Qual a maneira correta para internar um dependente químico?

0

O processo de reabilitação de um dependente químico pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se a pessoa não estiver disposta a passar por um processo de reabilitação.

Ao contrário do que muitos pensam, a reabilitação de uma pessoa não pode ser feita contra vontade dela sempre. É importante tomar alguns cuidados antes de solicitar a internação compulsória.

Além disso, para que o tratamento seja efetivo é importante que a pessoa esteja disposta a cooperar com o tratamento, então vamos ver qual a forma correta de internar um paciente químico.
Converse com a pessoa
Se você é próximo da pessoa que está em estado de dependência é importante conversar com ela para demonstrar sua preocupação com a condição dela. Além disso, conversar com o dependente vai te ajudar a entender como ele encara o vício.

Alguns dependentes químicos não se consideram viciados. Para alguns, o uso das substâncias entorpecentes não passa de uma atividade recreativa. Se for este o caso, você talvez precise raciocinar com a pessoa para mostrar que o vício é real.

Às vezes pode ser necessário fazer algumas perguntas de ponto de vista, mas lembre-se de não adotar uma postura crítica e de mudar o assunto se perceber que a pessoa está muito desconfortável ou irritada.
Avalie o grau de dependência
Tente avaliar o grau de dependência da pessoa. Geralmente o nível de dependência passa a ser considerado avançado quando a pessoa muda fatores importantes da rotina pessoal apenas para dar espaço ao consumo de drogas.

Algumas mudanças na rotina podem indicar a perda da capacidade de raciocínio lógico, e um alto grau de dependência, como:

  • Abandono do emprego;
  • Abandono da casa;
  • Hábito de dormir na rua;
  • Agressividade;
  • Dilapidação patrimonial (venda de objetos pessoais para sustentar o vício).

Esses casos podem exigir uma abordagem um tanto mais intensa por parte das pessoas próximas ao dependente.

Conscientize da importância da internação
Tente conscientizar a pessoa da importância de buscar internação e recuperação. Você precisa tentar fazer isso com bastante cuidado e usando palavras bem pensadas. Essa é uma situação bem delicada, e você precisa tentar manter o controle.

Você pode tentar começar elogiando a pessoa. Muitos dependentes químicos enfrentam problemas sérios de baixa autoestima, então alguns elogios podem fazer a pessoa se sentir mais à vontade para te ouvir.

Expresse como uma reabilitação pode ajudá-la a retomar o controle da vida pessoal, sem sugerir que ela está descontrolada, ou sem parecer estar julgando a pessoa.
Evite abordagens agressivas
Abordagens agressivas vão tornar a internação mais difícil. Não tente utilizar a força bruta para levar a pessoa para uma clínica de reabilitação. Além de ser uma abordagem ilegal, você vai fazer com que a pessoa desenvolva uma obstinação em resistir.

É muito melhor tentar convencer a pessoa da importância de investir na reabilitação. O dependente precisa estar disposto para que a reabilitação seja efetiva. Caso contrário, a reabilitação vai ser apenas um paliativo.

Abordagens agressivas também podem pôr em risco a integridade física do dependente, e das pessoas envolvidas, por isso é importante tomar muito cuidado.
Escolha uma clínica capacitada
Busque suporte com uma clínica especializada e capacitada para a recuperação da pessoa em estado de dependência. Algumas clínicas, como a clínica Estrela de Davi, oferecem o suporte de uma equipe especializada para a recuperação.

Este tipo de suporte geralmente conta com o apoio de uma equipe multiprofissional capacitada para recuperar cada aspecto da vida do dependente. Buscar apoio qualificado é a melhor forma de promover a internação de um dependente químico.
Busque apoio judicial
Dependendo das circunstâncias, os entes queridos e pessoas próximas podem buscar apoio judicial, para conseguir a internação compulsórias de pessoas em estado de dependência química.

Para isso é necessário comprovar que o consumo de entorpecentes compromete a segurança da pessoa e afeta consideravelmente a rotina do dependente. Essa é forma legítima de promover a internação compulsória.

Por isso, é importante tomar cuidado para não causar ofensas físicas para a pessoa dependente, e para garantir que ele possa receber um tratamento humanizado a todo tempo.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender qual a maneira correta de internar um dependente químico. Se o artigo foi útil, compartilhe com outros!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.