Cataratas: Tipos, sintomas e tratamento

0

Cataratas: tipos, sintomas e tratamento. Confira quais as principais informações sobre a doença e como a mesma deve ser tratada.

Assim como uma lente de câmera focaliza a luz para criar uma imagem nítida no filme da câmera ou sensores internos, a lente em seu olho focaliza os raios de luz na parte de trás do olho, onde a retina mapeia e codifica essas imagens e as envia para o seu cérebro.

A catarata é uma doença que causa a turvação dentro das lentes transparentes do olho, conhecidas como cristalino, evitando que a luz passe, causando visão reduzida ou mesmo cegueira em casos mais graves.

O que causa catarata?

Quando uma catarata turva seu cristalino, ela impede que a imagem nítida chegue à retina. Como uma área nebulosa em uma vidraça, a catarata cria distorções visuais ou pode até crescer e produzir cegueira.

A maioria das cataratas leva anos para se desenvolver e, portanto, mesmo antes de sua visão ficar visivelmente embaçada ou comprometida, existem muitos outros sinais sutis possíveis de que você tem uma catarata, incluindo visão dupla, brilho excessivo, sensibilidade à luz, desbotamento ou amarelecimento das cores, ou visão ruim a noite durante ao dirigir.

Na maioria das vezes, o desenvolvimento da catarata faz parte do envelhecimento normal, embora, a catarata também possa se desenvolver como consequência de lesões oculares, bem como de algumas doenças ou mesmo por causa do uso de medicamentos.

Mas, fatores genéticos também pode influenciar o desenvolvimento da catarata. Algumas famílias têm maior probabilidade de desenvolvê-los do que outras.

Existem também alguns mitos comuns sobre a catarata ser contagiosa ou por ficar muito tempo assistindo TV, pois a doença não é causada pelo uso excessivo dos olhos e não se espalha de um olho para o outro.

Ou seja, a catarata pode ser causada pelo processo de envelhecimento, fatores genéticos e estilo de vida.

Mas, o fato mais importante sobre a catarata é que geralmente são altamente tratáveis ​​e, na maioria dos casos, uma boa visão pode ser restaurada.

 

Quais são os tipos de catarata?

 

Os principais tipos de catarata são:

  •         Catarata senil – Causado pela idade
  •         Catarata causada por doenças e medicamentos
  •         Catarata traumática – Causada por acidentes
  •         Catarata congênita – fator hereditário

 

Tratamento para cataratas

 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, depois que a catarata se forma no olho, não há colírios ou medicamentos, exercícios para os olhos ou óculos que removam a mesma, esses cuidados apenas ajudam a retardar o seu avanço.

No entanto, se a catarata for pequena ou localizada na lateral do cristalino e sua visão estiver apenas ligeiramente embaçada, mudar a prescrição de seus óculos pode melhorar sua visão, pelo menos por algum tempo.

Para cataratas maiores ou obstrutivas, a cirurgia – a remoção do cristalino turvo – é o único tratamento comprovado para a resolução ou remoção total da catarata. Felizmente, com os avanços da tecnologia e da técnica, a cirurgia de catarata é extremamente segura, quase sem dor e tem uma taxa de sucesso extremamente alta.

Novos tratamentos e técnicas significam que a maioria das cataratas pode ser tratada com sucesso através da cirurgia, muitas vezes para restaurar totalmente a visão.

 A cirurgia de catarata é a opção mais eficaz. A melhora da visão geralmente é alcançada na recuperação em um a três dias.

Se a catarata está impedindo você ou um ente querido de ver bem o suficiente para ler, dirigir ou aproveitar a vida, converse com seu médico sobre a cirurgia de catarata e o que ela pode fazer por você.

 

O que acontece na cirurgia de catarata?

 

Durante a cirurgia de catarata, o cristalino turvo é rompido por ondas sonoras e as partículas minúsculas do cristalino são aspiradas. Em seguida, uma substituição de lente intraocular (IOL) transparente, artificial e permanente é inserida nesse olho.

A cirurgia de catarata geralmente é um procedimento rápido. A cirurgia real pode levar apenas 20-30 minutos. Um anestésico local reduz o desconforto e a maioria dos pacientes acha que é praticamente indolor.

Nos próximos dias após a cirurgia, alguns pacientes sentem um pequeno desconforto no olho tratado enquanto ele cicatriza. Ao mesmo tempo, a maioria dos pacientes nota uma melhora significativa em sua visão.

 

Como posso saber se a cirurgia é para mim?

 

A maioria das cataratas pode ser tratada com cirurgia. Se a cirurgia ocular é para você, é uma decisão a ser feita entre você e seu oftalmologista.

O oftalmologista fará um exame oftalmológico completo e verificará seu histórico médico e status para que você saiba se é um bom candidato para uma melhora bem-sucedida da visão por meio da cirurgia de catarata.

 

Escolhendo a lente certa que melhor se adapta ao seu estilo de vida

Até recentemente, todos os que fizeram cirurgia de catarata recebiam basicamente a mesma lente intraocular (LIO). Mas com as tecnologias avançadas de hoje, existem várias opções. Alguns podem permitir que você enxergue bem em todas as distâncias sem a ajuda de óculos bifocais ou de leitura.

Lente monofocal: Essas lentes fornecem uma visão clara à distância. No entanto, talvez você ainda precise usar óculos para ver de perto.

Lente monofocal de correção de astigmatismo: Essas lentes de tecnologia avançada são projetadas para corrigir catarata e astigmatismo. Você pode esperar uma visão clara à distância sem a necessidade de óculos. No entanto, provavelmente você precisará de óculos para ler.

Lente multifocal: a maioria das lentes comuns pode corrigir a visão apenas a uma distância. Essas lentes de tecnologia avançada corrigem a visão de perto, de longe e no meio, para ter a melhor chance de se livrar dos óculos.

Lente multifocal de correção de astigmatismo: Essas lentes de tecnologia avançada têm vários pontos focais, projetados para corrigir cataratas e astigmatismo corneano. A lente oferece uma gama completa de visão – perto, longe e intermediária, enquanto oferece qualidade de imagem aprimorada e sua melhor chance de ficar longe dos óculos.

 

Depois da cirurgia

 

Embora a cirurgia de catarata geralmente tenha uma recuperação rápida e indolor, você deve providenciar para que alguém o leve para casa depois do procedimento. Em 24 horas já estará de alta para realizar atividades comuns do dia a dia e voltar a trabalhar.

Nos primeiros 3 dias, você pode sentir algum desconforto e incômodo, como coceira nos olhos, visão embaçada, entre outros, que serão informados pelo seu médico na consulta. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.