Saiba as 5 melhores estratégias de marketing para sua clínica odontológica

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Assim como em outras áreas empresariais, o ramo da odontologia precisa, cada vez mais, montar uma boa estratégia de marketing para clinica odontologica

 

Mas, afinal, por que isso é tão importante e por que essas estratégias vêm sendo cada vez mais aplicadas pelas empresas? Bom, é isso que veremos no artigo a seguir.

O que é marketing odontológico?

Quando falamos em marketing odontológico, estamos discutindo as estratégias para atração, conversão e fidelização dos clientes, seja no meio digital ou offline, respeitando diretrizes e direcionamentos específicos para esse campo de atuação.

 

Ou seja, neste caso as campanhas e materiais produzidos visam atender clínicas e consultórios odontológicos, bem como áreas correlacionadas ao setor e que devem reger essas mesmas normas, sejam elas vinculadas ao plano odontologico ou não.

 

Independentemente da plataforma utilizada, seja digital ou não, o marketing tem a principal função de ajudar as empresas a divulgarem sua marca e ampliarem sua grade de clientes. 

 

Para que isso possa ser colocado em prática, cada empresa possui um plano estratégico específico, que vai de acordo com aquilo que ela acredita, precisa, quem é o seu público e o que tem funcionado para empresas do mesmo segmento.

 

No caso do marketing digital para clínicas odontológicas, incluindo as que trabalham com convenio odontologico, as estratégias devem ser direcionadas para essa área de atuação e as campanhas têm de trabalhar nesse sentido, mas sem descumprir com os regimentos para o marketing voltado para as áreas de saúde.

Benefícios do marketing odontológico

Os benefícios do marketing odontológico, quando bem aplicados, são os mais variados possíveis. 

 

Para começar, essas estratégias podem melhorar a divulgação do trabalho de uma clínica que está começando e que ainda não tem o devido reconhecimento no mercado.

 

Além disso, é um meio da empresa que atua na área da odontologia, como clínicas de odonto empresarial, de conseguirem alcançar seu público e ganhar a preferência dos clientes. 

 

Como esse é um setor bastante concorrido, visto que, existe uma grande quantidade de clínicas no Brasil, aumentar a exposição e o alcance do seu negócio pode ser fundamental para que se destaque e seja reconhecido frente aos concorrentes.

 

Mais ainda, cabe ressaltar que essas estratégias visam a educação do público, por meio de bons conteúdos. Assim, outra vantagem importante é a credibilidade e expertise conferidas à marca.

Quais são as melhores estratégias de marketing odontológico?

Além de compreender o que é o marketing odontológico e seus benefícios, é importante também considerar a parte prática da estratégia.

 

Ou seja, de que forma o marketing pode ser implementado e quais são as estratégias que oferecem resultados atrativos para as clínicas.

  • Defina o público-alvo

Cada clínica odontológica pode trabalhar com uma especialização ou perfil de cliente. Por isso, identificar e especificar o tratamento é necessário para atrair o público certo.

 

Por exemplo, podemos encontrar clínicas que são especializadas em tratamentos com crianças, outros com idosos, ou mesmo tratamentos específicos em clínicas que oferecem atendimento apenas para plano dental coletivo empresarial.

 

Essa especificação, ou melhor, nicho, é o que o marketing chama de definição do público-alvo para que possa atuar com mais efetividade, compreendendo o que o público espera e o que a clínica oferece.

 

Assim, para boas estratégias de marketing odontológico, é fundamental que você saiba para quem você vai divulgar seu serviço, aumentando as chances de atrair e converter novos clientes.

  • Utilize as redes sociais

As redes sociais, como o Instagram e o Facebook, são ambientes que possibilitam a aproximação com o público e que proporcionam, cada vez mais, oportunidades para os negócios. 

 

Além disso, as redes são ambientes com o maior número de possíveis clientes e com facilidade de serem alcançados. O Facebook, por exemplo, já possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo.

 

Nesse sentido, cada vez mais as empresas estão se adaptando a ampla utilização dessa rede social, fazendo com que ela trabalhe a seu favor, sendo uma das principais estratégias do marketing digital, principalmente para humanizar a marca.

 

Dessa maneira, é importante explorar essa estratégia. Criar uma conta com o nome do consultório, publicando conteúdos informativos e que promovam a interação, bem como manter o contato com o público é muito importante para atingir cada vez mais pessoas e se destacar nesse ambiente.

  • Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias do marketing digital que visa a produção de conteúdos variados na internet.

 

O foco dessa estratégia é realmente na qualidade das publicações, que podem ser realizadas em formato de vídeo, textos, legendas, fotos, ebooks, entre outros.

 

Ao qualificar os conteúdos publicados, seja nas redes sociais, no site ou em um blog, é possível educar e atrair o público de forma orgânica.

 

Inclusive, cabe ressaltar que as normas do segmento permitem apenas ações que envolvam a produção de conteúdos informativos para a captação de clientes.

  • Faça parcerias com outras empresas

É muito comum que ocorram eventos grandes da área da odontologia, como congressos, reuniões e exposições, sendo uma ótima oportunidade para realizar um bom networking e fechar parcerias com outras empresas que participam desse evento.

 

Muitas vezes, você pode oferecer um serviço que uma outra empresa do ramo não oferece, como trabalhar com plano dental para MEI, bem como aperfeiçoar as técnicas de tratamento e divulgação se tornam facilitadas. O contrário também é válido.

 

Dessa maneira, as empresas e profissionais podem se ajudar e fortalecer no segmento. 

  • Analise suas concorrentes

Por fim, outra dica importante é analisar as concorrentes. Essa observação faz com que você veja o que elas estão fazendo para melhorar seus trabalhos de divulgação, quais os assuntos mais debatidos nos conteúdos, quais estratégias de marketing estão sendo utilizadas, bem como os seus diferenciais que podem ser destacados.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

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