Como proceder em caso de colisão de bike em um veículo?

0

Há uma realidade enorme de carros e bikes que se colidem diariamente no Brasil, infelizmente esse incidente é muito comum para ciclistas que andam em estradas e ruas. Seja pedalando até o serviço ou por puro lazer ou esporte, é muito fácil ouvir de um ciclista que ele já sofreu com o descaso de um motorista de carro, caminhão ou moto, seja quase ser atingido por falta de atenção do outro veículo ou realmente participar de um acidente sério.

Todos sabem que acidentes podem levar a situações muito graves, tanto de forma jurídica quanto de forma corporal, pois existe a possibilidade de muitas sequelas e até mesmo a possibilidade de morte em casos sérios. Existem muitas causas que levam a esses acidentes, porém, muitas vezes, é possível que a pessoa atingida ou aquele que atingiu não tenha noção do que fazer durante uma situação dessas.

Se uma pessoa possui carteira de motorista, é necessário que ela saiba o básico do que fazer em caso de colisão. Em caso de uma colisão de bike em um veículo de qualquer tipo, o ciclista também deve aprender alguns fundamentos do que fazer para acionar as autoridades corretas ou tratar de qualquer hematoma após um acidente grave.

Principais causas de acidentes

Existem muitas causas que podem levar aos acidentes ocorrerem. Seja dirigir muito rápido em rodovias com uma taxa de velocidade predeterminada, falta de atenção de uma ou ambas as partes, ingerir álcool ou outras substâncias e então dirigir, mexer no celular enquanto está na direção, a falta do uso apropriado de setas para indicar onde o veículo está indo e a falta de respeito geral com os outros motoristas. Porém, todos esses erros são humanos e muito comuns, mas existe a possibilidade de erros veiculares.

O fator veicular é muito comum em máquinas mais antigas ou que não contém uma vistoria apropriada há algum tempo. É por isso que mandar seu carro ou qualquer tipo de veículo a um mecânico de vez em quando é muito importante para permitir que ele não sofra falhas bruscas, em especial antes de pegar estrada. 

Devemos notar que deixar o veículo com manutenção regular em dia é uma lei, portanto os limpadores de pára-brisa, as luzes, os pneus, a vela, os filtros e todas as outras partes do carro devem, obrigatoriamente, estar em dia. O dono do veículo corre risco de multa caso eles estiverem fora de ordem. 

Além disso, as vias podem ser outra razão para os casos de acidentes que ocorrem diariamente. A falta de manutenção das vias, as condições de sinalização mal feita, a falta de acostamentos ou passarelas são as principais razões que vias entram nessa lista.

Como proceder em caso de colisão de bike em um veículo?

Além de entender quais as causas por trás dos vários acidentes que ocorrem diariamente no Brasil, precisamos notar que alguns são, infelizmente, inevitáveis. Como visto, é possível que ambos motoristas estejam com o veículo e com a bike em dia, porém que a via por onde passam não esteja em boa condição. Por isso, é possível que um acidente ocorra com qualquer pessoa e é importante saber o que fazer nesse caso.

Fique calmo

Ficar calmo é o primeiro passo para que tudo dê certo, principalmente em casos de acidentes graves onde o ciclista sofreu muitos hematomas. Entrar em pânico pode apenas piorar a situação da saúde dessa pessoa.

Acione a polícia

A polícia irá ajudar com os procedimentos e determinar se há uma necessidade de chamar uma ambulância. A polícia (190) dá prioridade maior para acidentes com vítimas que sofreram lesões. Além disso, caso você esteja em condições, a polícia pode auxiliar na criação de um BO contra o motorista do veículo.

Anote a placa do veículo

É mais que comum que o motorista do veículo não pare para conferir a vítima que ele atingiu, o que é uma realidade infeliz. Nesse caso, é preciso tentar lembrar ou anotar a placa do veículo para incluir ela no BO.

Converse com o motorista

Se o motorista parar, é preciso conversar com ele para receber explicações, pedir por auxílio dele e mais. Nunca deve-se partir para o lado agressivo da conversa, é preciso manter a calma e ser maduro, mesmo em uma situação tão séria. Um motorista que reconhece seus erros irá ajudar a chamar a polícia e a ambulância se necessário. O ciclista deve questionar, com calma, o que ocorreu para que ele fosse atingido dessa maneira.

Se necessário, vá ao médico

Se uma ambulância tiver que ser acionada em caso de lesão, é preciso que a bike seja colocada em um local seguro. A polícia e a ambulância não permitem que ela seja levada, por isso é preciso que um amigo, parente ou familiar leve a bike com ele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.