5 dicas DIY para criar uma estratégia de marketing para pequenas empresas

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Administrar uma pequena empresa significa não ter dinheiro suficiente para fazer tudo o que você precisa e deseja fazer. Dirijo uma pequena empresa e sinto essa dor todos os dias.

Minha capacidade de apresentar idéias sobre como expandir meus negócios excede em muito o dinheiro disponível para implementá-las. Trabalho com estratégias de marketing digital para pequenas empresas que precisam de assistência e muitos de nossos clientes em potencial estão em uma situação semelhante.

Ao propor nossos serviços a esses empreendedores, vejo seus olhos se arregalarem e a empolgação crescer à medida que eles veem o potencial do que oferecemos, apenas para ver suas esperanças frustradas e a decepção em seus rostos quando falamos sobre o que isso custará.

Não é que eles não acreditem que nossos serviços os ajudem a crescer, mas eles simplesmente não têm o orçamento.

Quando isso acontece, tento ajudar esses pequenos empresários, propondo maneiras pelas quais eles podem se envolver no marketing digital do tipo faça você mesmo sem gastar muito do seu valioso tempo e dinheiro.

Aqui estão as minhas 5 principais dicas.

1. Aprenda o básico sobre SEO

Você controla seu site e o conteúdo de uma maneira que não pode controlar o que publica nas mídias sociais ou em qualquer outro lugar. Mas se o seu site não puder ser encontrado pelos clientes em potencial que o pesquisam, que benefício ele está fazendo para você?

SEO real – o tipo que gera grandes resultados, geralmente requer grandes quantidades de tempo e dinheiro. Mas acertar noções básicas de SEO pode ser feito de graça, sem muito tempo. Se o seu site estiver executando o WordPress, como 26,2% de todos os sites , a primeira coisa que você deve fazer é instalar o plugin Yoast SEO e seguir os princípios básicos de configuração.

Então confira o Guia para iniciantes em SEO da Moz (é grátis) e passeie por ele, aplicando o conhecimento que você obtém ao ver onde ele pode ser aplicado de maneira rápida e fácil. Não, fazer essas coisas não substitui a contratação de um SEO em tempo integral ou de uma empresa de SEO, mas é muito melhor do que não fazer nada.

2. Inicie um blog

Provavelmente, você já possui uma seção de blog em seu site, mas ninguém está postando nada nele. Se você se esforça para saber sobre o que escrever em um blog ou como escrever de maneira eficaz, recomendo conferir os livros Youtility, de Jay Baer, ​​e Everybody Writes, de Ann Handley.

Mas a dica mais curta que eu daria a qualquer pequeno empresário é acessar a pergunta e responder ao site Quora , encontrar perguntas relacionadas a seus produtos e serviços, tornar essa pergunta o título de uma postagem no blog e responder à pergunta na postagem no blog. .

Você não apenas descobrirá que os visitantes do seu site adoram esse tipo de conteúdo, mas também fará grandes coisas pelos seus esforços de SEO.

3. Aumente sua lista de email

E se você tivesse 1.000 clientes em potencial que lhe disseram que estão interessados ​​no que você tem a dizer, tanto que pediram que você enviasse mais informações regularmente? Isso é o que é uma lista de e-mail, se você a crescer da maneira certa.

Torne muito fácil para as pessoas se inscreverem no seu e-mail quando for mais provável, colocando um campo de inscrição no final de cada uma das postagens do seu blog. Não tente coletar muitas informações ou você dificultará a inscrição.

Experimente um pop-up de uma empresa como o SumoMe, que fornece essa ferramenta para sites WordPress e qualquer outro.

Sim, sim, eu sei, você odeia esses pop-ups, mas é provavelmente porque eles foram implementados da maneira errada. O ponto é que eles funcionam e funcionarão melhor se você fizer isso de uma maneira que atenda aos interesses dos visitantes do seu site.

Considere também oferecer incentivos para que as pessoas se inscrevam, como acesso a um white paper, e-book ou série especial de postagens no blog .

Não sabe o que colocar nos seus emails? Você pode encontrar livros inteiros sobre esse tópico, mas para começar? Coloque suas postagens em e-mails ou verifique seus concorrentes para ver o que eles colocam e depois pergunte a si mesmo: “Se eu fosse meu próprio cliente, esse conteúdo ficaria feliz em ver?”

Com que frequência você deve enviar e-mails? Depende, mas eu recomendo pelo menos uma vez por semana.

O especialista em marketing por e-mail Ben Settle envia um e-mail todos os dias. Se você deseja aprofundar-se em questões como a melhor maneira de programar seus e-mails, bem como todos os outros aspectos do marketing por e-mail, o Newsletter de Jogadores de E-mail da Settle fornecerá as técnicas avançadas necessárias para transformar o marketing por e-mail em um importante fator de lucro para o seu negócio.

4. Comece a usar anúncios do Facebook

Mesmo para empresas B2B, os anúncios no Facebook são incrivelmente eficazes. Você pode segmentar seus anúncios para públicos-alvo específicos, escolhendo informações demográficas, interesses e regiões geográficas que correspondem a quem você procura.

Minha melhor dica de publicidade no Facebook? Use sua lista de e-mail do cliente existente para criar um Público parecido com o Facebook . Se você tiver 1.000 e-mails de clientes que já compraram seu produto, poderá fazer o upload dessa lista no Facebook.

O Facebook descobrirá quais perfis pertencem a esses endereços de email, analisará esses perfis e criará uma audiência de dezenas ou centenas de milhares de pessoas semelhantes que você pode segmentar com seus anúncios. Funciona tão bem que você quase sente que está fazendo algo sorrateiro. Você não apenas verá taxas de conversão muito mais altas dos seus anúncios do Facebook, como também gastará dinheiro exibindo seus anúncios para pessoas com menor probabilidade de se tornarem clientes.

5. Faça vídeos

Ninguém quer fazer vídeo. É tão difícil. Pelo menos é o que todos os seus concorrentes pensam e é exatamente por isso que você deve fazê-lo. Isso e o fato de que não é nada difícil.

Faça o download do aplicativo Periscope , faça uma dessas perguntas do Quora, use-o para criar um título para sua transmissão ou “escopo”, aponte o telefone para o seu rosto e responda a essa pergunta e depois responda a todas as outras perguntas que você receber dos espectadores. tempo real.

Envie seus melhores vídeos para o YouTube . Incorpore os vídeos do YouTube em postagens de blog relacionadas e compartilhe-os em seus outros canais de mídia social.

Se você tem medo de começar, assista a alguns escopos de outras pessoas para aumentar sua confiança – esta é uma nova plataforma para que todos estejam aprendendo junto com você. Comece nesta plataforma em rápido crescimento agora e daqui a um ano você dominará seu nicho.

Se você implementar apenas essas 5 dicas para sua pequena empresa, verá resultados surpreendentes. Você experimentará uma curva de aprendizado com cada um, mas rapidamente perceberá como é fácil. Se você não conseguir se concentrar em todos eles, basta escolher um e mergulhar. Você pode começar a comercializar sua empresa no Periscope nos próximos 15 minutos.

Experimente, o que você tem a perder? E deixe-me saber como vai.

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