Qual a importância do porteiro? Como e por que ser um?

0

Uma figura muito presente nos nossos dias e de muita representatividade é o porteiro. É ele quem nos auxilia com questões simples mas que fazem toda a diferença na nossa rotina, sempre dispostos a oferecer ajuda, a desejar um bom dia e fazer com que nossa vida se torne mais simples, agradável e alegre.

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre essa profissão tão nobre e daremos alguns motivos para se tornar um porteiro que será querido por todos.

O que é um porteiro?

Um porteiro é o profissional responsável por abrir e fechar portas, ou portões, sejam em lojas, bancos, estacionamentos, condomínios etc, para moradores ou visitantes. É ele o encarregado de cuidar da segurança desses locais e permitir a entrada apenas de pessoas autorizadas.

O porteiro também pode estar incumbido de receber correspondências ou encomendas e entregar aos destinatários. Este prestador de serviço tem a função de facilitar a vida de moradores e visitantes ou clientes de um determinado estabelecimento.

O que faz um porteiro?

O porteiro está encarregado de cumprir as seguintes funções: abrir e fechar portões e facilitar a entrada de moradores e visitantes, impedir a entrada de estranhos ou pessoas não autorizadas nos locais onde trabalha; é responsável por guardar o patrimônio, seja ele casas, apartamentos ou carros, controla a entrada e saída de veículos e orienta pessoas sobre como se comportarem ou se locomoverem em determinados locais.

O porteiro também pode ficar responsável por separar as correspondências e distribuí-las, orientar o uso correto do elevador e ficar atento ao seu mau uso, fazer a vigilância do local, operar os interfones e auxiliar na segurança interna dos prédios.

Qual a importância do porteiro?

O pedreiro desempenha uma função indispensável em determinados locais, pois sem a prestação desse serviço muitos locais ficariam sem supervisão e provavelmente surgirão alguns problemas como falta de controle, desorganização, entrada e saída de pessoas não autorizadas, desordem no local, distribuição de encomendas etc. O porteiro é um profissional de suma importância para facilitar a rotina dos que frequentam ou moram em prédios e condomínios, e sua atuação é necessária em diversos estabelecimentos.

Como me tornar um porteiro?

Para se tornar um porteiro, você não precisa de nenhum curso superior ou especialização, apenas do ensino fundamental completo. Os pré-requisitos estão muito mais ligados a características pessoais, que podem ser aprimoradas no desempenho de sua função, como: boa comunicação, ser educado, prestativo, ser pontual e ter facilidade em trabalhar com pessoas.

Ser gentil no trato e ter bom humor também podem ser pontos importantes para um bom porteiro. Um bom porteiro precisa estar preparado para lidar com imprevistos e ter facilidade em resolver conflitos, precisa estar sempre disposto a ajudar e a atender as demandas designadas a sua função. Para se candidatar a essa vaga você deve desenvolver um bom currículo apontando tais habilidades e procurar por locais que estejam à procura deste profissional.

Por que ser um porteiro?

As vantagens em se tornar um porteiro podem ser inúmeras, como estar sempre em contato com pessoas, o que fará com que você desenvolva excelentes habilidades sociais, você poderá também receber presentes ou agrados dos moradores do prédio onde trabalha, como forma de gratidão por desenvolver um trabalho de qualidade e garantir a segurança e bem estar dos moradores.

Outra vantagem muito interessante é que você não precisa de formação acadêmica para desempenhar a função, ou seja, se você está à procura de emprego mas não tem qualificação ou não encontra oportunidades que não exijam um nível de ensino, se candidatar a uma vaga de porteiro pode ser uma excelente alternativa para você. 

Qual a remuneração de um porteiro?

A média salarial de um porteiro atualmente é de R$1.335,00, podendo haver adicionais noturnos caso você trabalhe no turno da noite, ou adicionais de periculosidade, a depender do local onde você estará prestando serviço. Os porteiros que trabalharem em regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) ainda podem contar com benefícios como 13º salário, férias, registro na carteira de trabalho, intervalo para alimentação, entre outros.

Um bom porteiro é aquele que se oferece para ajudar, é sempre gentil e está atento às necessidades do seu local de trabalho e das pessoas com quem está trabalhando. A figura do porteiro traz muita segurança e nos lembramos sempre com carinho daquele que está sempre presente e alegre, com um “bom dia”, um bom assunto para conversar, sabe sobre as notícias do dia, uma companhia para um café na portaria enquanto se espera o transporte para o trabalho, entre outros.

As funções e importância do porteiro vão além das previstas no momento da contratação. O porteiro também tem a função de, indiretamente, tornar o dia daqueles que cruzam com ele, um dia melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.