8 dicas para manter seu bebê aquecido nas noites frias de inverno

0

Um dos desafios mais comuns enfrentados por todas as mães é manter os pequenos quentinhos durante os dias frios do inverno. Principalmente aqui no Brasil que temos a maior parte do ano com dias quentes e ensolarados.

No inverno, especialmente quando está frio lá fora, fica muito difícil para os bebês regularem a temperatura do corpo, o que os torna mais vulneráveis ​​à tosse, resfriado e gripe.

Portanto, é muito importante que você tenha conhecimento sobre como ajudar seu bebê a manter uma temperatura corporal consistente durante o inverno, especialmente à noite.

Nesse artigo vamos te dar dicas do que você deve fazer para manter seu bebê quente e confortável nas noites frias de inverno.

1)  Vista seu bebê em camadas:

No inverno, a melhor maneira de manter o bebê aquecido durante o sono é vesti-lo com camadas ‘fáceis de colocar e tirar’. Em vez de sobrecarregar seu bebê com roupas pesadas ou de lã, use algumas camadas finas de roupas quentes que você pode remover facilmente durante a troca de fraldas. Uma boa estratégia é vestir o bebê com uma camada a mais do que você está vestindo.

O pijama macacão em fleece é uma ótima pedida para essa época.

Você quer que seu bebê se sinta confortavelmente quente? Uma boa maneira de verificar isso é sentir o peito, as costas ou a barriga do bebê que devem estar quentes. Não se preocupe se as mãos e os pés do bebê estiverem frios, isso é normal.

Embora seja importante manter os bebês aquecidos, é igualmente importante que o bebê não superaqueça. O superaquecimento tem sido associado à síndrome da morte súbita inesperada do bebê .

2)  Defina a temperatura ambiente certa:

Para garantir que o recém-nascido não fique nem muito quente nem muito frio, tente manter o quarto a uma temperatura confortável entre 18 e 20 graus Celsius. Use um termômetro para verificar se o quarto do bebê fica ou não em uma temperatura segura e confortável. Idealmente, a temperatura ambiente deve ser aconchegante para um adulto levemente vestido.

Para muitos de nós, isso parece um pouco frio, mas pesquisas mostram que é uma temperatura segura e confortável para um bebê dormir.

Dar um banho quentinho é uma maneira adorável de aquecer seu filho, além de ser um ótimo motivador de sono, pesquisas mostram que um banho quente ajuda a ter uma boa noite de sono. Após o banho do bebê, eles precisam ser secos rapidamente e depois vestidos ou enrolados em uma toalha quente.

3)  Use um saco de dormir:

Às vezes, quando o tempo está muito frio, vestir seu bebê não é suficiente para mantê-lo aquecido. Para proporcionar ao seu bebê um sono confortável e repousante nessas noites geladas, é necessário envolvê-lo em um cobertor grosso. Caso seu pequeno chute os cobertores com muita frequência, você pode colocá-lo em um saco de dormir (também conhecido como cobertor vestível) para dormir.

Não há dúvida de que, se o seu filho for mantido na temperatura certa, isso terá um efeito positivo na qualidade do sono.

4)  Mantenha as correntes de ar longe do bebê:

A posição do berço do seu bebê no quarto também afeta a sensação de conforto dele durante o sono. Coloque o berço ou a cama a alguns metros de saídas de ar, janelas, portas e paredes externas. Além disso, feche todas as janelas e portas para impedir a entrada de ar frio no quarto.

5)  Use um colchão firme:

Para manter o berço do bebê quente por baixo, use um colchão firme, coberto com uma folha protetora de colchão impermeável e bem ajustada. Colchões feitos de material muito macio não apenas colocam seu filho em risco de risco, mas também aumentam suas chances de adoecer devido ao ar frio que entra pelo colchão. Então é melhor evitá-los.

6)  Cubra a cabeça e as mãos do seu bebê:

Como os bebês perdem muito calor na cabeça e nas mãos, torna-se realmente importante usar uma touca macia e luvas leves para fornecer ao seu filho uma camada extra de calor. Além disso, você pode manter os pés quentinhos usando um par de meias.

7)  Pré-aqueça o berço antes de colocar o bebê:

Se você achar que há muito frio na casa, considere pré-aquecer o berço para criar um espaço de sono quente e aconchegante para o seu filho. Para atingir esse objetivo, você precisa colocar uma toalha quente (vc pode passar com ferro) ou uma almofada de aquecimento (daquelas que podem ser colocadas no micro-ondas) sobre o lençol do berço pelo menos 30 minutos antes de colocar o seu pequeno para dormir. Mais importante, remova-o antes de deitar o bebê para evitar superaquecimento ou queimaduras.

8) Vestindo o bebê para sair

Não só as noites de inverno são preocupantes, mas quando você tem que sair com o bebê em um dia bastante frio.

Os itens mais recomendados nesse caso são chapéus, gorros, meias, botinhas, mantas e casacos que podem ser usados ​​para manter os bebês agradavelmente quentes.

Como um guia geral, vista seu bebê com o mesmo número de camadas que você está vestindo, além de uma camada extra.

Se for um dia de inverno particularmente frio, talvez seu bebê precise usar algumas luvas. Mas lembre-se de remover essas camadas extras assim que chegar em um ambiente interno ou entrar em um carro, ônibus ou trem quente, mesmo que isso signifique acordar seu bebê. Essa medida é muito importante para que o bebê não superaqueça.

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar essas informações em suas redes sociais.

Artigo escrito por: Equipe Petit Papillon Bebê & Criança

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.