Carta de concessão: Saiba tudo sobre esse documento do INSS

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A carta de concessão do INSS é essencial no processo de requerimento de benefícios. Descubra qual a sua utilidade, importância e como consultar, para garantir o direito do recebimento de benefícios do INSS, aqui neste artigo.

Carta de concessão do INSS

Ao realizar o pagamento da Previdência Social mensalmente, o contribuinte tem direito a diversos benefícios INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), entre eles: auxílio-maternidade, auxílio-doença/acidente, aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, etc.

No entanto, para conseguir receber o benefício solicitado, é preciso passar pelo processo estabelecido, incluindo o de receber a carta de concessão que é um documento oficial do INSS, o qual refere-se ao valor e informações sobre o benefício, como em qual banco será efetuado o o pagamento do mesmo.

Na carta de concessão do INSS encontramos as informações sobre o número e valor do benefício, data para pagamento e de requerimento do mesmo, método do pagamento e cálculos.

Importância da Carta de concessão do INSS

A carta de concessão é o registro oficial do INSS, a qual informa se o benefício foi concedido ou não ao contribuinte. O documento pode ser utilizado pelo contribuinte para recorrer quando o valor não é liberado, por exemplo.

Quando o benefício é concedido, a carta de concessão é importante para identificar como o cálculo do valor foi realizado, conferir os dados sobre local, data, entre outros.

Como consultar a Carta de concessão do INSS?

Para consultar a carta de concessão do INSS é preciso acessar o site, aplicativo Meu INSS, entrar em contato pelo telefone INSS ou ir até uma agência INSS mais próxima de sua residência.

A seguir vamos ensiná-lo como consultar a carta de concessão do INSS pelo site oficial, saiba mais aqui.

O primeiro passo é acessar o Meu INSS, realizar o login na página nos campos solicitados, para isso, acesse a “área do usuário”.

Ao efetuar o seu login no canto superior da tela, você será redirecionado para criar uma conta no portal (caso ainda não tenha o cadastro), basta informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e uma senha.

Depois de concluir a etapa de cadastro, e acessar o login, você deverá selecionar a opção “carta de concessão” no portal INSS.

Caso este seja o primeiro benefício requerido, o mesmo aparecerá na tela automaticamente, mas se já recebeu dois ou mais benefícios é preciso clicar no que deseja consultar a carta de concessão.

Gostou de mais um dos nossos artigos? Para mais informações sobre o INSS, ligue para o telefone 135, o atendimento é das 7:00 às 22:00 horas de segunda à sábado.

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