3 dicas para começar a empreender na construção civil

0

O empreendedorismo é o sonho de muita gente. Porém, o que a grande maioria não se atenta e por isso fracassa, é em relação a desenvolver suas atividades em uma área que tenha conhecimento. Se você quer começar a empreender na construção civil, então siga essas 3 dicas!

Para manter-se no mercado é preciso criar um negócio sólido. Infelizmente os dados coletados pelo Sebrae revelam uma triste realidade: A cada grupo de quatro negócios que se abrem, um deles fecham antes de 2 anos.

Planejar é o primeiro passo para desenvolver um negócio de sucesso. Sabendo disso, resolvemos listar 3 dicas para quem quer começar a empreender no ramo da construção civil.

1.   Defina um nicho para atuar

Conheça o mercado da construção civil e escolha um nicho de atuação. Por exemplo, você poderá escolher:

  • O nicho para reformas, visto que grande parte da população prejudicada pela crise econômica e financeira no Brasil, estão optando por reformar em vez de edificar.
  • Nicho de reparos, nesse caso nos referimos as instalações hidráulicas e as elétricas, todas precisam passar por um reparo regularmente, portanto, é um nicho bastante demandado.

Observe que a ideia aqui é de empreender em áreas que ainda não estão saturadas, ou seja, que a quantidade de oferta de serviços é menor que a quantidade de demanda.

2.   Defina um regime tributário para o seu empreendimento

Uma vez que você determinou o nicho de atuação, agora é hora de definir o regime tributário para o seu empreendimento.

Isto é uma burocracia jurídica imposta pelo Estado. Tudo que precisa é fazer a definição da forma como a Receita Federal irá tributar sua empresa.

É extremamente necessário verificar qual o regime mais adequado para o seu nicho. Observe que uma má escolha poderá implicar em cobrança excessiva de tributos.

A escolha não é tão fácil, pois irá depender de muitos fatores tanto interno quanto externo ao empreendimento. De qualquer forma, vale destacar os principais regimes:

  • Lucro real;
  • Lucro presumido;
  • Simples nacional.

3.   Selecione bem a sua equipe de trabalho

Um dos grandes obstáculos para empreender na construção civil com sucesso é encontrar pessoal capacitado.

Agora que você já sabe em que ramo pretende atuar dentro da construção civil, então poderá focar na seleção de pessoal qualificado, ou seja, que possua a capacitação necessária para desenvolver as atividades.

É preciso ir além e escolher uma equipe engajada e que realmente vista a camisa da empresa, assim, o sucesso será certo.

O planejamento como base

Observe que colocar em prática as 3 dicas para começar a empreender na construção civil não é algo fácil e vai lhe tomar tempo.

Para reduzir a possibilidade de imprevistos e ganhar tempo, realize o planejamento estratégico.

Neste, você irá determinar todos os recursos necessários para começar a empreender, bem como, definirá como captar tais recursos.

Você precisa ser um profissional planejado para poder empreender nesse ramo da construção civil, pois, você demonstrará com ações a seus funcionários como planejar e fazer um orçamento de obra na prática e conseguir mais clientes!

Certamente este artigo foi último e pode ajudar a empreender com sucesso, então colabore com suas experiências fazendo o seu comentário no espaço reservado abaixo. Dessa forma, poderemos ajudar mais pessoas a empreender!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.