HEARTHSTONENERFS RELÂMPAGO: Blizzard anuncia 5 nerfs para HOJE

Vander Rodrigues 19 de dezembro de 2018

Era pra ser só uma terça-feira normal, mas a Blizzard resolveu agitar um pouquinho as coisas: Foram anunciados há algumas horas uma série de nerfs, que chegarão ao jogo em uma atualização ainda hoje, dia 19.

Os nerfs chegam bem mais cedo do que de costume e com um aviso prévio bem menor, de apenas algumas horas. A comunidade teve reações mistas a isso (Ok, só vi até agora os jogadores da Ruína dos Reis reclamando bastante) , mas o timing ao meu ver foi acertado: Se algo está quebrado, pra que esperar semanas para arrumar?

As 5 cartas atingidas foram: Nutrir, Crescimento Silvestre, Subiu de Nível!,Extratores de Saronita e Veneno Sorvedouro.

As cartas de Druida sofreram nada além de uma mudança de custo: Crescimento Silvestre agora custa 3, enquanto Nutrir passa a ser custo 6. São mudanças que deixam este que vos escreve triste, mas não torna nenhuma das duas cartas imprestáveis. Bom nerf.

As outras mudanças são mais relevantes e trazem mudanças bem consideráveis ao jogo; Subiu de Nível!, uma das principais armas do Paladino Ímpar, passa a custar 6. Com isso, a intenção da Blizzard é deixar o deck com dano mais controlado e previsível sem perder tanta presença de mesa. Assim como o Chamado às Armas é uma carta bem menos ameaçadora com custo ímpar,  o oposto vale para esse nerf.


Extratores de Saronita, por sua vez, continua com mesmo custo e mesmas estatísticas, mas seu Grito de Guerra muda consideravelmente: Ao invés de evocar uma cópia deste lacaio, agora a carta evoca uma cópia de Extratores de Saronita. Mas Vander, o que mudou? Calafrarte, meus queridos. Ao invés de evocar cópias de si mesmo, o bichão que usa garras pra agarrar e bocarra para urrar evocará um monte de escravos das minas de Saronita. Além disso, a cópia não receberá buff de cartas como Príncipe Keleseth, por exemplo.

O dono da festa (ou da tragédia para alguns) é o nerf no Veneno Sorvedouro. A carta responsável por tornar derrotas do Ladino Ruína dos Reis quase impossíveis contra decks Controle e facilitar os jogos contra Aggro, teve seu custo alterado de 2 para 1, mas agora só concede cura durante um turno. Segundo a Blizzard, a mudança foi feita para manter a essência do deck sem colidir com a filosofia da classe, que é de não ter cura constante.

A reação de toda a comunidade, exceto por jogadores que investiram recentemente na Ruína dos Reis é basicamente essa:

Como de costume, as cartas poderão ser desencantadas pelo seu valor integral por duas semanas após os nerfs (exceto pela carta básica). Seja lá quem invadiu o QG da Blizzard e milagrosamente começou a acertar nos nerfs: Por favor, fique, e continue assim. Obrigado.


Gostou do artigo? Faça uma pequena doação! Saiba que esse artigo é um conteúdo voluntário e qualquer quantia por menor que seja já nos ajuda!


Em caso de doação o nome e a foto do doador será postado na aba Doações

Vander “VLasers” Rodrigues

Paranaense, corintiano e jogador de Hearthstone desde 2016. Apaixonado por decks combo e controle (de preferência os mais esquisitos como o Sacerdote Miracle), e craftador profissional de cartas consideradas ruins, como a Alma Dragônica (que talvez seja ruim mesmo) e o Mecha’thun. Redator da MardukTV e sex symbol nas horas vagas

  • Renan Telles

    A blizzard DEMOROU DEMAAAAAAAAIS com esses nerfs aí ….ou vocês acham que druida se adequa a qlqr arquetipo pq ele é legal ?? e essa arma do ladino que não tem counter ??? aaahhh cara ….demorou demais…Calafrarte é uma carta tão ridicula que ele demitiu até o Ben brode ….ridiculo uma carta dessa

    • Vander Lissi

      Demorou mas antes tarde do que nunca né?

  • Marcos Rocha

    A Blizz nerfou o Calafrarte e a Ruína dos Reis muito tempo depois deles terem sido lançados, às vezes um novato gastou todo o pó que tinha fazendo esses decks, aí ela nerfa cartas baratas que não vão devolver o pó investido do carinha. No geral os nerfs são bons, a punição ao jogador com menos recursos é ridícula.

    E o nerf do level up foi completamente precipitado, resolveram matar um arquétipo que não é quebrado com medo das mudanças aumentarem muito o seu poder. Esperassem o meta acontecer antes de fazer isso.