HEARTHSTONEOs segredos do Deck Tracking

WILLIAM MARQUES 2 de janeiro de 2018

Você joga Hearthstone a algum tempo, e sente que essa é a hora de alavancar o rank e alcançar o lendário? Está estagnado nos mesmo ranks, ou mesmo parado no “dumpster do legend” (os ranks longe do topo da ranqueada)? Então está na hora de manter registro dos jogos que ganha ou perde, para aprimorar suas habilidades!

Como qualquer esporte, aprender com os erros e agir de forma estratégica fará seu rendimento no jogo melhorar, e no Hearthstone temos a felicidade de ter vários desenvolvedores independentes que deixam para gente algumas ferramentas brilhantes. Aqui, falaremos pra vocês os segredos dos programas de Deck Tracking.

Links

Artigos prontos em Português: TechTudo

Outros Deck Trackers: Reddit

No artigo da TechTudo, temos já as partes básicas do programa explicadas passo a passo, e isso já é o suficiente para tirar muitas informações importantes que melhorarão a sua gameplay. Mas se você preferir experimentar outros programas além desse citado na reportagem, um usuário do Reddit postou os 4 trackers mais populares existentes, todos gratuitos.

Nesse artigo falaremos um pouco do mais popular de todos: O HDT vinculado ao site hsreplay.net  e outras ferramentas menos conhecidas, mas poderosas.

Plugins

Além das estatísticas por classe que o programa já oferece por padrão, existem plugins que podem diferenciar também o arquétipo que você joga contra. Há também o plugin de companheiro da Arena para lhe ajudar a escolher as cartas mais valiosas, e até um “auto-silenciador” que silencia todos os inimigos logo que o jogo começa (nunca mais se estresse com os “bem jogado!”).

Para instalá-los ao jogo é muito simples. Basta entrar na pasta do GitHub e baixar os plugins que mais lhe interessarem. Depois, arraste o arquivo baixado para a tela que irá se abrir quando você clicar em “options” e na aba “plugins”. Uma breve explicação em português de cada um desses plugins daremos aqui:

Abaixo de “available plugins”:

Hearthstone Collection Tracker

Analisa todas as cartas que você tem na coleção e lhe diz as estatísticas pertinentes a isso, como por exemplo: Te mostra qual pacote você deve comprar para completar sua coleção, bem como lhe ajuda a transformar em pó aquela cartas que nunca entraram em qualquer arquétipo. Ótimo plugin para quem está começando a jogar também.

HDT voice control

Uma alternativa sensacional para os preguiçosos que nem no mouse quer encostar pra jogar. O Voice control mexe as cartas conforme o comando por voz (em inglês), e também no jogo INTEIRO. Abrir cartas, jogar taverna, criar deck, tudo por comando de voz. É também uma boa alternativa para a inclusão de defecientes físicos no jogo. A Wiki do plugin está aqui, em inglês.

Export to web

Ferramenta que ajuda a exportar o deck para outros sites, além do código comum gerado no próprio jogo.

Arena Helper

Ajuda você a escolher as melhores cartas na arena, segundo a tierlist do jogador de arena “ADWCTA”.

Graveyard

Mantém você informado quais lacaios relevantes morreram no jogo, para você saber quais podem voltar do NZoth ou das ressurreições do Kazakus.

Battlecry

Plugin divertido, que habilita você a reproduzir no seu jogo memes famosos como este, depois dos gritos de guerra dos seus lacaios. (Esse plugin é o mais útil de todos)

End Game

Mantém as estatísticas não só das classes que você joga contra, como também os arquétipos, diferenciando pra você os jogos que você ganha contra Magos Segredo ou Magos Controle, Sacerdotes Highlanders ou Gigantes, Druidas Agressivos ou Jade, e assim por diante.

Stats Converter

Conversor de estatísticas, importando e exportando para o programa.

Twitch.tv chat commands (BETA)

Plugin para os streamers. Plugin em fase Beta.

MetaStats

Um tracker acoplado que vincula seu tracker ao site do MetaStats.

Hearth Arena Uploader

Outro plugin que conecta o HDT ao HearthArena.

Trouble at the Mill

Conta quantos turnos faltam pra você morrer de fadiga.

Hearthstone Treasury

Ferramenta que auxilia suas finanças no jogo. Conta quanto ouro você está ganhando fazendo arenas, e como administrar seu ouro de forma sábia. (plugin economista)

FaceOnly

SMOrc. Esconde os lacaios do inimigo para mostrar só a FACE do adversário.

AutoSquelch

Auto-silenciador. Silencia todos os adversários logo no começo do jogo.

Dust Utility

Mostra pra você aquelas cartas que você nunca usou, e que poderiam virar pó.

Pack Tracker

Permite a você acompanhar os aproveitamentos dos packs que você abre.

Victory Shot

Automaticamente, tira screenshot de todas as suas vitórias.

Dentro do HDT

Nas abas do jogo você pode, além das estatísticas, assistir os replays dos seus jogos, basta vincular sua conta na aba “Replay” e acessar também o HSReplay.net. Ver quais turnos foram cruciais para a derrota ou vitória fará você refletir sobre os erros e não cometê-los no futuro (Oh meu Deus! Porque eu não segurei essa carta na mão no turno 6?)

Você também pode conectar seu HDT a sua conta no Discord, e socializar sua experiência no jogo com seus amigos.

Alguma informação que o jogo mostra na tela que você acha desnecessário? Quer trocar a posição das cartas que aparecem no jogo? Entre em “options” e nas abas abaixo de “overlay”, esconda o que você quer esconder, e personalize o tamanho e a localização do resto.

Ajuda para o Mulligan

Está começando a jogar com um deck novo, e não FAZ IDÉIA do que deixar na mão ou pelo que buscar? Pois bem, você, enquanto joga com o HDT ligado, alimenta o banco de dados de estatística do HSReplay.net , e entrando no site e procurando pelo deck que estiver jogando, clique em “Mulligan Guide” (como exemplo, este deck de Ladino).

Agora você sabe quais cartas são boas para se manter na mão ou não. Por 5 dólares você pode saber também das estatísticas filtradas por classe ou rank, mas as ferramentas disponíveis de forma gratuítas já são muito boas por si só.

Melhorando a Gameplay

Agora com ferramentas mais apuradas para o tracking no Hearthstone, está na hora de testar suas habilidades, procurar os erros, desistir de jogar com aquele Ladino Mill quando o meta mostrar pra você que só tem Paladinos na ranqueada, e aprender com as vitórias, procurando ver o que possibilitou o seu sucesso.

E falando em sucesso, desejamos a vocês muito sucesso, e que tenhamos mais brasileiros classificados para os HCTs em 2018, ainda mais com essas dicas que melhoram e muito o nível de jogabilidade.


Gostou do artigo? Faça uma pequena doação! Saiba que esse artigo é um conteúdo voluntário e qualquer quantia por menor que seja já nos ajuda!


Em caso de doação o nome e a foto do doador será postado na aba Doações.

William Abaporu

Abaporu, velho jogador de Hearthstone, um dos primeiros a se classificar para uma qualificatória de mundial. Gosta muito de matemática e de dar Patada na cara do adversário no modo Padrão e no modo Livre. Você pode entrar em contato comigo pelo Facebook e pelo Twitter.

  • Favaros

    Puxa eu achando q só existia o arena value. Uma dúvida, isso não dá ban? A blizzard é bem rígida com app de terceiros e tal.

    • http://www.youtube.com/SuperUai SuperUai

      Enquanto o plugin não invadir a memória do jogo, ele é válido. Os plugins podem ler os logs e as transferências de informação do jogo, inclusive isso é um dos maiores desafios para pegar o ranque em que você está jogando, pois a informação do ranque não está nem nos logs e nem na comunicação com o jogo, está na memória. Assim, para pegar o rank, o deck tracker tira uma foto da sua tela e compara a imagem do ranque em que você está para definí-lo.

  • Vinicius Tanaka

    Esse site é mt bom, só pego minhas listas de lá

  • Nathan Batschauer

    Estou tendo problemas para instalar os plugins, eu arrasto eles para a aba de plugins depois de baixados e aparece uma mensagem de erro dizendo que eu tenho que importar manualmente. Como faço para resolver?

    • André Caribé

      Coloque os arquivos do plugin na pasta de plugins do programa, se for no Windows, o caminho deve ser parecido com: “C:Users{USER_NAME}AppDataRoamingHearthstoneDeckTrackerPlugins”

  • Luciano Oliveira

    Atualmente jogo a maior parte dos meus jogos no celular, pela comodidade de jogar deitado, apesar que meu winrate é menor do que sentado (e concentrado) na frente do PC. Em todo caso, existe alguns dos aplicativos acima (ou outros) para android?

    Já usei muito o deck tarcker e ele é bom pra nos tirar do achismo e tarzer realmente para os números.

  • Dennis Confessor

    Muito bom esse artigo