HEARTHSTONERavnica Allegiance Spoilers 07/01

Bruno Gonçalves 9 de janeiro de 2019

Escrito por Thiago Jachelli

Primeiro dia de spoilers comentados aqui no site, já com boas surpresas, especialmente pra amantes do Limited. Vamos por partes

GUILDMAGES

Um dos principais ciclos de cartas desde a primeira visita a Ravnica, os guildmages dão o tom de como vai ser o ambiente limited e às vezes aparecem no standard, sem muito protagonismo. Mas é sempre bom ficar de olho. São criaturas um tanto frágeis, mas se forem negligenciadas pelo oponente podem dominar o jogo.

combineguildmage.jpg

Claro que o Mago da Guilda Simic teria habilidades de mexer em marcadores. Num modo agressivo, funciona como um pseudo Riot, embora meio caro pra tirar total proveito, mas pode ir bem com habilidades do tipo [criaturas com marcadores +1/+1 ganham habilidade X].O modo mais utilizado provavelmente vai ser o segundo. Mover marcadores no meio do combate pode ser um trunfo muito grande no  limited. “Desfazer” a habilidade de adapt de uma outra criatura, normalmente uma que desencadeia alguma habilidade quando recebe marcadores, também pode definir muitos jogos.

cultguildmage.jpg

Além da arte engraçadinha com Jace sendo manipulado, o Mago da Guilda Rakdos eventualmente te gera algum card advantage fazendo o oponente descartar, embora dificilmente no turno 4 você deixe de jogar alguma criatura pra ativar a sua habilidade, isso pode ser relevante em algum momento.

A verdadeira função deste xamã é manter sua opção de jogar as suas outras mágicas pelo custo de Spectacle, uma ótima mecânica mas que às vezes precisa de uma ajuda confiável pra se manter ativa durante o jogo, especialmente quando o campo de batalha estiver cheio, e o combate não for favorável.

senateguildmage.jpg


Definitivamente o mais sem graça do ciclo, mesmo assim este Guildmage tem potencial para ser o mais eficiente. Suas duas habilidades custam apenas 1 mana pra ativar, e são dois dos efeitos mais desejados pelo jogadores de control no ambiente limited. Ganhar ida te dá tempo pra jogar seus bloqueadores mais efetivos, e a habilidade de loot (comprar uma carta e descartar uma carta) é incrivelmente poderosa pra ter sempre o que se quer na mão

syndicateguildmage.jpg

Por fim o Mago da Guilda Orzhov tem grandes chances de ser ignorado por todos. Sua primeira habilidade é a mais relevante, mantendo em cheque sempre a maior ameaça do oponente, embora o custo de ativação possa dificultar fazer muita coisa no turno além disso, o que não te tira de uma má situação. A segunda habilidade é totalmente overcosted e embora possa finalizar um jogo que esteja com a mesa congestionada, só resolve a situação em jogos muito longos, num ambiente limited que promete ser bem mais rápido que em Guildas de Ravnica.


______________________________________________________________________________

SPLIT CARDS

Outra marca registrada de Ravnica são as Split Cards, duas cartas em uma, que o jogador escolhe qual delas jogar. Ontem foram reveladas duas delas, das guildas Azorius e Rakdos.

auditionaudacity90.jpg
Spoiler em chinês, segue o texto da carta

AUDITION [B/R][B/R]

Mágica Instantânea

A criatura alvo ganha +3/-3 até o final do turno.

Este efeito já teve outras encarnações, e sempre foi muito útil, e brilhou muito em 2007 com Nameless Inversion. 90% do tempo serve como uma remoção, mas é possível usá-la na sua própria criatura pra causar aqueles últimos pontos de dano. Grandes chances de ser uma carta importante no formato.

AUDACITY 4BR

Mágica Instantânea

Destrói o terreno não básico alvo. Audacity causa 2 pontos de dano ao oponente ou planeswalker alvo.

O lado mais caro, Audacity, tem um custo muito alto em relação ao efeito e depende de uma série de fatores para ser popular, começando pela necessidade de um terreno não básico pra ser alvo da mágica. É possível que em um mundo com Azcanta, the Sunken Ruins ou algum outro terreno não básico justifque algum efeito de land destruction, ams mesmo assim enquanto Field of Ruin for uma carta válida  o alto custo limita demais o uso da carta.

Mesmo assim as chances de Audition ser uma boa carta no formato é muito grande, e Audacity pode pegar carona nesta popularidade.


______________________________________________________________________________

warrantwarden901.jpg

Aqui sim finalmente uma split card onde os dois lados interessam ao mesmo arquétipo. A interação rápida de Warrant te faz ganhar tempo enquanto estabiliza o jogo (ou remove um atacante permanentemente com ajuda de algum efeito que embaralhe o grimório do oponente). Uma vez estabilizado, o clássico Anjo Serra (5 manas 4/4 voar, vigilância) foi o principal finisher pros jogadores de controle durante muitos dos primeiros anos do Magic. Mesmo não valendo um lugar no baralho por si só, a versatilidade das duas cartas faz com que sejam úteis em qualquer ponto do jogo.


______________________________________________________________________________

skatewingspy.jpg
trollbredguardian.jpg

Os payoffs pra noa mecânica Simic estão aparecendo, pelo menos no Limited. Dar evasão às suas criaturas como voa e atropelar pode ser o empurrão final rumo à vitória. Fora do draft, o custo das habilidades são muito proibitivos pra qualquer outro uso.


______________________________________________________________________________

kayaswrath.jpg

Sweeper de 4 manas sempre chama atenção do Standard, e mesmo com um grande requerimento de manas específicas, Kaya’s Wrath pode brilhar neste formato nos decks de controle. Até um eventual ganho de vida é muito bem vindo. Tem todo o potencial pra brilhar neste formato, se a mana permitir.


______________________________________________________________________________

essencecapture.jpg

ESSENCE CAPTURE – UU

Mágica Instantânea

Anule a mágica de criatura alvo. Coloque um marcador +1/+1 em até uma criatura que você controla

Será esta a anulação que o deck de Merfolk ou o Mono blue Tempo queria? seu custo de UU comparado a 1U de Essence Scatter compensa o marcador que potencialmente você ganha?

Muito se falou desta carta nas discussões dos sites e do Facebook, mas particularmente eu sou cético tanto em relação ao Merfolk quanto ao futuro do Mono Blue.


______________________________________________________________________________

unitedstand.jpg

Mais um Spoiler oriental

UNITED STAND – 2W

Mágica Instantânea

As criaturas que você controla ganham indestrutível até o final do turno/

Adendum – Se você jogar esta mágica durante sua fase principal, coloque um marcador +1/+1 em cada uma destas criaturas e dê a elas Vigilância.

Em uma era onde Settle the Wreckage está com os dias contados, Make a Stand pode ver algum jogo nos White Weenies, Boros (Agro ou Angels) ou Selesnya Tokens, ams sua real necessidade ainda é uma incognita. O tempo (e o resto dos spoilers) irá dizer.


______________________________________________________________________________

MÍTICAS

domrichaosbringer.jpg
mesmerizingbenthid.jpg

Duas cartas Míticas foram reveladas ontem. Mesmerizing Benthid é uma criatura diferente. Cria tokens e pode ter Hexproof, mas dificilmente será a melhor opção de qualquer arquétipo. Muito frágil pros controles, muito cara pro Tempo, muito honesta pros Midrange.

Domri, Chaos Bringer já tem muito mais potencial, como um planeswalker de 4 manas, que pode ser útil em algum deck Ramp ou Midrange. Apesar de não se proteger, pode comprar 2 cartas logo na primeira ativação, já compensando seu custo logo no turno em que entra. Sua habilidade +1 pode te levar a 6 manas no turno 5 (ou mais se você já tiver “rampado sua mana com Elfos de Llanowar ou Druid of the Cowl. Se este suposto deck Ramp usar o vermelho ainda é uma incógnita, mas caso positivo é possível que Domri tenha algum espaço nele.


______________________________________________________________________________

Outras cartas foram reveladas ontem, mas nada que tenha gerado muito debate nos grupos em relação ao Standard. Quanto ao Limited, é sempre bom esperar o spoiler completo para fazer uma análise. A qualquer momento podem aparecer comuns e incomuns que definam o formato. Aguarde nosso review completo na semana do lançamento de Aliança de Ravnica.