Vantagem para o seu negócio: Como implementar o sistema delivery para lanchonete?

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Quando se fala em sistema delivery, muitas pessoas acreditam que o processo é complexo. Por conta disso, muitos comerciantes se recusam a colocar esse serviço em sua lanchonete. Contudo, o serviço de delivery é mais simples do que muita gente imagina.

Apesar de muitos comércios que possuem delivery não possuírem serviços de salão, isso não é uma regra absoluta. Se o comércio tiver boa estrutura e for bem administrado, adicionar um sistema delivery pode ser muito vantajoso.

Como incorporar o sistema delivery

Não existe uma regra específica quando o assunto é delivery. O dono do comércio precisa testar esse serviço de várias formas e avaliar qual delas funciona melhor para ele. Ele precisa analisar bem o perfil de seus clientes e saber como o delivery poderá ajudá-los.

Por exemplo, o dono de uma lanchonete pode utilizar o WhatsApp, o Facebook ou até mesmo o Instagram para divulgar e executar as suas entregas. Por outro lado, existem comerciantes que utilizam as três ferramentas de uma vez ou então nenhuma delas. Apesar das redes sociais fazerem parte da nossa vida, ainda existem pessoas que preferem trabalhar apenas com o telefone fixo.

Além das redes sociais, existem as lanchonetes que fazem parcerias com aplicativos de entregas como o Ifood e a Rappi. Enfim, o modo como o gestor lida com o próprio comércio terá grande influência sobre o seu delivery.

Cada uma das alternativas citadas tem os seus pontos positivos e negativos. Não é possível afirmar que uma delas é melhor ou pior do que as outras. Nesse caso, a melhor opção é conhecer melhor cada uma dessas ferramentas e decidir qual delas pode ajudar o seu negócio.

Mudanças e poder financeiro

O comerciante deve ser flexível e aceitar mudanças, pois, no contexto do delivery, sempre é necessário se adaptar e se reinventar. Ou seja, talvez seja necessário alterar o modus operandi da empresa para encaixar o delivery. Quanto mais dinâmico e prático for o serviço daquela lanchonete, maior a chance de sucesso.

Ademais, ainda existe a questão financeira. Por exemplo, manter o delivery por conta própria, sem nenhum tipo de parceria, evita o custo com mensalidades ou taxas cobradas pelos apps de entregas. Por outro lado, é necessário que a empresa tenha uma boa estrutura para manter o seu próprio serviço de entregas. Nesse ponto, cabe ao proprietário analisar o que é melhor para a lanchonete dele.

Marketing

Caso o comerciante escolha o delivery dos aplicativos, o comércio dele terá maior visibilidade perante os clientes. Como esses apps de entrega são muito famosos, tê-los como parceiros pode ser um bom modo de divulgação. Em outras palavras, o app impulsiona as vendas de seu parceiro e lhe ajuda a expandir a própria marca.

A situação é bem simples: como a plataforma tem enorme visibilidade, ela faz o nome do comércio parceiro chegar mais longe. Dessa forma, o dono daquele comércio consegue trabalhar o marketing de sua empresa sem fazer grande esforço.

Contudo, ainda existe o fator qualidade. Por mais vantajosos que os aplicativos sejam, se o produto oferecido não for bom, essa parceria não vai adiantar nada. Além disso, sempre é necessário divulgar o seu comércio por conta própria, senão ele dificilmente obterá sucesso.

 

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