HEARTHSTONELista de Quinta – 5 Cartas não lançadas em Naxxramas

SuperUai 15 de junho de 2017

Ah, muleke! SuperUai na área e se derrubar é pênalti!!!

Olá, jovens feras e feras masters! Tudo bem com vocês? Desculpa mesmo pela falta da semana passada, mas tô numa correria braba! Estou supervisionando a implantação de um sistema mega crítico no trabalho e chego em casa que nem lacaio atingido por Bruma Corruptora. Daí semana passada não rolou mesmo, mas essa semana eu não queria deixar vocês na mão, por isso evoquei o Poder de Ragnaros e aqui estamos!

A lista de hoje é para mostrar como eram algumas cartas de Naxxramas antes da fama, ou melhor, antes de serem lançados. São os conceitos iniciais de cada carta e um pouco da minha visão do porque da mudança. “Da onde você tirou essas ideias, SuperUai?”, você, leitor fera, me pergunta. Eu respondo: Desse tuíte aqui do próprio Ben Brode:

“Legal, mas de onde você tirou essas imagens?”, você curioso pergunta. Eu tirei desse álbum fera no imgur que o redditor /u/cronedog disponibilizou pra galera.

Sanadas as dúvidas? Vamos começar a lista então!

Menções Honrosas

Corcel Medonho – Brode já falou várias vezes que inicialmente esse lacaio seria uma Fera e Neutro, mas por conta da Capitã do Brado Guerreiro na época, ela teve que ser “nerfada” para ser somente de Bruxo.

Corvo Encantado – A versão dele em Naxxramas era para ser uma carta de Caçador chamada Plaguebat (Morcego Pestilento). Imagina só isso na época de ouro do Caçador Face?

Sr. Bigglesworth – O gatinho do Kel'Thuzad era para ser uma carta 0/1 com Investida de custo 0. E aí, consegue imaginar um combo OTK com essa figura? Deixa nos comentários!

5 – Instrutor Razúvio – No início do seu turno, evoque um Aspirante 2/2 com Provocar para o seu oponente.

Ele ia ser o primeiro 8/8 por 5 manas, mas não foi. Pra quem ficou curioso, o primeiro 5 8/8 que vimos foi o Aníquilus.

Parece ser bastante interessante a carta e acredito que jogaria muito sim, mesmo com essa desvantagem, pois ela poderia ser facilmente contornada com uma arma ou algum lacaio meia boca com investida. 8/8 por 5 é quase sempre bom! Para quem não entendeu o motivo dele dar um lacaio com Provocar de graça para o oponente, essa é uma referência ao encontro de WOW. No WOW, o Instrutor Razúvio é um cara tão forte, mas tão forte, que somente alguém que aprendeu com ele consegue aguentar os seus poderes (ou alguém num nível absurdamente acima, o que não existia na época). Assim que a batalha começa, ele chama dois discípulos dele para atacar o seu grupo (quatro se for no modo Heroico), então você usa Cristais de Controle Mental (que estão convenientemente colocados próximo ao local da batalha) para controlar pelo menos um deles, o que deixará o Razúvio tão puto que ele acaba atacando diretamente o discípulo dele, ignorando o seu grupo e daí você fica livre pra descer a lenha nele.

O pessoal deve ter mudado porque eles deixaram as lendárias da expansão reservadas para os chefões das alas e como o chefão do Distrito Militar é o Barão Rivendare, acabou que o Instrutor foi cortado. No fim das contas, ele acabou virando uma carta, mas só podemos jogar nas (balanceadas) Tavernas do Kel’Thuzad vs Rafaam (e é muito ruim).

4 – Vulto de Naxxramas – Furtividade. No início do seu turno, receba +1/+1.

vulto de naxxramasUma carta que recebeu um buff violento desde a mesa de concepção até a sua implantação no jogo! Olha só que versão inicial horrível! Cara, é MUITO ruim. 4 manas por uma 1/1 que só vai ficar útil daqui uns 4 turnos? Aqui não, queridinha!

Como alguns de vocês deve saber, a versão final ficou MUITO melhor e jogou MUITO no Druida Combo, maaaaaano e como essa carta era absurda no Druida Combo! Você fazia ela no Turno 3, que era um turno vazio para o Druida e só ia atacar com ela lá para o Turno 7 ou 8, quando ela já estava 6/6 e pronto para deixar o seu oponente no alcance do combo Rugido Selvagem + Força da Natureza (que tinha Investida na época).

Acredito que a mudança deve ter ocorrido porque durante os testes essa carta simplesmente não devia funcionar e um dos objetivos dos desenvolvedores é que a maioria das cartas criadas veja jogo de alguma forma, então veio o buff que deixou a carta bem legal, não chegou a ser quebrada (só via jogo no Druida Combo mesmo), mas também não era um lixo total.

3 – Repugnaz – Não se pode ganhar vida.

Como uma das “piores ideias” se torna uma das melhores cartas do jogo.

A versão original é horrível, mas se baseia na primeira habilidade do Repugnaz no WOW, onde a cada 20 segundos, ele faz com que nenhuma magia de cura funcione por 17 segundos. Essa habilidade no Hearthstone é horrível e não serviria para absolutamente nada, exceto enterrar de vez a classe Sacerdote, se por alguma anomalia todo resolvessem jogar com o Repugnaz horrível no deck. Esse deve ter sido o primeiro motivo para essa versão ter sido jogada fora.

Lógico, isso é válido se você levar em conta o meta de Naxxramas. Como bem sabemos, um ano e meio mais tarde apareceria o grande nemesis dos decks Aggro, o Fred Krueger dos Piratas: Reno Jackson. Ele seria um excelente counter para o Reno, imagina só, você de Guerreiro Pirata, deixa o oponente com 1 de vida no turno 6, mas antes de passar o turno, você joga um Repugnaz que impede o Reno de funcionar! BWAHAHAHAHAHA! Seria uma das piores vigarices!

A versão que conhecemos e amamos é uma pequena reinterpretação dessa habilidade. Segundo o próprio Ben Brode, no Hearthstone o Repugnaz não discrimina os tipos de Feitiços, de cura ou não, ele vai querer previnir qualquer tipo de Feitiço!

Olha aí, pessoal, sempre que você para de discriminar alguma coisa, você fica mais forte. Imagina só se o Caranguejo Faminto para de discriminar Raça, olha só como essa discriminação está travando o verdadeiro potencial dele!

2 – Sapphiron – Grito de Guerra: Cause 3 de dano a um lacaio e aos lacaios próximos a ele, depois congele-os.

Por 9 manas eu dou uma “mini”-Nevasca e ainda coloco um DRAGÃO 8/8 na mesa? EU QUERO 3 NO MEU DECK!!! Tá loco! Essa carta é pra lá de quebrada, absurdamente forte! Porque ela foi largada de mão? Bom, primeiro que a carta é quebrada e segundo que ele não é o chefão final da ala Covil da Serpe Gélida, então foi deixado de lado, mas você pode encontrá-lo na Taverna de vez em quando, no deck do Kel’Thuzad em uma versão BEEEEEEEM mais balanceada e até que não é de todo ruim, se pá até jogaria se fosse uma carta lançada.

Só um pouquinho da história do Sapphiron. Ele era um grande dragão azul e seguidor do Malygos, ele viva em Nortúndria próximo a um grande cemitério de dragões, onde ele meditava e conversava com os espíritos dos dragões. Eis que chegou o primeiro Lich Rei, Ner’Zhul, e ferrou com o cemitério, mas Sapphiron e sua ninhada se mantiveram fortes e continuaram vivendo nas proximidades. Até que, o jovem Rei de Lordaeron, Arthas, chega em Nortúndria para poder servir ao seu Rei Morto-vivo, mas no caminho ele resolve pegar os tesouros de Sapphiron. O diálogo entre esses dois é impossível descrever com alguma palavra menor do que épico! Quem jogou Warcraft III: The Frozen Throne, com certeza sente um frio na espinha ao ler o dialógo, que eu reproduzirei aqui:

Sapphiron: Você ousa entrar no meu lar? Eu sou Sapphiron, servo ancião de Malygos, o Tecedor-da-Magia! Expliquem-se!

Arthas: Desculpe-me, não tenho tempo para conversinhas, grande serpe. Nós viemos assassiná-lo e roubar quaisquer artefatos que você colecionou através dos séculos

Sapphiron: Honestidade… Que agradável. Ninguém pode desafiar Sapphiron e viver!

Lógico, sabemos que fica vivo, ou melhor, quem fica existindo no plano dos vivos, já que a essa altura o Arthas já estava mais pra lá do que pra cá. Enfim, depois do combate, o Arthas está tão revoltado com o Sapphiron que ele acaba por fazer o maior insulto possível para o orgulhoso dragão: revivê-lo como um de seus servos. Eis que Sapphiron ressurge como uma Serpe Gélida, ou melhor, como a Serpe Gélida mais forte do exército do Lich Rei.

Sim, ele está em segundo lugar só por causa da história dele.

1 – Estilhaçar – Destrua todos os lacaios Congelados.

A carta “favorita” do Ben Brode. Não é oficial, mas deve ser a favorita dele, pois sempre que ele pode, ele fala dela. A versão atual é realmente horrível, mas essa belezinha aí em Naxxramas seria absurdamente forte!

O Mago Congelante seria muito mais forte do que ele já foi algum dia. Desde sempre tínhamos o combo Nova Congelante + Agoureiro como o melhor método de limpar a mesa, mas tinha uma falha terrível nesse plano, se o Agoureiro morrer, já era a limpeza de mesa. Com o Estilhaçar original, você limpa a mesa sem se preocupar com a jogada do oponente. E foi justamente isso que deve ter ligado o alarme dos desenvolvedores e eles acharam que essa jogada seria forte demais e um grande problema para se arrumar depois.

O Estilhaçar de hoje tem chances de ver jogo, mas será preciso dar uma forçada maior nos efeitos de Congelar, talvez se o Sapphiron das Tavernas fosse lançado como um carta, o Estilhaçar poderia ver mais jogo. Aliás, o Firebat fez, recentemente, um deck de Mago Elemental Estilhaçar e até que foi melhor do que o esperado.

 

Finalizando

MUITO MASSA essa iniciativa do Ben Brode de liberar antigas ideias para a comunidade ver o que poderia ter saído! Eu curti muito e tomara que não fiquem só em Naxxramas! Esse ano, o Time 5 está dando um verdadeiro show de interação com os jogadores e isso está muito bom mesmo!

Espero que tenham curtido as versões antigas e tenham curtido um tanto mais esse artigo, pois foi um dos mais suados para se fazer (apesar do tema ter sido relativamente simples). Sério, estou muito cansado e estressado ultimamente! Nuss!

Queridos, agora a bola é de vocês! Deixem aí nos comentários o que acharam do post, o que acharam das cartas e das outras cartas, deixem sugestões de temas, falem o que pensam, o espaço está aberto para vocês sem nenhuma censura!


SuperUaisuperuai

Pai de dois futuros lenda, arranja tempo pra jogar entre uma troca de fralda e hora do papá. Sonha em voltar com os vídeos do canal, mas você pode acompanha-lo pelo Facebook ou pelo Twitter.

  • Juan Carlos Gentili

    Achei a Shatter de boa até, vc precisaria no minimo de 7 de manas e 2 cartas para limpar o board inimigo, tem combos que fazem isso por bem menos, pyro+ igualde, carta de bruxo de limpa tudo por 8 de mana etc… porem realmente no freezemage poderia ser op demais

  • Varrows

    amei o artigo. Uai Deus

  • Gabriel Pessatti

    Ótimo artigo!

  • Pedro Felix Mattos

    Combo Bigglesworth, só possivel atualmente: Bigglesworth + 2*elemental radiante + 2*palavra de poder: tentaculos + 2*plavra de poder: escudo + 2*espirito divino + fogo interior:

    Dano: (1+6+6+2+2)*4 = 17*4 = 68 (pro overkill)
    Mana: 0+2+2+3+3+0+0+0+0+0 = 10 mana. usando “só” 10 cartas.

  • JV Mamede

    Que artigo bacana, muito legal.

  • Leonardo Rabelo Luttembarck

    Gente, o que houve com o “de olho no meta” que o último foi há um mês atrás?

    • Issei Baddas Mode

      tbm quero saber

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      Opa! Então, o Daniel que escrevia o DONM para o site, teve que sair por motivos pessoais. Já estamos correndo atrás de quem tenha conhecimento do jogo e que possa escrever, mas como já dissemos várias vezes, todos nós trabalhamos aqui como voluntários e muitos acabam não aceitando escrever porque não tem tempo disponível, pois estudam e/ou trabalham. O Abaporu tentou voltar com o DONM, mas daí a faculdade apertou e ele teve que parar também.

      Infelizmente é a nossa realidade. Se você conhecer alguém que manje do jogo e que tope ser VOLUNTÁRIO, por favor indique! Ou melhor, peça para escrever para um DONM básico para equipemktv@gmail.com.

  • Tiago Silva

    Só eu tenho a impressão de que o site tá quase morto ? Será que o Marduk tá vivo ?

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      O site está vivo, o problema, como eu disse lá em cima desse post, é a vida real dos membros do site. Muitos tiveram que parar para colocar o emprego e/ou estudos em dia e é impossível competir com isso. Eu fiz esse artigo na última hora possível, pois estou ferrado aqui no trabalho…

      • Tiago Silva

        Obrigado por responder. Verdade, realmente conciliar as obrigações do dia a dia com o que gosta é difícil.
        Que vocês consigam isso e sempre que puder, continuem fazendo esses artigos super bem feitos de que tanto gostamos. Força pra vocês!!!

        • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

          Ah, sim! Quanto ao Marduk: Nosso querido chefe também foi afetado pela fome do mundo corporativo e o atual trampo dele (ultra mega chefe gerente da IGN) consome muito dele, por isso está sem conseguir fazer stream, narrar ou escrever artigos. Algumas vezes nos perguntamos se ele dorme.

  • Tiago Silva

    SuperUai com suas matérias top como sempre!!!