Como funciona uma consultoria SEO para empresas no Brasil?

0

 

O trabalho de consultoria SEO é muito requisitado por empresas e isso acontece por um bom motivo: ele pode colocar sites nos primeiros resultados de pesquisas do Google. 

 

E-mail, PPC (tráfego pago) e marketing de mídia social são pilares eficazes do marketing digital. No entanto, em termos de importância, nenhuma dessas áreas chega perto da otimização de mecanismos de busca. 

 

Claro, nenhuma empresa ou profissional de SEO pode fazer promessas de que conseguirá, de fato, posicionar suas páginas no topo dos resultados de pesquisa. 

 

Porém, com um trabalho sério, feito por realmente entende de otimização para mecanismos de pesquisa, é sim possível que a consultoria SEO proporcione excelentes resultados. 

 

Como milhões de pessoas recorrem ao Google para procurar respostas, todo proprietário de empresa deseja que seu site apareça na primeira página para consultas de pesquisa relevantes. 

 

Entretanto, envolver nossos cérebros em torno de algoritmos complexos do Google e descobrir maneiras de seguir as regras é difícil.

 

Dito isso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre como funciona uma consultoria SEO. Confira!

 

Como é feita uma consultoria SEO? 

De maneira geral, toda consultoria SEO tem uma responsabilidade central: obter classificações altas do site de seus clientes nos resultados de pesquisa orgânica.

 

Porém, para conseguir isso é necessário muito trabalho. Aqui está uma lista com algumas das principais funções de um profissional de SEO.

 

1. Entende o nicho de negócios e os requisitos

Antes de mais nada, um bom consultor de SEO daria um passo atrás para entender o negócio, seu nicho e seus objetivos estratégicos.

 

Por isso, eles trabalham em estreita colaboração com os principais stakeholders – geralmente o CEO, CMO, presidente, etc. – para entender tudo.

 

Essa responsabilidade central permite que eles criem uma sólida estratégia de SEO que use apenas táticas de chapéu branco para produzir resultados promissores. É nessa fase que o consultor de SEO descreve seus objetivos (que se alinham com os objetivos estratégicos) e traça um roteiro.

 

2. Conduz uma extensa pesquisa de palavras-chave

Um aspecto crucial de um trabalho de SEO é realizar pesquisas de palavras-chave.

Isso significa descobrir diferentes termos/consultas que as pessoas do público-alvo de sua empresa normalmente pesquisam no Google ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa. 

 

Usando uma ferramenta de SEO, como Ahrefs ou SEMrush, o consultor seleciona as palavras-chave mais relevantes e lucrativas e, em seguida, trabalha para classificá-las.

 

3. Auxilia na Estratégia de Conteúdo

Com a lista de palavras-chave em mãos, o consultor de SEO – em colaboração com um estrategista de marketing de conteúdo – para criar uma estratégia de conteúdo detalhada.

 

Isso implica em:

 

  • Criar novas ideias de conteúdo para o blog do site;
  • Criação de um calendário abrangente para garantir a criação consistente de conteúdo;
  • Alocando recursos para postagem de convidados.

 

O consultor garante que o conteúdo criado não seja apenas otimizado para as palavras-chave, mas elaborado de acordo com a intenção de busca.

 

4. Faz SEO On-Page

É aqui que entra em jogo o conhecimento técnico do consultor de SEO. As técnicas de SEO na página referem-se à otimização do seu site para oferecer uma boa experiência de usuário. 

 

Isso envolve SEO técnico, incluindo, mas não limitado a:

 

  • Garantir que o código-fonte – arquivos HTML, Javascript e CSS – não seja quebrado e otimizado para dispositivos móveis e desktop;
  • Corrigindo problemas que podem estar afetando a velocidade do site e as velocidades das páginas de destino individuais;
  • Garantir que todas as páginas sejam mapeadas para palavras-chave apropriadas;
  • Garantir que o site não tenha problemas de indexação;
  • Prestar atenção aos problemas de segurança e implementar o certificado SSL.

5. Desenvolve e executa uma estratégia de criação de links

Link building refere-se à criação de backlinks de alta qualidade (ou seja, links de outros sites apontando para o seu).

 

Se você não está gastando recursos suficientes na criação de backlinks de qualidade, nada mais importa – especialmente se você pertence a um nicho competitivo. 

 

Isso porque o Google e outros mecanismos de busca consideram os links de qualidade como os fatores de classificação mais importantes.

 

6. Analisa o desempenho e relata às partes interessadas

Por último, mas não menos importante, o consultor é responsável por avaliar o desempenho de seus esforços de SEO e apresentar esses números aos supervisores relevantes.

 

Uma empresa cliente pode estar interessada em saber sobre as seguintes métricas:

 

  • Tráfego de pesquisa orgânica;
  • Classificações de palavras-chave;
  • Taxa de conversão orgânica;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de rejeição.

 

Conclusão

O serviço de consultoria SEO é extremamente importante para empresas de qualquer tamanho e segmento. Se você deseja que o seu site seja encontrado pelo seu público-alvo, é importante que invista em otimização para mecanismos de pesquisa. 

 

Dito isso, agora que você já sabe como funciona uma consultoria de SEO, faça pesquisas e escolha uma opção confiável e que atenda às suas necessidades! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.