Coffee break o que servir

0

Coffee breaks são sempre uma boa ideia pra pausas em encontros coletivos longos, seja para descontrair, descansar, ir ao banheiro ou até mesmo trocar contatos e matar a fome. Porém, para que isso aconteça, uma boa organização deve ser feita para que todos saiam satisfeitos e felizes. Aqui você vai ver algumas dicas de como servir um coffee break útil e prático para diversas ocasiões.

coffee break o que servir
Coffee breaks são uma ótima pedida para descontrair reuniões longas.

O que é coffee break

A expressão “coffee break” vem do inglês e significa “pausa para o café”, ele já é bem comum no Brasil e serve como um intervalo estratégico durante reuniões, congressos e seminários. Geralmente o coffee break é feito com uma mesa com lanches e bebidas diversas, a maioria já separada em pequenas porções, para facilitar a movimentação ao redor da mesa. A ideia do coffee break é ser apenas petiscos e não uma refeição completa, portanto ela não pede que todos possuam cadeiras e tenham marcações exatas para ficarem, muito menos garfos e facas. É algo mais descontraído, justamente para relaxar durante horas de concentração no evento que está sendo sediado.

Usualmente, a duração de um coffee break é de, no máximo, uns 30 minutos, isso também depende da quantidade de participantes, já que quanto mais gente, mais tumultuada será a mesa de lanches, portanto é sempre bom deixar um período que se tenha certeza de que todos as pessoas já conseguiram se satisfazer.

Não subestime a importância do coffee break, afinal, com tanto tempo que gastamos em ambientes online, uma interação pessoal, cara a cara, é mais do que necessária, somos seres sociáveis e precisamos de momentos descontraídos. Além disso, um bom networking pode surgir desse evento.

O que fazer para um coffee break

Antes de tudo, o que se deve fazer é analisar e entender o perfil do público que irá no evento. Após isso, veja o tempo de duração do seu evento. Pesquisas revelam que o cérebro só consegue prestar atenção 120 minutos seguidos, portanto, veja se é uma boa planejar até mais do que um único coffee break.

Como comentado, as pausas geralmente duram no máximo 30 minutos, mas verifique se esse tempo é o suficiente ou é exagerado conforme o seu público e também em relação a quantidade de comida servida. Cuide para que esse período não seja longo demais, isso pode desvirtuar a atenção da sua reunião ou palestra.

Selecionar um local adequado para realizar a pausa também é importante. Não escolha um local muito afastado do ambiente do evento, dessa forma você manterá a concentração e evitará tumultos na hora que o coffee break for anunciado. Divida a mesa de maneira prática, se necessário, prefira por mesas menores e mais espalhadas no ambiente para distribuir melhor os alimentos e não ficar todas as pessoas amontoadas ao redor de uma única mesa.

Separe os lugares dos utensílios como pratos, guardanapos, copos e xícaras da área da comida. Uma boa ideia é deixar uma única mesa para esses objetos. Lembre-se que um ambiente organizado é extremamente importante para a otimização do tempo e também para causar uma boa impressão aos convidados. Afinal, todo mundo gosta de sair de uma reunião bem organizada, em um ambiente limpo e com boa comida.

O que servir em um coffee break

A mesa de um coffee break depende muito do horário em que ele será servido. Aqui vão algumas dicas para cada momento do dia:

O que servir em um coffee break pela manhã

Um coffee break matutino deve pensar em alimentos que irão fornecer energia para os convidados e que os ajudem a manter a atenção, o que as vezes pode ser difícil logo de manhã. Portanto, nunca esqueça de um item essencial, o café.

Além de cafeína, pense também em sucos, leite, chá e água. Outras ideias são:

  • Sanduíches:

as versões mini podem facilitar na hora de se servir, pense em recheios simples, que são de costume as pedidas mais tradicionais como queijo e presunto;

  • Biscoitos:

não precisa ser uma vasta variedade, apenas alguns;

  • Frutas:

essa opção é ótima e refrescante, não esqueça de já as oferecer em pedaços, ninguém se sentirá muito confortável tendo que comer uma maçã inteira no meio de executivos;

  • Petit fours:

são biscoitinhos de opção doce ou salgada, possuem diversos tipos e podem trazer um gostinho doce para o seu coffee break.

Coffee break a tarde o que servir

coffee break a tarde o que servir
Criar uma rede de networking é um dos benefícios de um coffee break.

Coffee breaks vespertinos podem variar com as opções de coffee break matutino. Café sempre é bem vindo e outra pedida que pode agradar seus convidados é pedaços de bolo ou algum tipo de torta, lembre-se de sempre servir em quantidades pequenas para facilitar no manejo dos pedaços, pense que a maioria vai comer apenas com guardanapos ou apenas um garfo.

Outra ideia de café da tarde é levar algum tipo de sobremesa como mousses em potinhos individuais, são refrescantes e diferentes, pode impressionar seus convidados.

Algumas confeitarias podem fornecer ótimas opções de bolo para seu evento. Se você mora na capital paranaense, uma confeitaria em Curitiba pode ser uma boa ideia de empresa local para orçar seus doces e bolos. Sempre procure empresas locais para esse tipo de serviço, garantirá refeições frescas.

O que servir em um coffee break à noite

Um coffee break noturno deve ser mais robusto, afinal, ele pode estar substituindo a janta de muitos dos convidados de seu evento. Portanto, pense nele como um coquetel. Foque em frutas e salgados, nesse período, alimentos como cereais e biscoitos não são tão usuais, então é uma boa ideia retirá-los da mesa. Chás e leite também podem sair da lista, a não ser que você oferecerá café nesse período também.

Como já falamos, um bom estudo dos convidados dirá para você se é possível investir em ideias mais ousadas como bebidas alcoólicas. Mas lembre-se de manter uma única proposta, se a ideia é ser um evento mais formal, nada de bebidas baratas. Para isso, vinhos finos, espumantes ou até mesmo cervejas artesanais podem ser uma boa pedida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.