Importância do plano odontológico para o colaborador

0

O plano odontológico é um dos benefícios propostos pelas ações de endomarketing, como forma de melhorar os níveis de satisfação internos, a produtividade geral da empresa e a reputação da marca perante o mercado e os consumidores.

Esse tipo de assistência médica permite que todos os funcionários, contratados por registros CLT, tenham acesso a:

  • Restaurações e tratamento de canal;
  • Extração dentária;
  • Cirurgias simples;
  • Limpezas e aplicação de flúor;
  • Consultas ilimitadas;
  • Atendimento emergencial, entre muitas outras especialidades.

Além disso, dependendo do tipo de serviço acordado, é possível contar com intervenções cosméticas básicas, como o clareamento dental promoção ou o cuidado ortodôntico. 

Assim, a empresa pode proporcionar a melhora da autoestima e confiança de todos colaboradores.

Esse investimento garante vantagens importantes para a instituição, é um dos benefícios mais econômicos do setor de saúde e ainda pode ser deduzido no imposto de renda, assim como os demais auxílios.

Vantagens de oferecer um plano odontológico para o colaborador

Muitos gestores e empreendedores evitam esse tipo de investimento, pois acreditam que se trata de gastos que beneficiam unicamente os trabalhadores. No entanto, essa visão não poderia estar mais equivocada.

O oferecimento de um plano odontológico empresarial é um investimento que produz inúmeras vantagens para o processo operacional e para a construção da imagem da marca, como:

  • Aumento da satisfação

Muitos trabalhadores que sofrem com condições odontológicas sérias, não têm a condição de realizar os tratamentos adequados devido aos altos custos que esse tipo de intervenção tem, como é o caso da confecção do aparelho para bruxismo valor.

Mas, ao providenciar esse tipo de acesso, as empresas demonstram preocupação com a saúde e bem-estar dos colaboradores. Isso acaba gerando um impacto positivo nos níveis de satisfação interno e melhorando todo o clima organizacional.

  • Valorização do trabalho

Investir em programas de benefícios odontológicos corporativos ajuda a agregar mais valor ao trabalho realizado e funciona como um complemento salarial indireto.

Assim, a empresa possibilita a diminuição dos gastos com os atendimentos médicos, fazendo com que os salários durem mais.

Além disso, como esse tipo de serviço médico pode ser estendido para os familiares e dependentes dos funcionários, a reputação da empresa se torna mais positiva entre a comunidade ao redor da instituição e perante o próprio mercado de trabalho.

  • Melhora da produtividade

O tratamento ortodôntico, realizado por meio do uso do aparelho odontológico transparente ou do fixo comum, permite que os dentistas corrijam defeitos de formação na arcada dentária, que podem ser causadores do desgaste das articulações temporomandibulares (ATM).

Isso faz com que os pacientes tenham problemas crônicos de dores de cabeça, desconfortos na região do pescoço e na coluna.

Em longo prazo, esses sintomas tendem a comprometer os níveis de concentração, produtividade e capacidade de aprendizado.

Assim, viabilizar o acesso a esse tipo de procedimento garante um desempenho mais satisfatório de todos os funcionários.

  • Redução das faltas e atrasos

A preocupação com a extração de dente valor pode fazer com que muitos trabalhadores evitem as visitas odontológicas até que os quadros clínicos estejam mais avançados e estejam causando dores e desconfortos importantes.

Por isso, o acesso a um convênio dental torna as consultas de rotina mais acessíveis, enquanto os procedimentos preventivos auxiliam na redução das faltas e afastamentos por motivos médicos ou cirúrgicos.  

  • Vantagem Competitiva

Muitas empresas oferecem a assistência médica generalista, o vale alimentação e o vale transporte, como auxílios básicos para os funcionários.

Desta forma, disponibilizar o serviço odontológico se torna um diferencial importante no mercado, o que ajuda a atrair novos talentos e a diminuir a rotatividade na empresa.

O que considerar antes de escolher um servidor

Em meio a tantas opções de operadoras e planos disponíveis, encontrar o serviço que melhor se adapte às necessidades da sua empresa pode ser uma tarefa bastante desafiadora.

Por isso, antes de finalizar essa contratação é preciso considerar alguns fatores, como:

  • Interesse comum dos colaboradores

Para que a organização possa desfrutar de todos os benefícios possíveis, o plano dentário precisa ser de fato proveitoso para os seus colaboradores. Por isso, é preciso compreender quais são as carências e os desejos de todos os beneficiários.

Especialmente porque, como a maioria das operadoras não cobre a intervenção odonto estética, se essa for uma prioridade para os funcionários, será preciso realizar um orçamento de planos personalizados, que podem custar um pouco mais caro, mas que também são bastante vantajosos.

  • Preço

Atualmente existem diversas empresas que disponibilizam esse tipo de assistência médica odontológica.

Por isso, antes de contratar algum desses serviços, é preciso comparar bem os preços dos planos oferecidos e garantir que esses valores estejam de acordo com as tabelas estipuladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

  • Rede credenciada

A rede credenciada é uma lista de consultórios e profissionais que estão disponíveis para o uso do trabalhador, de acordo com o plano contratado.

Por isso, além de checar a qualidade dos dentistas, é preciso notar se a abrangência desse atendimento se dá em nível nacional ou regional, comparando com as necessidades da sua empresa.

  • Certificação da ANS

Todos os planos odontológicos devem estar devidamente registrados na ANS, que é o órgão federal regulador do setor. Além de avaliar a qualidade do serviço disponibilizado, a agência garante o atendimento obrigatório de uma lista de procedimentos e especialidades.

Por isso, é fundamental garantir a legalidade do plano, antes de finalizar qualquer tipo de contrato. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.