Imigrante ou emigrante: conheça a diferença

0

Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm na atualidade, é a diferença entre imigrante e emigrante, palavras nas quais, pode-se dizer que são contrárias, e que uma mesma pessoa pode assumir as 2 características, quando olhada de perspectivas diferentes.

Estas duas palavras são extremamente importantes para se saber o significado, tendo em vista que as duas caem constantemente em diversos vestibulares, já sendo até mesmo o tema da redação do Enem em 2012, o vestibular mais famoso e conhecido em todo o Brasil.

Com isso, decidimos trazer para você as diferenças de imigrante e emigrante, para que você conheça as características e origem, além de aprender a como e quando utilizá-las da maneira correta, para poder arrasar nos vestibulares.

Começando primeiramente explicando sobre estas palavras de maneira separada, para que você entenda o verdadeiro diferencial das duas, e logo após, explicando um pouco mais sobre as pessoas que se encaixam em tais características, e os desafios que elas enfrentam.

O que é um imigrante?

Pode-se dizer que um imigrante são aquelas pessoas que fazem a migração para dentro de um país, ou seja, aos olhos daquelas pessoas que habitam neste país (país destino), esta pessoa será uma imigrante.

A origem da palavra imigrante vem do Latim, dentro em vista que nesta língua, o prefixo “In” significa “movimento para dentro”. Este prefixo é seguido por migrante, que é um adjetivo que significa “aquele que muda de uma região para outra, ou de um país para o outro”.

Juntando estas duas partes, acabamos obtendo a palavra que conhecemos na atualidade “imigrante”, que significa, como foi citado acima: sujeito que entra num país para viver nele.

O que é um emigrante?

Como foi dito acima, é um fato de que o termo “emigrante” é um antônimo para “imigrante”, sendo que os dois podem ser aderidos por uma única pessoa ao mesmo tempo, quando vemos por 2 pontos de vista diferente!

Isso acontece, porque um emigrante é aquele sai de um país para viver em outro, ou seja, para as pessoas do país que ele saiu (país de origem), ele será um emigrante, já que ele está deixando-o.

O significado da palavra emigrante, diferente da imigrante, vem do grego, onde o seu sufixo “e” significa “movimento para fora”, juntando com o sufixo migrante, que já foi explicado mais acima, fica: sujeito que sai de um país para viver em outro.

Motivos da migração

Um dos assuntos que acabamos estudando no ensino fundamental e médio, são sobre as migrações e seus motivos, por conta de serem ações mais comuns do que a gente imagina, fazendo com que milhares de pessoas saiam do país em que moram todos os anos, e grande parte das vezes, não é por escolha própria!

Existem diversos casos que podem motivar a migração, alguns deles claro, são por vontade de sair do próprio país, entretanto, os principais motivos podem ser citados como: desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, entre outros.

Como você pode perceber, a grande maioria dos motivos que obrigam uma pessoa a fazer a migração, são por conta de ações ou situações que a mesma não pode evitar, ou fazer algo que que não aconteçam.

Isso acaba sendo um fator muito preocupante, pois você já se imaginou ter que sair do Brasil para outro país por conta de perseguições, por conta de você ser quem você é, ou por acreditar em algo que os demais não acreditam? Ou até mesmo por conta de alguma guerra? Assustador, não é mesmo?

Como são vistos os emigrantes?

Muitas vezes, os imigrantes acabam sendo vistos como indesejáveis, por conta deles “tirarem” recursos e oportunidades do povo nativo daquele país, entretanto, você sabe como os emigrantes são vistos?

Bom, acaba se tornando um caso bem curioso que acaba dependendo totalmente da situação, podendo deixá-los com uma imagem boa, ou ruim.

Nas situações que os emigrantes acabam migrando por conta de perseguições, desastres naturais ou guerras, este emigrante deve acabar ficando com uma imagem boa, de que saiu do seu país para ter uma qualidade de vida melhor, entretanto, quando o emigrante faz tal ato por vontade própria, ele pode acabar ficando com uma imagem de quem fugiu do seu país e povo.

Principais desafios para imigrantes

Como foi citado acima, um dos principais desafios dos imigrantes, é de aturar os mal-olhares e a péssima imagem que os mesmos acabam ficando no seu país destino, por conta das pessoas terem um pensamento que o imigrante está roubando seus recursos e oportunidades.

Também podemos citar a grande dificuldade que o mesmo tem que aguentar todos os dias, se acostumando e convivendo com milhares de pessoas, culturas, costumes e crenças totalmente diferentes do que ela está acostumada, e por muitas das vezes, tal escolha de convivência não ter sido da própria vontade do imigrante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.