HEARTHSTONEBen Brode Diz Não Estar 100% Feliz Com o Sistema Ranqueado

Marduk 31 de outubro de 2016

ben-brode

Ben Brode, lead designer do Hearthstone, fez uso do Reddit para responder a preocupações sobre o sistema ranqueado do jogo.

Há alguns dias, um bug um pouco agradável afetou a ladder do Hearthstone fazendo com que jogadores ganhassem a estrela adicional da sequência de vitórias após duas vitórias seguidas ao invés de três, e todos adoraram antes de saberem que não foi intencional. Em resposta ao debate na página do Hearthstone no Reddit, o lead game designer Ben Brode veio compartilhar os pensamentos de seu time em relação a como a ladder funciona em sua forma atual. Resumindo: o Team 5 não está completamente contente com ela.

Estive vendo alguns comentários aqui sobre como as pessoas estão aproveitando a ladder mais fácil devido a esse bug, e esperando que a deixemos assim. Achei que poderia aproveitar também e falar um pouco sobre a ladder, e de quebra receber feedback!”

Estivemos discutindo muito sobre o sistema da ladder recentemente – não estamos 100% felizes com ele.

Procurando Uma Camisa de Hearthstone? CLIQUE AQUI

Aqui estão algumas coisas que estamos discutindo atualmente:

  • Os jogadores do rank 18 estão em um rank maior que 50% dos jogadores do HS. Mas para quem está nesse rank, não parece que você está entre os 50% melhores, o que é uma oportunidade perdida. Tentamos e contrariamos isso dizendo a todos vocês como está a relação de ranks de acordo com o resto da população, mas seria melhor se as expectativas e a realidade se combinassem.
  • Recebemos feedback de que aquela corrida de última hora para os ranks mais altos do Lenda no final da temporada não parece tão boa.
  • Recebemos feedback de que a ladder pode parecer  muito desgastante e é necessário ter muitos recursos para chegar aos melhores ranks.
  • Estamos reanalisando o número de ranks, o número de estrelas por rank, o número de estrelas bônus dadas no início da temporada, e outras partes do sistema.
  • Estamos desenvolvendo sistemas de simulação que nos permitem prever o que as mudanças à ladder fariam à curva da população. Se aumentarmos muitas estrelas, toda a população de jogadores acabaria no Lenda de forma muito mais fácil e, apesar de isso parecer ótimo por um mês, o sistema inteiro iria desmoronar hora ou outra. As pessoas que já jogavam há muuuito tempo podem se lembrar quando as “três estrelas no Master” eram o auge do jogo, e não significava nada porque muitas pessoas acabavam chegando lá muito facilmente. Com ferramentas melhores de simulação, estamos planejando em testar muitas coisas malucas. A iteração é importante no design, e conseguir com que as ferramentas se iterem rapidamente é muito importante.

Algo que gostaria de enfatizar é que apesar de eu achar que podemos melhorar a ladder, a medida para essa melhoria não é necessariamente que o rank individual de cada jogador seja aumentado. Os jogadores querem prêmios (ou prestígio) melhores associados com ranks maiores, ou o verso de carta do Lenda, então qualquer mudança que façamos que aumente as chances de  conseguir isso provavelmente será visto como algo “bom”, pelo menos a curto prazo. No entanto, parte do que faz os jogadores participarem do sistema ranqueado é justamente o fato de que ele existe para colocar os jogadores em determinado rank ou posição. Se quer ver em qual parte você se equipara, o ranqueado é o lugar para fazer isso. Então, apesar dessa história de “facilitar” a ladder possa melhorar a experiência, precisamos tomar muito cuidado e ter certeza de que fiquemos com um sistema que faz as pessoas se sentirem recompensadas pelo aumento na habilidade pessoal ou por encontrarem um novo deck que se saia muito bem no meta.”

banner-camisa-4

Após isso, Ben Brode falou sobre o objetivo de fazer com que a posição na ladder signifique algo mais, de forma que o rank de cada jogador demonstre apropriadamente a habilidade desse jogador.

“Sim, acho que é justo. Imagine só facilitar esse sistema e continuar no sistema MMR (matchmaking rating – sistema baseado no nível de habilidade do jogador usado para criar confrontos entre jogadores de mesmo nível dentro do jogo). Não existem níveis de corte com recompensas conforme você aumenta em habilidade. Não há uma forma óbvia de mostrar aos outros quão bom você é. Também é difícil saber se você é bom ou ruim (Lenda 135003 é bom? E o Lenda 27809?)”

A forma que usamos para mostrar nossa habilidade ou progresso é importante. Já ouviu um amigo dizer “cara, consegui chegar ao rank 5 esse mês!”? O que é esse tipo de conquista em um mundo onde todos estão no mesmo lugar? Ver e perceber esse progresso no sistema ranqueado e sentir a emoção de alcançar um rank novo que você nunca chegou antes… acho que essas coisas são muito importantes.”

Lauren “FMLaah” Ferreira

Fonte: GosuGamers

  • Thallis

    Na minha humilde opinião, a melhor coisa a ser feita era adotar o sistema de ELO, igual no xadrez, e não “zerar” o ranking mensalmente, ficaria muito mais equilibrado o jogo…

    • Matheus Tomaz

      Concordo!!

    • Rafael Nascimento

      ELO? manter seu rank? isso? não conheço esse sistema ainda.

      • Super Suporte

        tipo como é no lol, vc tem categorias, ouro, prata, bronze, diamente…
        fica no elo todas as pessoas q tem o msm nvl e habilidade de play.

        por elo vc sabe q é ouro pq domina bem o jogo e tem bastate exp, não só pq pegou um deck pronto

        • Raphael D Monteiro

          então HS tmb tem um sistema de elo. a unica diferença é q são numeros ao invés de metais e minérios precioso. pensa, da mesma forma q tem uma pohada de gente no prata tmb tem uma pohada de gente no 15 e vc só enfrenta gente do mesmo rank (elo) q o seu. e um moba n tem nada a ver com um jogo de carta, num moba só depende da sua experiencia pessoal. no lol nem tanto, mas no dota a unica diferença da primeira partida pra milésima partida é a sua experiencia pessoal e mais NADA

          • Super Suporte

            concordo q moba depende da experiencia, é por isso que vc sabe que um cara ouro joga bem, agora pensa em um cara rank 15? Ele joga bem? Ou só ganhou partidas com pessoas piores q ele? O problema é exatamente esse, é só numero, vc não sabe realmente qual seu nvl de jogador

  • Dario Coutinho

    Um simples sistema de pacotes ao final de cada temporada animaria os jogadores. Quanto mais se avança, mais pacotes são recebidos (em uma proporção maior que a atual, claro).

    O grande fator desmotivador do jogo (na ladder) é a falta de recursos. Sei que o game precisa ser monetizado, mas simplesmente tornar o jogo desgastante para todos os jogadores não é uma solução. A Blizzard está sendo Greed, simples assim!

    A produtora deveria apenas dar mais liberdade aos jogadores.

    Aquele papo de que todo mundo pegaria lenda é bullshit Sr. Ben Brode, nem todo mundo tem tempo pra chegar ao Rank 5 quanto mais pegar lenda. O simples fato dele mencionar que 50% dos jogadores estão no Rank 18 já quebra o próprio argumento dele.

    • Rafael Nascimento

      Concordo fera, oque eu acho ruim também, é você sofrer pra chegar no rank lenda, e ter os mesmo benefícios do rank 5 por exemplo, entendeu? se eu for pelo sistema de recompensa, pra que eu ficaria com lenda se as recompensas do rank 5 ou 3 e etc, são iguais. Tem mais coisas, mas esse ponto me incomoda mais.

  • Leonardo Mendonça

    Eu desanimei pela corrida do rank já a um tempo, o problema principal são 3, tempo que tem de ser empregado, excesso de deck tóxicos e recompensas pouco gratificantes!
    O tempo eu acho o menor dos 3, pois facilitar a ladder não acho uma coisa muito boa.
    Decks tóxicos podem ser counterados ou se junte a eles, fora que com o passar das coleções esse decks cairão, talvez eu incluiria o bloqueio de classes, tipo o que é feito nos torneios, eu vou jogar de sacerdote e não quero enfrentar shaman, travo oponentes de shaman, só que no meta atual shaman estaria fudido e travado por todos, mas isso faria a ladder ficar menos toxica, talvez!
    Agora as recompensas tem de ser revistas, acho que incluiria um rank ate dentro do lenda pra melhorar as recompensas pra quem é lenda, passar o mês inteiro batalhando na ladder pra no máximo ganhar uma épica é brochante!

    • Jonathan Ferreira

      Achei muito interessante essa forma de travar a classe.
      Existe isso no WoW para batlegrounds, onde posso ignorar as chatas/demoradas.
      Poderia ter uma opção de banir por semana/mês, tipo reset de raid no WoW….

      Sinto falta de um modo de torneio, tipos pokerstars…
      Adicionando entradas por golds/pacotes/pó, além da mesa ganhar um pouco… (isso pode aumentar os ganhos para a empresa).

      Sinto falta de explorar a Taverna e as Aventuras…. Voltando ao modo torneio… pode-se bloquear os jogos para X aventuras ou expansões…

      Não achei uma solução para o Ranked…. Pois aumentar as estrelas ou níveis não soluciona…Facilitar, perde a graça…
      Se compararmos Normal como Livre e Heroic como Ranked (WoW ->)… Falta o Mythic (ideias?)

      Não usaram a roleta (oponente digno) para definir o prestígios dos jogadores ainda, precisam explorar ainda…

    • Rafael Tavares Cruz

      Nossa uma solução tão simples e mudaria tudo para melhor. Boa!

  • ernesto

    A grande verdade é que a Blizzard não consegue fazer o decente e mais correto e pensa em como os jogadores novos que são stompados em ranks como 20 ou 18 vão gastar grana pra enfrentar os jogadores experientes de lá, na verdade isso faz a pessoa simplesmente largar o jogo na minha simples opinião, mas vamos aos fatos:

    Primeiro, como equilibrar isso, adicionar recompensas decentes como pacotes pelo rank atingido sendo rank 20 o valor de um pacote e se o cara chega lenda ele recebe 21 pacotes, ou seja, um pacote por rank (e ainda acho que recompensa não vale o stress de ficar enfrentando meta sobre meta sem parar);

    Segundo e talvez o mais importante, a maioria dos jogadores experientes e bons que o MMR deles vai cair com lendas frequentemente (a não ser que ganhem com stream ou com o jogo) geralmente pouco se lixam pro rank por um fator simples, falta de tempo ou paciência zero de ficar horas sentado na frente de um PC pra subir ranks principalmente do rank 5 pra frente, eu não sei se eles perceberam mas o pessoal que quer chegar ao lenda gasta muito tempo mesmo só pra subir do 5 pro 4 agora imagina pro lenda, e não é a toa que se você ver a cara da maioria dos jogadores profissionais de Hearthstone (veja que generalizei e não coloquei todos) tem certeza que não são pessoas que você chamaria pra tomar umas biritas ou pra dar um rolê;

    Terceiro, como eu disse no anterior, se a pessoa não ganha dinheiro com o jogo então ela trabalha e se ela trabalha a última coisa que ela gostaria era de chegar em casa e acabar mais stressado por um jogo que deveria te divertir, então ela tende a acumular missões iguais e fazer de uma vez em um dia e de preferência numa taverna ou arena onde você tem raras oportunidades de jogar com qualquer outra classe;

    Quarto, eu não sei mas sinceramente acho a arena o lugar mais lucrativo do Hearthstone e de longe talvez um dos mais equilibrados e com recompensas que vem na hora depois de alguns jogos, então pra que perder tempo subindo rank se posso ganhar recompensas melhores e de maneira mais rápida na arena com toda a certeza;

    Quinto e último, já pensou como o jogo seria muito mais justo se você não tivesse que subir os degraus todo mês e simplesmente o jogo te colocasse no rank segundo o MMR acha que você deveria estar (baseado nos players que você joga contra no casual)?
    Assim daria uma freada no stomp nos ranks de lata ou bronze.

    • Super Suporte

      cara, vc conseguiu passar tudo de maneira muito clara! Parabens, concordo fortemente com o terceiro ponto, acumulava varias missões e deixava para jogar apenas na quarta (dia de taverna), no max entrava para tirar as missões mais chatas

  • Super Suporte

    Tem q ter elos, simples.
    Só vou rankeada pra pegar verso e hero dourado, pouco importa o resto

  • Eduardo Dss

    Recompense o jogador com gold cada vez que chegar em uma posição melhor.

    Ex: 500 gold rank 10, 1000 rank 5 2500 lendario.