O que fazer ao descobrir que um parente é viciado em drogas

0

Alguém que você ama tem um problema com drogas? Quer se trate de substâncias ilegais ou medicamentos prescritos, você não pode forçar ninguém a parar de usar drogas. Mas existem maneiras de apoiar sua recuperação.

 

Descobrir que alguém com quem você se preocupa luta contra um transtorno por uso de substâncias pode ser extremamente angustiante e prejudicar muito seu bem-estar mental e emocional.

 

Quer o usuário de drogas seja um amigo próximo, cônjuge, pai, filho ou outro membro da família, é fácil que o vício dele controle sua vida. Pode acumular estresse sobre estresse, testar sua paciência, prejudicar seu saldo bancário e deixá-lo atormentado por sentimentos de culpa, vergonha, raiva, medo, frustração e tristeza.

 

Você pode se preocupar com a localização do seu ente querido em determinado momento, o risco de uma overdose ou os danos que ele está causando à sua saúde, futuro e vida familiar. Você pode estar endividado com o pagamento de suas despesas de subsistência, o custo de problemas legais resultantes do uso de drogas ou de tentativas fracassadas de reabilitação e recuperação.

 

Você também pode ficar desgastado por cobrir seu ente querido em casa ou no trabalho, por ter que arcar com as responsabilidades que ele negligencia ou por não poder dedicar mais tempo a outros familiares, amigos e interesses em sua vida.

 

Quer o problema seja com drogas recreativas ou medicamentos prescritos, o abuso e o vício de drogas podem afetar pessoas de todas as esferas da vida, destruindo famílias, destruindo relacionamentos e destruindo vidas.

 

Mas existe ajuda disponível. Embora você não possa forçar alguém a enfrentar o vício, seu amor, apoio e paciência podem desempenhar um papel vital na recuperação. Com essas dicas, você pode aprender a apoiar os esforços de sua pessoa amada, estabelecer os limites necessários para preservar sua própria saúde e bem-estar e encontrar alguma estabilidade para você e seu parente.

Como ajudar alguém viciado em drogas

Embora se deparar com um parente usando drogas possa ser uma situação bem decepcionante, você precisa se recompor para ajudar o seu ente querido, seguindo esses passos você terá mais chances de ser bem sucedido.

 

Espere dificuldades

Existem muitos motivos pelos quais pode ser difícil ajudar alguém de quem você gosta e que é viciado. Seu parente:

 

  • Pode não concordar que ele tem um problema

 

  • Pode não querer mudar o que está fazendo

 

  • Pode temer as consequências (por exemplo, perder o emprego ou ir para a prisão)

 

  • Pode se sentir envergonhado e não querer discutir seu vício com você (ou qualquer outra pessoa)

 

  • Pode se sentir estranho ao discutir seus problemas pessoais com um profissional, como um médico ou conselheiro

 

  • Pode ter se envolvido com o vício como uma forma de evitar lidar com outro problema (como doença mental e desemprego.

 

Não existe uma maneira rápida e fácil de ajudar uma pessoa com um vício. Superar o vício requer grande força de vontade e determinação. Se alguém não quiser mudar seu comportamento, tentar persuadi-lo a buscar ajuda provavelmente não funcionará.

 

O que você pode fazer é tomar medidas para ajudar seu parente a fazer mudanças a longo prazo. Também é importante que você obtenha o apoio de que precisa para lidar com um ente querido que é viciado. Você pode encontrar esse apoio com o Núcleo Viver Sóbrio – Clínica de Reabilitação.

Estabeleça confiança

Se uma parente que é viciada em drogas já quebrou a sua confiança, recuperar e manter a confiança perdida pode ser uma tarefa difícil. Porém, construir a confiança dos dois lados é um dos passos mais importantes para auxiliar um parente que é dependente a pensar sobre mudanças.

 

A confiança é algo que para construir pode ser difícil, mas para abalar é muito fácil. Por isso, existem algumas coisas que você pode se concentrar ao conversar com seu parente sobre a dependência dele.

Perspectivas diferentes

Embora a sua intenção seja ajudar o seu parente, ele pode acabar pensando que você quer o controlar. Esse pensamento pode levar o viciado a se entregar ainda mais às drogas.

Entenda o papel das consequências

Pessoas viciadas em drogas dificilmente mudam de comportamento, até que comece a perceber as consequências do seu vício. Apesar de seu objetivo ser proteger o seu parente, lute contra o impulso de tentar protegê-lo das consequências de suas próprias ações.

Comunicação é essencial

Se você descobriu que o seu parente faz uso de drogas, não ignore o problema. Quanto mais rápido você conseguir se preparar para conversar com ele de forma calma e pacífica, vai ser melhor para ajudá-lo.

 

Lembre-se que, apesar de ser frustrante se você conversar com ele e ele não aceitar ajuda, a decisão de mudar é dele e não sua. Ainda assim, a pessoa que tem o vício tem mais chances de aceitar ajuda se você conversar com ela de forma honesta e pacífica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.