar perigoso de quase quebrar o jogo, mas explico isso mais a frente. Apesar de ser muito recente, parece claro que “O Projeto Cabum” trará decks totalmente novos, além de mudar quase por completo estratégias de decks já existentes.

Dentre as 135 cartas, separei as dez que eu considero como as melhores – ao menos por enquanto. Obviamente irei errar alguma(s) e outras que ninguém dava muita atenção se tornarão core em algum deck ou presença constante em quase todos (sim fada do fogo, estou falando de você), mas até aqui são as que me chamaram atenção e já estão me fazendo ganhar perder ranks na ranqueada.

10° Lugar: Mecanguru

A aposta de “Fada do Fogo” da expansão. Um “Aldeão Possuído”, mas de todas as classes e, o principal, sendo mecanoide, o que abre uma centena de possibilidades com outros decks da expansão. Um combo que já está rolando? Turno 1 com “Mecanguru”, turno 2 “Venenotron” (caçador) e você tem um lacaio 3/3 com venenoso e que ainda deixa na mesa um outro lacaio – mecanoide, obviamente.

9° 9º Lugar: Glub Magnífico do Flupe

Já virou tradição: Você sabe que toda expansão terá feitiços e/ou lacaios apelões para druida. Não foi diferente dessa vez – na verdade, confirmando a máxima, druida ganhou uma série de cartas no mínimo com muito potencial. A primeira dessa lista é a “Glub Magnífico do Flupe”, o feitiço lendário de druida. Druida é reconhecido pela sua capacidade de ramp (ganho de mana rápido) tanto quanto sua capacidade de compra de cartas – por que não juntar os dois não é mesmo? Por apenas 1 de mana (e alguns lacaios em campo), você ganha fôlego em trocas que te permitem recuperar o campo novamente, ou ao menos ter mana para comprar aquele card que você precisa para finalizar um combo. Já está rodando em todos os decks de druida que não são meme.

8° Lugar: Oráculo da Luz Fria  Projeto de Pesquisa

Não faz muito tempo – mago missão, também conhecido como mago Exodia, já foi um verdadeiro demônio na ranqueada. Quando deixou de ser? Quando o Oráculo da Luz Fria rotacionou.

Projeto de pesquisa vem para corrigir isso, trazendo o mesmo grito de guerra do Óraculo, entretanto sendo um feitiço – ao menos custa 1 mana a menos. Essa carta, além de ajudar no rush tão necessário para ativar a quest, ainda permite jogadas estratégicas para queima de cartas na mão do oponente, ainda mais com o meta atual em que a mão sempre está cheia. Eu aposto que ela irá rodar e fará o Exodia um gigante novamente.

7° Lugar: Gerador de Tormentas

Xamã par e Xamã token são decks fortes, mas que nunca conseguiram a consistência necessária para ser um deck tier 1. Como resolver isso? O bom e velho RNG, óbvio. O grande problema desses decks é que se você perdesse o controle da mesa e não tivesse tirado uma boa quantidade de dano nos primeiros turnos, era quase certo que perderia o jogo. Simplesmente não possuía lacaios fortes o suficiente para retomar o controle ou conseguir o letal. Esse card permite que você, ao perceber que irá perder a mesa, tente salvá-la transformando seus lacaios em lendários ou consiga aumentar o poder de fogo de seus lacaios. Tem potencial inclusive para trazer de volta o Xamã Evoluir – torço por isso, inclusive.

6° 6º Lugar: Dr. Cabum, o Gênio Louco

Finalmente o guerreiro tem um herói decente. Não me leve a mal, eu gosto do Garrosh, mas seu poder heroico não traz o valor necessário que se espera de uma carta de herói, nem seu grito de guerra faz tanta diferença em uma partida. Isso acabou de mudar com nosso velho amigo Doutor Cabum. Não mais o rei do turno 7, Cabum voltou como exclusivo de guerreiro, voltado especialmente para a melhor versão da classe, o controle (esqueça que existiu o guerreiro pirata, aquilo deveria ser apagado da história). Seu grito de guerra garante que seus mecanoides terão rapidez pelo resto da partida e seu poder heroico, apesar de variável a cada turno, traz opções excelentes (como descobrir um mecanoide ou ganhar 7 de armadura). É uma carta com tanto valor indireto que é possível de rodar em qualquer deck de guerreiro que não seja agrro – e, oremos, nunca mais haverá deck aggro de guerreiro.

5° Lugar: Psicomelão Suculento

Daqui até o 1° lugar só entrarão cartas que, na minha visão, serão motivo para muito choro da comunidade. A Blizzard deve achar que druida não tem compra de carta, então que tal trazer um feitiço de baixo custo com alto retorno? Compre 4 lacaios por 4 de mana, com a completa (ou provável) consciência de quais são. As possibilidades são infinitas. Druida missão, Malygo Druida, Druida Provocar…essa carta irá rodar em praticamente todo deck de druida e será core em todos eles.

4° Lugar: Zilliax

Valor. Esse é o maior poder desse lendário. Mecanoide, possui quase todas as habilidades do jogo e expande o deck com possibilidades, seja de controle de mesa, buff em um lacaio, troca eventual ou aquela cura necessária para se salvar até finalizar o oponente. Um card que pode – e deve – ver jogo em decks não apenas de mecanoide.

3° 3º Lugar: Lampiânima

Por apenas 1 de mana, compre 3 cards. Ok, descarte-os no final do turno, mas quem irá se preocupar com isso? Não é um feitiço para ser jogado no início do jogo e sim para conseguir aquele fôlego necessário quando você não conseguiu finalizar seu oponente. Uma carta que será definitiva em bruxo zoo, com potencial para outros decks da classe. Tenho certeza que fará de bruxo um deck top tier.

2° Lugar: Meca’thun

Eu amo decks OTK. Amo a estratégia de compra de cartas, amo a preocupação em manter-se vivo até conseguir o combo, amo os cálculos necessários e a dose de sorte que envolve todo deck OTK. Amo principalmente a sensação de satisfação quando você consegue finalizar seu combo. Dito isso, Meca’thun é, para mim, a melhor carta OTK já lançada no jogo. Ao finalizar o oponente com seu último suspiro, é totalmente plausível imaginar decks que farão uso dessa habilidade.

Lembra o quanto druida ama comprar carta? Que tal comprar o deck inteiro, usar um avivar e depois acabar com a partida com o naturalizar? Ou comprar todo seu deck com o novo feitiço lendário de ladino?

Tenho certeza que surgirão muitos decks que se concentrarão em usar a habilidade o Meca’thun, logo conte com algum deck OTK aparecendo nas próximas listas de tier.

1° 1º Lugar: Inventora Risonha

Vocês lembram do Arrota-Lodo? Então, esse é o Arrota-Lodo dessa expansão, só que ainda melhor. Uma carta tão forte, mas tão forte, que é possível que veja jogo até em decks aggro, mesmo ao custo de 5 de mana. Colocar na mesa 3 lacaios, sendo dois com provocar e escudo divino, é o sonho de qualquer deck controle. A capacidade de segurar o jogo é sem igual. Ainda possui um inegável potencial de token e buff, com tantos lacaios na mesa (olá magnético, estou falando com você).  Prepare-se para esbarrar com a Inventora Risonha muitas vezes pela ranqueada – e tenha certeza que ela te fará passar muita raiva.

Lembrando que esse foi o meu TOP10 de cartas que mais espero ver no jogo, seja como membro importante de algum deck ou como a carta principal que comandará os próximos meses de hearthstone.

Vocês acham que faltou alguma? Qual seria o TOP10 de vocês?


Diogo Santos

Auditor por formação, é fascinado em explorar as falhas em cada deck. Reclama de decks aggro, mas apela a eles para subir no rank. Você pode entrar em contato comigo pelo Facebook.

  • Vinicius Tanaka

    Kabum vai rodar no Odd? Porque o poder heroico já é naturalmente bom> 4 armadura.

    A inventora é op, ctz que vai ser nerfada.

    • https://www.facebook.com/diogo.rodriguesdossantos.3 Diogo Santos

      Não sei se ela será nerfada. Ela é obviamente forte, mas não impossível de ser retirada. Um feitiço AoE destrói ela.

  • Diego Santos

    Outras cartas fortes são a arma do ladino que ativa último suspiro, encaixou bem no deck e a lendária electra que tá vendo mais jogo do que a apelo por enquanto, ela tá rodando no xamã bloodlust, malygos e no evoluir que não lista que eu vi não a Spell o lendária

    • https://www.facebook.com/diogo.rodriguesdossantos.3 Diogo Santos

      A Electra seria minha 11a carta, realmente é muito boa.

  • bySkyFall-

    O oráculo não foi o motivo principal pro quest mage parar de rodar. O bloco foi… Antes você não ligava pra quantas cartas o oponente ia comprar, pq foda-se, o bloco segurava tudo. Agora, essa compra pode te fazer morrer mais rápido… Além de que o mage perdeu muita coisa que gera spell aleatória. Acho que quest mage não volta não.

  • George Rodrigues Gonçalves

    Então kkk
    Acho difícil do Shaman par usufruir do gerador de tormentas, ele custa 7 kkk
    no mais, muito bons os comentários sobre as cartas
    Parabéns pelo trabalho.