Como realizar o sonho da casa própria com cota contemplada de consórcio

0

Comprar uma casa pode ser um desafio para quem está fazendo isso pela primeira vez, mas você sabia que sua cota contemplada de consórcio pode te ajudar a realizar esse sonho?

Afinal, existem muitas etapas, tarefas e requisitos, e você pode estar ansioso para cometer um erro. Mas os compradores iniciantes na verdade desfrutam de algumas vantagens especiais criadas para incentivar novos entrantes no mercado imobiliário. 

Para desmistificar o processo para que você aproveite ao máximo sua compra de imóvel com consórcio, nos dá Cotas Premiadas – Cartas Contempladas preparamos um resumo do que você precisa considerar antes de comprar e o que você pode esperar do próprio processo de compra.

O momento da contemplação do consórcio 

Com consórcio contemplado, sua administrado para a liberação do crédito irá exigir alguns documentos que servirão como garantia do pagamento das mensalidades que ficaram restantes. 

Na apresentação da garantia, para que o valor da carta de crédito seja efetivamente liberado, a administradora irá avaliar novamente seu cadastro. Nesta etapa, você precisará apresentar algumas garantias ao grupo do qual participa.

Em alguns casos, por exemplo, pode ser exigido um fiador, e neste caso, também poderá ser solicitado os documentos desta pessoa. Mas atenção, o fiador não pode ser: 

  • Cônjuges
  • Pessoas com nome em programas de proteção ao crédito como Serasa e SPC
  • Menores de 18 anos
  • Maiores de 65

Após a análise dos seus documentos e dos fiados, a aprovação das garantias e a escolha do imóvel a ser adquirido, a cota contemplada será liberada e você terá um prazo de até 45 dias para utilizá-la.

Documentos pessoais que podem ser solicitados 

A documentação exigida com o consórcio já contemplado pode variar conforme o bem escolhido, mas de modo geral os solicitados são: 

  • Ficha cadastral do consórcio preenchida e assinada
  • Comprovante de residência 
  • RG ou CNH
  • CPF ou CNPJ

Comprovação de renda

Ainda, em alguns casos, mas principalmente dependendo do quanto você pagou das mensalidades do consórcio, será preciso apresentar um comprovante de renda.

Quem possui carteira assinada ou é profissional liberal precisara apresentar os 3 últimos holerites e cópias da carteira de trabalho. 

Já aposentados e pensionistas podem comprovar sua renda apresentando o último extrato do pagamento da aposentadoria e cópia do cartão de benefício. 

Considere cuidadosamente os tipos de propriedade que você realmente pode pagar

Agora que você já sabe como poderá usar sua cota de consórcio já contemplado para pagar seu novo imóvel, é hora de aprender a como escolhê-lo com cautela. 

Antes de começar a procurar propriedades, saiba quanto você pode pagar, o valor do imóvel deve ser igual ao da cota contemplada de imóvel, caso contrário, será preciso pagar a diferença. Isso não significa o máximo que você pode pagar, significa o valor da sua carta de crédito.

Não se esqueça de que, quando você está comprando um imóvel, ou seja, há vários outros custos iniciais a serem cobrados, incluindo impostos.

Descreva suas necessidades, objetivos e desejos

Na hora de escolher seu imóvel determine exatamente o que você está procurando: número de quartos, dimensão do quintal, localização de lojas e escolas, privacidade e espaços abertos ou proximidade de serviços etc.

Você também deve considerar suas necessidades nos próximos anos, considere se você terá mais filhos, ou se seus filhos mais velhos vão sair de casa, escadas em casa se suas articulações já estiverem incomodando você, manutenção em casa se você mora sozinho etc.

Não tente cronometrar o mercado

Mesmo que você esteja fazendo a compra de consórcio já contemplado para investir em um novo imóvel, não fique obcecado em tentar avaliar o mercado e descobrir quando é o melhor momento para comprar. 

Tentar antecipar o mercado imobiliário é impossível, a melhor hora para comprar é quando você encontra sua casa perfeita e pode pagar. O setor imobiliário é cíclico, sobe e desce e volta a subir, então, se você tentar esperar o momento perfeito, provavelmente perderá.

Faça mais algumas pesquisas

Não existe uma informação mais importante do que a outra quando se trata de comprar um imóvel, portanto, dedique um tempo para conhecer o máximo possível sobre os bairros da sua cidade que você identificou como tendo potencial.

Converse com agentes imobiliários e seu corretor para ter uma ideia do que está acontecendo na área local. Certifique-se de entender como as propriedades são avaliadas e como isso difere do preço de tabela.

Maior nem sempre é melhor

Todo mundo é atraído pela maior e mais bela casa do quarteirão, mas maior geralmente não é melhor quando se trata de casas. 

Há um velho ditado no setor imobiliário que diz que não compre a maior e melhor casa do quarteirão. A maior casa atrai apenas um público muito pequeno e você nunca deseja limitar os potenciais compradores quando vai revender. 

Às vezes, é melhor comprar a pior casa do quarteirão, porque a pior casa por metro quadrado sempre negocia mais do que a maior.

Aproveite o tempo para detectar quaisquer problemas com a propriedade

Depois de encontrar um imóvel no qual você está interessado e que vale a pena comprar um consórcio contemplado a venda para investir nela, verifique se ele não apresenta surpresas ocultas desagradáveis. 

Cheiro de mofo e odores relacionados a animais, bata nas paredes para ver se elas soam vazias. O vaso sanitário está nivelado corretamente? O aquecimento / ar condicionado funciona? A pressão da água está boa? Os aparelhos funcionam?  Faça perguntas e não tenha medo de perguntar mais.

Você está comprando uma casa, não está namorando

Comprar uma casa baseada em emoções só vai partir seu coração, se você se apaixona por algo, pode acabar tomando algumas decisões financeiras muito ruins. 

Há uma grande diferença entre suas emoções e seus instintos, seguir seus instintos significa que você reconhece que está recebendo uma ótima casa por um bom valor. Ir com suas emoções é estar obcecado com a cor da tinta ou no quintal. É um investimento, então fique calmo e seja sábio.

Trabalhe com profissionais experientes

Com uma compra tão grande, faz sentido cercar-se de especialistas, tanto a administradora do seu consórcio, quanto à imobiliária que irá ajudar com a escolha da casa. 

Contrate o inspetor residencial mais completo e licenciado que você puder encontrar para identificar quaisquer problemas que possam acabar se tornando reparos caros.

Trabalhe com uma empresa de consórcio seria para que tudo seja estruturado para atender às suas necessidades e converse com um consultor financeiro sobre a realidade da propriedade da casa. Para evitar conflitos, considere conseguir um bom advogado também.

Negocie o máximo que puder

Como comprador, você deve se sentir no controle e como se não tivesse nada a perder com uma negociação robusta. 

Certifique-se de negociar o máximo possível, enquanto um extra de R$ 40,000 pode não parecer muito no grande esquema das coisas, quando você está lidando com um acordo de seis ou sete dígitos, tudo se soma.

Não se sinta pressionado

Lembre-se sempre de que os agentes imobiliários são vendedores especializados e estão trabalhando para o fornecedor. 

Geralmente, é do interesse deles obter uma venda rápida pelo preço mais alto possível, para conseguir isso, eles podem pressionar você a fazer uma oferta “antes que alguém a compre”. 

Se você se sentir apressado, afaste-se, é menos provável que você tome uma decisão de que se arrepende se dedicar algum tempo a considerá-la de maneira correta e objetiva. Lembre-se, na maioria dos casos você tem até 45 dias para utilizar sua carta de crédito, isso é tempo o suficiente para escolher uma boa casa.

Agora que você já sabe como funciona uma carta de crédito contemplada e como escolher um imóvel perfeito para realizar seu sonho da casa própria, após ser contemplado ou comprar uma cota não perca tempo, começa a investir em seu sonho.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.