HEARTHSTONEGêmeos do Mal + Evoluir

SuperUai 5 de junho de 2017

Vocês já pararam para ver o quão boa é essa jogada? Em números? Olá, você, eu sou SuperUai e vou mostrar as chances de sair algo bom e o que esperar de um Gêmeos do Mal + Evoluir.

Créditos

Primeiramente, vou deixar aqui os créditos para quem fez toda a matemática. Os usuários do reddit, jsbcello e 20Babil, fizeram uma análise do deck que está se tornando cada vez mais popular e que passou por baixo dos radares de todo mundo por muito tempo (eu fiz um artigo sobre uma versão dele sem o Evoluir). Muito obrigado por mostrarem os números, feras! (Links dos artigos deles, respectivamente, aqui e aqui).

O deck

A lista que todos estão utilizando (todos mesmo, até nas Preliminares da Primavera da América os dois Top 8 com o deck estavam COM A MESMA LISTA!) é essa aqui do lado. O link para o deck está aqui. Este artigo não é um guia sobre o deck, mas sim uma análise da jogada mais icônica dele.

Números

Vamos aos números, isso me surpreendeu e acredito que vai fazer com que eu analise cartas muito melhor no futuro. Quando você faz a jogada, você vai ter três lacaios de custo 6, então aqui vão alguns resultados esperados para eles:

Temos, ao todo, 54 lacaios de custo 6 no jogo (54 drop 6, em “Hearthstonês”).

Em média, você terá 5,3 de Ataque e 5,037 de Vida. Como chegaram nese valor? Somaram o Ataque de todos os lacaios de custo 6 e dividiram por 54 e depois fizeram o mesmo para a Vida dos lacaios. Assim, você basicamente vai transformar três lacaios 2/2 em três lacaios 5/5. Então, para essa jogada, o Evoluir, na maioria dos casos, será uma carta que dá +3/+3 para seus lacaios e isso por 1 de mana! O mais próximo que temos disso é a Marca do Lótus que dá +1/+1 ou o Fogos-fátuos dos Deuses Antigos, mas que custa 7 e dá só +2/+2, sinal de que a jogada por si só já é bem fora da curva.

Se você precisa de um Provocar para poder se manter no jogo, você tem 10 lacaios com essa habilidade (incluindo aqui o Hogger), suas chances são de 18,52% por Gêmeo, isso significa que na jogada toda, a chance de conseguir um Provocar é de 46%. O que não é baixo!

Caso você precise de um tirar um dos dois lacaios com Investida (Fogueteira Descuidada e Comandante Argênteo) para achar aquele letal maroto que vai tiltar o teu oponente até a próxima temporada a chance é de 3,7% para cada Gêmeo, na jogada toda a chance é de 10%. Para os três serem lacaios com Investida a chance é de 0,005%, agora você já sabe como aparecer no Trolden!

Bom, os melhores resultados dessa jogada são: Caerne Casco Sangrento, Aya Patanegra, Jubalta da Savana, Ogro Punho de Pedra e Illidan Tempesfúria. A chance de conseguir um deles é de 9,2% por Gêmeo, na jogada é de 25,3%.

Os piores resultados são: Vidente Corrompido, Figurão Chantagista e Tocaieiro do Fosso. A chance de conseguir um deles é de 5,5% por Gêmeo e na jogada é de 15%.

Olha só que bacana, você tem mais chance de tirar os melhores resultados do que os piores, mais uma vez a probabilidade está a favor da jogada.

Análise

Esses números só comprovam o que todos sabiam: Esse combo é muito forte. Três lacaios 5/5 por 6 manas? LÓGICO que é bom! A chance de dar ruim é muito pequena e a chance de dar muito bom é bem maior que a chance de dar ruim. Essa jogada é quase tão boa quanto o Yogg-Saron, Fim da Esperança antes do nerf (lógico que redimensionado o efeito para o custo de mana). Não é a toa que o deck está tão forte que apareceram dois dele no Top 8 das Américas e está no Tier 1 da ViciousSyndicate.

O problema dessa jogada é que é um combo de duas cartas e algumas vezes o Evoluir acaba ficando na sua mão para uma mesa cheia de ficha pequena e totens, o que nos leva a outra análise, o quão bom é o Evoluir nos seus totens?

Custo 1 + Evoluir

Agora a jogada que todos morrem de medo de fazer, principalmente quando estão ganhando. Vale a pena essa jogada? Pode ser feita sem medo? Para quem não entendeu a pergunta, o medo aqui se refere a aparecer um Agoureiro e ferrar toda a sua mesa por conta disso.

No Padrão temos 81 lacaios de custo 2, sendo assim, a chance de você tirar um Agoureiro dessa jogada segue a seguinte fórmula:

1 – (1 – 1/81)n; onde n é o número de lacaios de custo 1 na mesa. Para facilitar, segue uma tabelinha legal com as chances já calculadas.

Lacaios

1

2

3

4

5

6

7

Agoureiro(%)

1,23

2,45

3,66

4,85

6,02

7,18

8,33

Se você tem uma mesa cheia a chance de dar ruim é de 8,33%, o que é aceitável e é suficiente para ir para o Trolden também.

O que o pessoal não se liga quando faz essa jogada é que o Piromante Selvagem ativa após o Feitiço ser resolvido, então se aparecer um Piromante, ele VAI ATIVAR.

Você também pode tentar fazer essa jogada defensivamente, procurando por um Provocar ou Cura. Especificamente para Provocar, a chance de ter um lacaio assim segue a fórmula: 1 – (1 – 7/81)n; onde n é a quantidade de lacaio de custo 1 na mesa. Para lacaios com Cura (Fonte de Luz, Ferreira de Armaduras e Garçom Gente Boa) a chance é bem menor e segue a fórmula: 1 – (1 – 3/81)n; onde n é a quantidade de lacaio de custo 1 na mesa. Já sei… querem tabela outra vez, né? Tá, toma aí. Na sequência, chance de aparecer Provocar e chance de aparecer Cura.

Lacaios

1

2

3

4

5

6

7

Provocar(%)

8,64

16,54

23,75

30,34

36,36

41,86

46,88

Cura(%)

3,7

7,27

10,7

14,01

17,2

20,26

23,22

A média de Ataque e Defesa dos lacaios de custo 1 (incluindo aqui os totens de Xamã) é de 1,27 e 1,47, ou seja, em geral são 1/1. A média para lacaios de custo 2 é de 1,89 para o Ataque e 2,44 para defesa. Nesse caso, o Evoluir vai ser a mesma coisa que uma Marca do Lótus.

Analisando os números, é possível concluir que não vale muito a pena correr o risco de aparecer algo que ferre o seu jogo para ganhar +1/+1 em uma ou duas cartas, então a minha sugestão é que se você vai jogar um Evoluir no seu Gêmeos do Mal, jogue os seus lacaios de custo 1 ou use o Poder Heroico DEPOIS de fazer a jogada.

Gêmeos do Mal + Evoluir + Evoluir

E essa jogada louca? Vale a pena? Caramba, três custo 7 por 7 manas é absurdo, não é? Vamos aos números.

Para começar, o Ataque e Defesa médios são: 5,58 e 6,09. Então o segundo Evoluir vai ser só +0/+1 em média.

Vamos ver se muda algo em relação a achar algo com Provocar. No custo 7, nós temos 5 Provocar de um total de 31 lacaios. A chance de pegar pelo menos um lacaio com Provocar é de 41%. Não melhora muito. Se você precisa muito de um Provocar, a chance de conseguir um no primeiro ou segundo Evoluir é de 77%.

Não existem lacaios com Investida de custo 7.

Os melhores lacaios para se tirar são: Campeão de Ventobravo, Rei Moso do Pântano, Rastejante do Brejo, Arquimago Antônidas e Vigilante da Tempestade. A chance de tirar pelo menos um deles é de 41%.

Há somente dois resultados ruins, são eles: Sentinela de Pedra e Anaconda Gigante. A chance de pelo menos um desses aparecer é de 18%.

Meu veredito final é de que realmente não vale a pena fazer essa jogada. Guarde o segundo Evoluir para o segundo Gêmeos do Mal ou para deixar a mesa mais forte mais tarde, mas fazer essa jogada não parece agregar valor algum à sua mesa.

Finalizando

Espero que com esse artigo, vocês tenham uma ideia melhor do que acontece nessa jogada e possam planejar melhor para jogar tanto com o deck quanto contra ele.

Essa análise foi bem legal de fazer! Estou preparando uma outra análise que pode surpreender muita gente! ELE VOLTARÁ!!!

E vocês, meus queridos feras leitores, o que acharam desse tipo de artigo? Possuem alguma outra sugestão de análise? Concordam com o que está escrito? Errei algum número? Deixem aí tudo que vocês querem nos comentários e tentaremos atender na medida do possível!


SuperUaisuperuai

Pai de dois futuros lenda, arranja tempo pra jogar entre uma troca de fralda e hora do papá. Sonha em voltar com os vídeos do canal, mas você pode acompanha-lo pelo Facebook ou pelo Twitter.

  • Jordan Vinicius Guimarães

    A análise ficou show de bola, parabens por compartilhar

  • Bruno Leonardo

    Eu não sou muito adepto de listas, eu uso uma versão mais focado no elemental, mantendo o setup basico jade igual aí, e não uso este deck aí mostrado com piratas e tal, aí excluo o bicho das profundezas, e coloco dois sentielas de pedra no deck, assim uso o evolve nele, obtendo um bicho de custo 8 e dois de 4 como opção pra não ficar esperando uma eternidade só pelos gemeos, e pra mim tem funcionado muito bem.
    Mas o combo realmente é muito bom e a analise é ótima, sempre quis saber destes numeros, existe os números do evolve no sentinela ??

    • Alan Moura

      Tenta usar as fórmulas de probabilidade o_O Se eu fosse bom em probabilidade poderia te ajudar, mas sou péssimo, só sei que pra tudo existe fórmulas.

      • Alan Moura

        Na verdade eu tô é com preguiça de calcular, nem uso esse deck XD só fiquei curioso para ver o artigo.

  • Juninho Dancer

    O rastejante está errado, é o do Brejo (7) e não o do pântano (5), mas fora isso, show de bola essa análise!

    • Luiz Miguel

      Corrigido, obrigado Juninho!

      • Juninho Dancer

        É nóis!

  • Juninho Dancer

    Uma jogada maneira mas pouco usada, é evoluir um Tocaieiro depois dele destruir um lacaio inimigo.
    Você destroi um lacaio inimigo e ganha um lacaio de custo 7 sem devolver o lacaio inimigo pra mesa.

  • Mauro Edr

    Análise incrível, vou dar uma chance para o deck.. Ate pq n to tendo bons resultados com o token, como no mês passado q me levou do 4 ao legend xD

  • Igo Ximenes

    SuperUai arrebentando mais uma vez.

  • Pedro Kindermann

    Eu fiz uma versão dele na epoca do gagues, mas era absolutamente fun.

  • Guilherme

    O que fazer pra não desanimar? Comecei a jogar nao tem 1 mes e tanto no casual qto na ladder só encontro cara com deck fechadinho enquanto eu fico com minha “colcha de retalhos”, não consigo nem os 10 de gold direito por vitoria pra tentar comprar um pacote :/.. abraço a todos!

    • http://www.proplastmg.net Lee Oliveira

      Calma Guilherme no início é assim pra todo mundo mas rapidinho vc vai ter todas as cartas que precisa! Se quiser uma amiga pra jogar chama lá Lee#12385

      • Guilherme

        ainda bem q nao sou só eu kkkk Brigadao Lee!!

        • Issei Baddas Mode

          kkkkk

    • Issei Baddas Mode

      Dicas para juntar dinheiro : Se a missão for de 40 de gold troque, se ainda continuar de 40 de gold espere o dia seguinte para trocar denovo pq no dia seguinte pode vir uma de 60 direto e tu gasta a trocas na de 40, outra dica é fazer todos objetivos secretos do jogo e por ultimo tu tem que treinar na arena, no começo não vai conseguir muitas vitorias mas depois vai melhorando, o truque é saber os melhores picks e saber quais as melhores classes(estuda aqui no marduk ja vai ajudar o suficiente para tu pegar umas 3 vitorias que é o custo)

      • Guilherme

        vlw pela dica !!! Vou dar uma olhada na arena, mas la eh dificil em kkk

    • Jean Guedes

      Não desanime Guilherme. No começo o jogo é bem difícil, mas logo você consegue pegar as cartas e o jeito. Primeiro tente pegar nível 20 com todas as classes assim abre um pouco o seu leque de cartas. Depois troque as quest de 40 gold pelas de 50/60/80 e pacote. Aproveite as Pré-vendas sempre é um bom ponta pé para as novas expansões. Tenta achar listas de Budget/Cheap decks, normalmente rodam bem e são uma boa opção para quem tá começando. Precisando de ajuda só adicionar na BattleNet JeanGuedes#1902.

      • Guilherme

        Desculpe a ignoracia… o que seria Budget/Cheap decks? Abraço e vou add sim!!

        • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

          Decks baratos, decks com poucas cartas épicas e nenhuma lendária, geralmente.

    • R3 BRUJAH

      Cara te entendo, no começo tives os mesmos problemas, estou jogando a pouco mais de 6 meses, e ate os 4 primeiros meses, foi muito tenso, mas ai comecei a pesquisar sobre o jogo, a assistir campenatos, seguir os principais games do pais, e aprendi muito com isso, alias ainda aprendo…
      Tinha muita as mesmas dificuldades que vc falou, completar missões diarias e juntar 3 vitorias para ter gold para compra pacotes, tenta subir o Rank para garantir pelo memos o verso de card e se torna competivivo… Ai desencanei de algumas coisas, passei a focar em jogar com todas a classes, aprender oq cada um tem de bom, não procurei mais arena e nem ranqueada ate ter todas as classes nivel 20 e suas cartas, passei a fazer a troca das missões daria, tanto para ter mais valor, quanto escolher as que eram simples de completar para mim… E pesquisar muito, ler e assistir partidas… E tudo isso deu certo, esta dando certo, eu nunca tinha passado do Rank 20, esse era meu maximo, não conseguia muito gold, e agora nos ultimos 2 meses tive uma grande evolução, passei a por metas para cada mes, se consegui Rank 20, mes q vem quero pelo mesmo o 18 e assim vai, no ultimo mes consegui o Rank 15, onde ja não se pode descer mais, isso é muito bom!! E nesse mes consegui chega no Rank 15 no segundo dia do mes, tenho o resto do mes para tenta Rank 10! Missões, todos os dias troco, e completo, consigo uma media de abir 6 a 9 pacostes por semana, isso mostra que a taxa de vitorias melhorou muito! E outra dica, quando aparecer as aventurar, compre!!! Todas!!! Infelismente quando comecei a joga não valia mas a pena compra a liga dos exploradoes e a montanha, pos rodo, porem fiz toda a torre de karazhan, a cada semana uma ala só com gold das missões. Então não desanime, experimente todos os decks e tente monta pelo menos uns 3 decks para o momento, antes do ano do Manute eu tinha um deck de mago, paldino e sacerdote que conseguia subir no Rank, porem com a entrada do Mamute esses meus decks ficaram fraco devido muitas cartas fundamentais que foram para o modo livre, tive vontade de parar de jogar pq tudo q eu fazia não era suviciente para vencer… Mas ai veio a luz, meus decks q eram mais fracos se toraram meus melhores, esses mesmo eram classes q eu não gostava de usar, caçador e ladino, consegui montar decks baratos e bons! Entao é isso! Boa sorte e qualquer coisa add no BatlleNet: TiagoBrujah13

      • Guilherme (Onerom#11594)

        Poxa cara vlw pelo textão!!! Ja me animei mais com as msg hehe, vou seguir a dica e comprar a expansão atual de karazhan, ja ajuda bem!! Hj em dia o unico deck que tenho q da pra jogar no ranked é de sacerdote, os outros nem tem cartas direito, estão td level 10… vou chegar no nivel 20 mesmo com cada uma!! Mais uma dúvida, não é td vez q passa de level que ganha carta basica né? Abraço!!!

        • R3 BRUJAH

          De nada parceiro!!! Então, não é sempre q sobe Level q ganha cartas não e tbm só ganha ate certo ponto, tipo vai ter level q vc vai ganha cartas douradas q vc já tem, pena q não da para desencantar elas… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          Mas é isso mano, deixa todas as classes no Nível 20 q vai ficar um pouco mais fácil. Qualquer coisa é só chama, todo dia to on!
          Abraxxx

    • Djim

      2 decks iniciais bons para quem está começando é o deck de caçador midrange, tem apenas 2 épicas (bando de ratos) que podem ser substituídas por 2 lobos infestados e este deck de Evoluir do Xamã aqui substituindo as 2 raras por outras cartas de acordo com sua preferência e com os decks q vc está enfrentando. Claro eles vão perder força mas ainda sim serão bem competitivos. Tb é possível fazer uma versão do deck agro de Druída sem o remendo (pirata lendário) mas esse é indispensável o uso de 2 mana vivo (épicas). A primeira lendária que eu indico craftar é justamente o remendo. Parece uma carta fraca pq é 1/1 mas talvez seja a carta que mais joga em diferentes decks e que tem mais estratégias dentro da composição de cada deck. Bom jogo.

  • Raphael Martins de Souza

    olá, eu jogo já faz um tempo e sempre achei sem graça só jogar ranqueada ou casual, onde não podemos conversar com o oponente e estamos presos a poucas expressões, amo tavernas, e gostaria de achar pessoas para jogarem comigo no jogo seja padrão, livre ou taverna, minha tag é biologo#1101 me adcionem lá quem quiser jogar hearthstone ou overwatch

  • fabituz27

    Se assim é bom só imagina então no livre Freguês Carrancudo + Vulcão + Evoluir é de sair lágrima do olho de tanta felicidade

  • Favaros

    Não entendi pq a sylvanna não está entre o melhor drop 6, o evoluir eh restrito as cartas do padrão? pq tem rng q puxa carta do livre (ou estou muito louco)

    • Alan Bourscheidt

      Todos os RNG no modo padrão,trazem somente cartas do modo padrão.

    • Issei Baddas Mode

      você está muito louco

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      Você não está louco, só está com 1 ano de atraso. Realmente, alguns RNG puxavam cartas que eram do Modo Livre, como o Cavaleiro Murloc que conseguia gerar um Velho Olho-turvo ou o Cuidador de Carneiros podia gerar um Papagaio do Capitão também, mas isso foi somente por uns 2 meses depois de Sussurro dos Deuses Antigos, depois disso tudo voltou a fazer sentido, coisas do Padrão geram do Padrão e somente do Padrão, a menos que expressamente dito em outra carta.

  • Carlos Fleury

    Parabéns pela matéria. Uma dúvida: evoluir considera o custo original ou situacional da carta? Tipo, se eu desci uma criatura das profundezas custando 0, ele vai me dar um lacaio de custo 1 ou de custo 7 quando usar evoluir?

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      O custo real. Então se você Evoluir a Criatura das Profundezas, vai ganhar um lacaio de custo 7. Se Evoluir um Gigante Derretido estando com 3 de vida, teria um lacaio de custo 26 se existisse, mas como não existe, ele não é afetado.