HEARTHSTONELoot box e como afetam o Hearthstone

SuperUai 3 de dezembro de 2017

Polêmicas! Chega mais aqui para entender esse problema todo envolvendo Loot Box!

Eu realmente tentei ficar um pouco longe de falar sobre isso, pois é algo que tem muitas implicações legais e algumas vezes pode parecer que o site está tomando uma posição política e isso é a última coisa que a MKTV quer fazer: mexer com política. Porém, não dá mais para evitar esse assunto, pois ele tomou um tamanho gigante e pode acabar afetando o nosso joguinho querido. Sem mais delongas, vamos lá para as Loot Boxes!

O que são Loot Box?

São itens vendidos em um jogo onde o conteúdo é gerado aleatoriamente. Por exemplo: O pacote de cartas do Hearthstone. Muitos jogos possuem isso, o Overwatch tem, DotA tem, CS:GO tem, PUBG tem e, mais recentemente e o principal ponto de explosão de tudo, Star Wars Battlefront II tem.

O principal do Loot Box é que ele te dá itens aleatoriamente, você compra uma coisa que não sabe o que vai ter lá dentro, sabe no máximo as probabilidades de alguns itens aparecerem.

Muito jogos usam o Loot Box como uma forma do jogador avançar mais rápido em troca de dinheiro, alguns deixam escancaradamente que se você não comprar Loot Box, você não tem chance no jogo, como é o caso de Clash Royale e Need for Speed: Payback. Tudo isso era okay e aceito pela comunidade gamer, o P2W é visto com mals olhos, mas enquanto você puder jogar o seu joguinho sem pagar nada e se divertir com isso, então tranquilo.

O problema é que acabaram pegando a franquia errada na hora errada. A Eletronic Arts (EA), famosa por seus jogos lotados de microtransações (mtx), decidiu pegar o Star Wars Battlefront II e deixá-lo praticamente P2W. Aí que deu todo o problema do mundo. Vamos aos fatores:

1 – O jogo já havia sido lançado em Beta, onde muitas pessoas haviam pago pelo jogo antes de saber que seria cheio de mtx e o P2W seria tão absurdo.

2 – Os personagens mais queridos da franquia (Luke Skywalker e Darth Vader) eram abertos aos jogadores antes do lançamento, depois do lançamento ou você pagava US$39,99 ou gastava umas 40 horas de jogo para pegar UM deles.

3 – O lançamento do novo filme da franquia está próximo. Os fãs já estão mega ansiosos para ver o filme (EU!!!!) e quando tentaram relaxar no jogo cortando e enforcando a escória rebelde como Darth Vader e PAM: Darth Vader agora é um item à venda no jogo. Você agora deve comprar o Anakin Skywalker como se ele ainda estivesse em Tattooine (REFERÊNCIAS!!!).

4 – O jogo é P2W e esfrega na sua cara o tempo todo que existem pessoas “melhores” que você com itens que deixam o jogo dela melhor. Ao morrer, é mostrado para o jogador o equipamento do algoz e dá para ver que ele comprou aquele item maroto na loja e agora está causando 20 a mais de dano.

Com tudo isso, o ódio da comunidade cresceu e começaram a bater mais na EA no reddit, contra tudo, desde contra o excesso da dependência de Loot Box no jogo até ao quesito de ser impossível ter todo o jogo de verdade. A equipe de mídia social da EA entrou logo em cena e tentou justificar o injustificável, dizendo que aquilo foi feito para dar um ar de realização para o jogador. O resultado foi o post com o maior número de voto negativo na história do reddit (passa de 675.000 votos negativos e o segundo lugar tem pouco mais de 24.000).

Depois disso, a comunidade ficou mais antenada quanto ao problema do Loot Box e da tendência ao vício inerente na natureza humana.

Repercussão na lei

A China foi pioneira nesse sistema. Por lá, todas as empresas são obrigadas a deixar claro para os jogadores as probabilidades reais da Loot Box, por isso que hoje sabemos as probabilidades do Hearthstone (AQUI). Outra coisa que a China fez foi declarar que vender Loot Box é uma maneira de jogo de azar e por isso o jogo tem que ter classificação 18+.

Depois do caso da EA, a Bélgica já se pronunciou e disse que vai considerar Loot Box como jogo de azar e fazer os jogos terem classificação 18+ e a França está pegando o mesmo bonde. Os estados norte-americanos Havaí e Victoria também estão classificando jogos com Loot Box como jogos de azar e fazendo eles ficarem com classificação de 18+. (Caso do Havaí, caso da Victoria). O Representante do Estado Democrático do Havaí, Chris Lee chegou a dizer com todas as palavras em uma conferência com a imprensa: “Este é um jogo de cassino temático de Star Wars. É uma armadilha.” (fonte).

Loot Box no Hearthstone

Os nossos pacotinhos de cada expansão são considerados Loot Box e a venda deles causaria o Hearthstone ser classificado como 18+ na China. Veja bem: causaria, se não fosse por um pequeno furo na lei.

Na China, você não pode comprar um pacote de Hearthstone, você compra Pó Arcano. 1 Pó Arcano custa o equivalente a 1 pacote, então você compra o Pó Arcano e ganha de brinde um pacote de cartas! Desse modo, você não está gastando o seu dinheiro com um item aleatório, você está comprando Pó Arcano, algo certo de que você vai receber, o brinde não entra na conta.

Se as leis contra Loot Box não forem feitas direitinho, nós veremos vários casos parecidos com o descrito acima. Se a lei começar a ser muito mais restritiva, pode ser que vários outros jogos tomem tiro de bala perdida e dance sem nem ter feito algo errado.

Outro problema é que o Hearthstone pode ser taxado como um jogo para maiores de 18 anos, teoricamente, num chute rústico, de 30% a 40% da base de jogadores teria que parar de jogar (lógico que na prática se esse número chegar a 5% já pode ser considerado sucesso). E não teríamos uns fenômenos como o MTG Kid na Dreamhack de Setembro jogando o Top 16, ou o nosso querido Molegel (Facebook) jogando por uma vaga no mundial em 2014.

Fim de uma era?

Com toda essa polêmica da venda de itens dentro dos jogos, uma empresa indie está iniciando um novo movimento: fim das microtransações. A empresa Playsaurus anunciou que a continuação do seu maior sucesso (Clicker Heroes 2) não terá microtransações, mas também não será F2P como o seu antecessor. A empresa alega (LINK) que por razões éticas, não pode ficar aceitando dinheiro ou explorar uma pessoa pelo seu vício. Estudos indicam que 10% das pessoas possuem tendência a um vício e por isso a Playsaurus vai remover todo o tipo de mtx do seu jogo mais novo. Eles preferem que você pague só uma vez para poder jogar o jogo completo e basear o seu desempenho no jogo em habilidade e dedicação.

Algumas empresas apontaram para a mesma direção que a Playsaurus, mas ainda não tomaram o mesmo rumo, provavelmente estão esperando para ver no que vai dar.

O problema do balanceamento

Loot box é algo complicado para o balanceamento de um jogo. Como a Playsaurus aponta, não tem como você ficar arrumando as coisas que estão quebradas se você tem pessoas gastando dinheiro para tirar vantagem do que está quebrado. Você perde o “dinheiro fácil” e também deixa o seu jogo em descrédito, pois quem pagou acha que tem que ter mais vantagem e pronto.

Ficar balanceando o jogo sem parar, é nocivo para a imagem do jogo, pode parecer que ele é moderninho e quer deixar tudo o mais balanceado possível, mas a real mensagem que passa é que a equipe não sabe o que faz e fica arrumando o tempo todo para limpar as suas lambanças. A longo prazo, pessoas não investirão mais nesse jogo, porque não sabe o que vai acontecer semana que vem.

Pensa assim, você faz um deck de Caçador e descobre uma tremenda vantagem que ninguém tinha percebido antes, vem a Blizzard e nerfa no final de semana. Daí você vai lá e pega outro deck com Guerreiro e descobre algo muito forte! A Blizzard vem e nerfa no fim de semana. Qual é a sua reação? “Ah, vou fazer mais um deck forte!”? Não, lógico que não! Você vai estar muito p da vida com a empresa por ter tirado uma vantagem que você enxergou na frente e se você tivesse gastado dinheiro para ter esses decks? E se pro deck 1 você precisasse de uma lendária X, mas daí nerfam uma outra carta que não lendária? Você perdeu muito pó nessa brincadeira.

Finalizando

Eu não sou contra Loot Box, eu acho que se você quer gastar 50 mil num jogo, vai lá e gasta o dinheiro é seu. Se você tem problema, então vai se tratar, mas a escolha é sua. Porém, eu sou contra o abuso de Loot Box, que foi o caso da EA, deixando os jogadores que não querem mais gastar dinheiro no jogo reféns de quem gastou.

Antes de jogar Hearthstone, eu jogava Magic e detestava ter que comprar uma carta de US$20,00 para poder competir, então eu acho muito suave pagar 1600 de Pó Arcano em uma lendária (na verdade eu acho que deveria custar 800, mas deixa pra outro dia isso). O Hearthstone vende pacotes que te ajudam a acelerar a sua coleção, não vem “habilidade” junto com o pacote, precisa de dedicação. Por isso, considero que o modelo do Hearthstone é saudável.

E vocês, feras? Você pagaria R$150,00 no Hearthstone para ter um jogo sem nenhuma venda de pacote? O que acham dessa morte do F2P aliada à morte das microtransações? Deixem sua opinião aí!!!


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SuperUaisuperuai

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  • Jeziel Mello

    Se for 150 por expanção não compensaria
    Acho que 1200 de pó por lendaria é suficiente

  • Allan Cassio

    800 por lendária assim como 400 por épica. Tá excelente.

  • ernesto

    Ótimo artigo, só quem sabe como é jogar TCG como magic, vanguard e yugi-oh sabe como é caro manter um deck meta atualizado, hearthstone comparado é muito mais barato, mas como o colega disso mais embaixo, acho que se deixar o valor de craft ser o dobro do valor do uncraft da carta seria muito justo e atrativo, se a pessoa quiser ter um pózinho extra e fazer mais cartas seria muito mais fácil e nerfs não abalariam muito

  • Dimitri Tavares Oliveira

    “A última coisa que nos queremos é mexer com política na MKTV”

    Achei que era religião

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      Ué, já viu quando falamos de Aggro vs Control? Se isso não for religião…

  • Pedro Kindermann

    No que diz respeito a loot box como HS, OW e HotS tudo bem, como nosso amigo SuperUai disse, nao vem vantagem junto (no caso do HS te acelera, mas o modelo pack sempre estebe em TCGs), na mioria sao cosmeticos como Overwatch. Agora P2W é a maior palhaçada que existe. Quer deixar isso nos games mobile que sao as armadilhas desse meio, Ok, é ruim mas ainda nao é algo tao sujo quanto em um game de PC ou pior, em um game de console, que ja tem os preços dos jogos exorbitantemente altos!

  • Luciano Oliveira

    Complicadíssimo…Falando em Star Wars, se a grana do venda do game não tiver sido satisfatória, é só fazer igual os games de corrida, usar patrocinio nas naves e trajes dos personagens. Imagina a Milenium falcon com adesivo do Itaú…

    Agora falando sério, que é bem provável isso respingar no HS, isso é viu. E esse modelo de todas as cartas disponíveis por valor X, não me agrada não.

  • http://nerdexterminador.blogspot.com.br/ Patrick Dziura

    Eu também jogo Magic e isso de poder desencantar e encantar cartas no HS é muito bom. O preço das cartas não varia conforme quanto jogam (imagina quanto custaria Patches, que jogou em vários e vários decks). E também acho que TCG e CCG sem pacotes não dá, tem que ter esse sistema no HS.

  • Leandro Matias

    O formato TCG sempre foi baseado em boosters com cartas aleatórias. Seria até estranho pensar se não fosse assim, Tipo, você pagaria somas diferentes em gold e dinheiro para conseguir as cartas que quer? Talvez isso fosse influenciar muitos mais gastos em dinheiro em um jogo como HS, em que há um limite de 100 de gold a ser ganho por dia e se esse limite fosse retirado, estaria aí um incentivo ao vício maluco! hahah

  • Luiz Fernando Freitas

    Perto de outros jogos como Yugioh e Magic, HS é quase que de graça, então acho que se o jogo tende a melhorar temos que aguardar que sempre traga mais novidades, porém acho injusto a lendária ser tão mais cara que épica.

  • Filipe Carvalho

    Eu acho que é melhor se o jogo for pago mas acabar com microtransação.

  • Osvaldo Neto

    MAN HS se destaca por premiar quem joga muito msm semdo F2P
    eu comecei a gastar no HS mas ainda so mnt ruim hahahaha
    porem como v cfalou apenas se dedicando p poder rampár na leader