Marketing e TI: como unir essas duas áreas na sua empresa?

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Marketing e TI: como unir essas duas áreas na sua empresa? Esta é uma das grandes dúvidas e desafios dos gestores atuais. Isso porque parece que os dois departamentos parecem não falar a mesma língua. Sem falar que, geralmente, apresentam posturas e objetivos diferentes. 

Enquanto os profissionais de TI têm como prioridades a estabilidade, a segurança a, a padronização e a organização e são, comumente, mais rígidos e sérios; os executivos de marketing querem conquistar clientes com mais velocidade e, por estarem continuamente ligados na inovação de na disrupção, se mostrem mais abertos e flexíveis. 

Um estudo do Leapfrog Marketing Institute revelou que apenas 30% dos profissionais de marketing consideram seu relacionamento com o setor de TI  colaborativo e produtivo. A mesma opinião foi compartilhada por somente 13% dos líderes de tecnologia. 

É claro que os dois setores se respeitam e compreendem que têm pontos de vista diferentes. Aliás, essas perspectivas distintas são essenciais do ponto de vista estratégico. Porém, é inegável que, em alguns momentos, a sinergia entre esses profissionais não aconteça como os gestores gostariam. 

Para que os processos de sua empresa ocorram de forma mais fluida, é fundamental que você compreenda tudo sobre o tema: Marketing e TI: como unir essas duas áreas na sua empresa?

Marketing e TI: como unir essas duas áreas na sua empresa na prática? 

Para integrar as duas áreas, é essencial que você, como gestor:

Seja estratégico 

É comum que enquanto o time de TI esteja direcionando seus esforços para garantir, ao máximo, a segurança dos dados, o pessoal do marketing esteja trabalhando para aumentar a taxa de retenção de clientes

Nesse contexto, é preciso que ambos os departamentos compreendam que estão à serviço de uma meta maior: contribuir, de modo holístico e funcional, para o faturamento da empresa. 

Embora isso possa soar um pouco abstrato, o fato é que, hoje, devido à falta de comunicação e falhas no processo de onboarding, muitos funcionários não associam as suas prioridades com a da companhia em que atuam. 

Foi o que mostrou um levantamento feito pela Harvard Business Review. De acordo com ele, 95% dos colaboradores de uma organização não entendem ou conhecem, a fundo, a proposta de valor e as estratégias da empresa. 

Em outras palavras, cabe a você, gestor, ser mais efetivo e estratégico na maneira como se comunica. Uma boa forma de fazer isso é estabelecer a meta da companhia  para os dois times, mas definir,  com especificidade,  como cada time deve contribuir para isso, por meio de tarefas realistas e práticas. 

Fuja dos termos da moda 

Expressões como “quebra de paradigmas” podem impulsionar sua equipe de marketing. Porém, elas nada significam para seu time de TI, uma vez que esses profissionais são mais práticos. 

O mesmo acontece quando o pessoal mais criativo e focado em vendas, escuta termos tecnológicos complexos. 

Para que isso não ocorra com seus times, na hora de utilizar um jargão para explicar um conceito, é crucial que ele venha acompanhado de uma explicação detalhada que considere o contexto e a perspectiva global dos setores envolvidos e da organização. 

Promova a igualdade

A falta de sintonia entre os dois departamentos ocorre, muitas vezes, pelo fato que os profissionais de ambos os setores não se sentem valorizados e tratados da mesma forma. 

Não é raro que os executivos de marketing se sintam em desvantagem. Afinal, hoje, o conhecimento tecnológico está mais em alta do que nunca.

Em contrapartida, a compra de softwares de uma empresa, geralmente, é centralizada nas mãos do time de marketing, o que gera grande frustração no pessoal de TI. 

Um estudo divulgado pela Walker Sands Communications mostrou que quase dois terços dos profissionais de marketing lideram a decisão de compra de tecnologia do departamento.  

Para que os dois times se sintam valorizados como deveriam, é imprescindível que você ofereça campanhas de incentivo para sua equipe de marketing, assim como inclua o seu pessoal de TI nas decisões de compra. 

Comemore as vitórias da empresa 

Outra dica importante sobre o tema “Marketing e TI: como unir essas duas áreas na sua empresa” é:  celebre as conquistas da empresa, não dos departamentos. 

Uma equipe de marketing pode não ver motivos para ajudar seus colegas de TI a cumprir o prazo de implantação de um código, mas certamente os verá se a comemoração for compartilhada. Ou seja, é primordial que todos sejam reconhecidos no fim das contas.  

Invista em treinamentos e em cursos 

Na maioria das vezes, a falta de sintonia entre os dois times não tem a ver com questões pessoais. Elas acontecem, simplesmente, porque as equipes não entendem a urgência e as prioridades da outra. 

Para que isso não aconteça, é fundamental investir em treinamentos e em cursos que expandam o conhecimento da equipe de TI sobre as tarefas e estratégias do marketing e vice-versa. 

Com mais conhecimento e sentindo que sua empresa quer agregar em suas carreiras, o processo de integração entre os departamentos acabará acontecendo de forma mais fluida. 

Marketing e TI: como unir essas duas áreas na sua empresa? Consideração final

Esperamos ter te ajudado e entender melhor sobre o tema:  Marketing e TI: como unir essas duas áreas na sua empresa? 

É claro que essa integração não acontecerá de uma hora para outra. No começo, é natural que alguns colaboradores mostrem um pouco de resistência. Cabe a você, gestor, ser paciente e firme para aplicar as dicas descritas neste post. 

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Esse artigo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma de educação à distância especializada em cursos virtuais e em treinamentos corporativos. 

 

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