HEARTHSTONEBen Brode sobre Ranqueada e Modo Torneio

SuperUai 3 de junho de 2017

Notícia quente, quentíssima! Ben Brode fala um monte no reddit sobre o Ranqueado e também sobre o Modo Torneio. Tudo começou no Twitter.

Pergunta do Vrasco: “Duas perguntas, eu e outras pessoas estamos realmente curiosos: 1) Vai ter alguma mudança na ranqueada?*; 2) E o modo torneio?”

Ben Brode: “1) Sim. 2) Eu acho que seria ótimo para o Hearthstone, mas muitos querem coisas diferentes disso**. É difícil fazer todos felizes, mas vale o esforço.”

*Traduzir “grind” aqui é muito complicado, não encontrei nenhuma palavra boa em português, se tiverem sugestão, deixem nos comentários, por favor.

*Aqui pode ser também: mas muitos querem diferentes coisas nesse modo. Pode ser tanto a ideia de que os outros jogadores não querem um modo torneio, quanto que a equipe ainda não chegou em um consenso sobre como será o modo torneio. Vou mandar o Luiz “haj” Miguel pra lá, para ele resolver essa parada.

Então fizeram um post sobre isso no reddit e, como todos sabemos, o pessoal da Blizzard fica muito em cima da comunidade e dessa vez o Brode entrou para poder falar um pouco mais sobre a sua resposta. Eis aqui a tradução livre.

Ben Brode [fonte]:

“Quero falar um pouco mais da primeira resposta (eu amo o twitter, mas às vezes 140 caracteres não são o suficiente).

Eu acho que existem 4 principais fraquezas para o nosso sistema atual: (1) Os jogadores de ponta têm que jogar demais para obterem partidas divertidas a cada mês. (2) Os jogadores de nível baixo progridem pouco: apenas algumas vitórias e, em seguida, ficam “presos” nos ranques 20-17. Esta é a grande maioria dos jogadores ativos. (3) Os novos jogadores que entram na ranqueada são esmagados com força (depois de uma experiência muito boa no Casual). (4) Fazendo a mesma coisa o tempo todo, todo mês parece ser uma “obsessão”.

Eu acho que podemos corrigir tudo isso (assim espero – isso é difícil de prever sem testes públicos). O mais difícil de bater é o número 4, uma vez que a progressão é divertida, mas quanto mais você tem, mais “obcecado” se sente. Na verdade, penso que coisas como um modo Torneio em potencial poderiam ajudar com isso, mais do que qualquer mudança específica na ranqueada.

Então, Torneio: Eu acho que há algumas “fantasias” específicas relacionadas ao jogo em um torneio Hearthstone. Dito de outra forma: o que é divertido sobre os torneios? Eu acho que diferentes jogadores têm coisas diferentes que os atraem. Para mim, por exemplo, uma das coisas que gosto é ir a um local, conhecer meu adversário na vida real e compartilhar uma batalha tensa com ele ou ela. Então, eu gosto de ir conversar com meus parças, para ver o nosso desempenho como um grupo contra a multidão. Nós temos muitas pessoas presentes nos Encontros da Lareira (Fireside Gatherings) todos os meses (e executando torneios), seria bom se pudéssemos melhorar esse processo no cliente***.

Há também um forte desejo de ter a capacidade de competir pela glória contra outros jogadores no conforto da sua casa. O Hearthstone é, por sua natureza, uma experiência 1×1 competitiva, então os Torneios precisarão oferecer algo melhor e além do que já estamos fazendo. Se você quer uma experiência “completa”, onde no final você é coroado como vencedor, Taverna Heroica e Arena realmente te proporcionam parte dessa experiência, embora eles não se encaixam em toda a fantasia que as pessoas estão querendo.

Existem, segundo meu ponto de vista, duas implementações de modo de torneio “óbvias” que tínhamos considerado recentemente.

(1) Bombeie um monte de jogadores para um mata-mata. Aguarde até que todos os jogadores terminem, então comece a próxima rodada. Repita até haver um vencedor. Ponto positivo: Fantasia do torneio clara. Desvantagem: longas esperas entre rodadas. Precisa dedicar um dia inteiro para jogar, mas você pode sair na primeira rodada (compromisso de tempo realmente variável)

(2) Se você está familiarizado com o desenvolvimento da Arena (e, se não estiver, aqui está um vídeo muito antigo sobre isso), é basicamente uma história de nós tentando resolver o problema desde a primeira abordagem um mata-mata de 8 jogadores. O resultado é um evento competitivo e assíncrono. Taverna Heroica é essencialmente a versão de torneios que pode ser feito de forma assíncrona e online.

Agora, acho que 1 só está realmente okay para eventos ao vivo, e já temos 2 e, por algum motivo, não satisfaz aquele comichão de “torneio”. Então, estamos explorando algumas idéias mais loucas. 🙂

Nós lemos tópicos sobre “modo de torneio” aqui e em outros lugares (e em diferentes idiomas) que remontam anos, analisando comentários e tentando obter uma imagem completa do que pensamos que a comunidade (que não é uma única entidade, mas muitos indivíduos com diferentes perspectivas) irá apreciar. Eu sempre gosto de ler e discutir o que as pessoas querem dos torneios no Hearthstone, então continuem, por favor!

Um adendo: quando faço comentários como este, detalhando nossa filosofia e confirmando o que está ou não está em nossos planos, muitas vezes leio respostas como “papo de relações públicas” ou “falou muito e falou nada”. Nós temos a opção de fazer a comunicação apenas sob a forma de anúncios, mas estaríamos comunicando muito menos, e não aqui no reddit. Adoro conversar com a comunidade. Penso que é saudável examinar nossas idéias e receber opinões sobre elas antes de nos comprometermos com qualquer implementação específica. Mas acho que a expectativa precisa ser de que é uma conversa, e estamos explicando onde estamos e nossos pensamentos e não anunciando mudanças específicas. Ansioso para ler seus pensamentos!”

***Cliente aqui se refere ao jogo que fica na sua máquina ou dispositivo.

E é isso aí, moçada, esse foi o papo do Ben Brode sobre a ranqueada e o grande lado de “obsessão” que ela traz, fazendo você ter que jogar e jogar e jogar e jogar se quiser bons resultados e também sobre o que pode vir por aí no modo torneio. Espero que tenham curtido.

Minha opinião sobre o assunto: Taverna Heroica deveria ser um modo de jogo separado, assim como a Arena, com um precinho menor e com recompensas menores, mas, esporadicamente, ter uma Mega Taverna Heroica, que seria a Taverna Heroica como ela é hoje. Esse modo vai dar uma diminuída forte nos pedidos de um modo torneio. Sobre o modo torneio, eles poderiam fazer apenas um gerenciador de torneios, você cadastra o seu torneio, ou procura por um, e daí o Hearthstone gerencia ele para você, praticamente unindo um sistema como a battlefy e o sistema chinês que eu já mostrei aqui. Quem entra em um torneio sabe o tempo que tem disponível e absolutamente nada impede de se você perder na primeira rodada, você entrar em outro torneio.

Vamos aguardar aí, pois o futuro parece promissor!


SuperUaisuperuai

Pai de dois futuros lenda, arranja tempo pra jogar entre uma troca de fralda e hora do papá. Sonha em voltar com os vídeos do canal, mas você pode acompanha-lo pelo Facebook ou pelo Twitter.

  • Jeziel Mello

    Modo torneio sonho com isso todo dia, pq a taverna é muito complexa e esta bem desbalanceada

  • Renata Cassa Leãode Oliveira

    ”Minha opinião sobre o assunto: Taverna Heroica deveria ser um modo de jogo separado, assim como a Arena, com um precinho menor e com recompensas menores” Eu sempre falei isso, esse modo, na minha opinião, não tem nada haver com a dinâmica das Tavernas, principalmente por ser pago. Taverna é diversão, é zuera, é sair da rotina, é RNG, e principalmente é pra aqueles jogadores F2P ou casuais que se aproveitam dela para experimentar cartas que não possuem. Apesar de jogar HS desde Naxx, eu amo Taverninhas <3

  • Celso.jpg

    Sobre a tradução lá no começo, o grind pode ser traduzido algo como esforço. Tipo o esforço sazonal que o pessoal faz pra subir a ladder. E no segundo entendi como todo mundo quer algo diferente do modo torneio e é difícil agradar todos.

  • Igo Ximenes

    Esse nunca brinca em serviço… quebra tudo SuperUai. Se der me add Ximas#1294