Como parar de cantar para dentro

0

Quer aprender a parar de cantar para dentro? Essa é uma dúvida muito comum entre quem está começando a desenvolver as técnicas de canto.

Geralmente, quando as pessoas falam em “cantar para dentro”, elas querem dizer uma de duas coisas: ou elas sentem que a voz sai sem volume, ou elas sentem que a voz não sai da garganta.

Neste primeiro caso, percebe-se uma voz sem volume e tensa. Aqui, o principal motivo causador é a tensão na laringe e sua musculatura externa. A timidez e a falta de preparo podem agravar (e muito) essa condição.

Já no caso de quem acredita que a voz não sai da garganta, a situação é diferente. Essa sensação pode ser causada por pequenas lesões na garganta, o que transmite a sensação de arranhado.

Felizmente, existem algumas dicas básicas que podem ajudar a se livrar desses problemas. Então não deixe de ler o artigo até o final!

Veja 4 dicas de como parar de cantar para dentro

Aqueça sua voz

O aquecimento é uma etapa imprescindível do canto e você nunca pode pular esse exercício se quiser se tornar um bom cantor.

O aquecimento ajuda a preparar a sua voz e as pregas vocais para o exercício. A sensação de voz áspera e até mesmo a inabilidade de alcançar algumas notas específicas são resultados diretos da falta de aquecimento.

Por isso, é essencial que você faça os exercícios de aquecimento conforme ensinados por um instrutor. Além de melhorar o desempenho da sua voz, você também evita diversos tipos de lesões na garganta.

Procure se acalmar

Pode parecer fácil dizer isso, mas controlar a ansiedade é uma das melhores formas de parar de cantar para dentro. Afinal, como você viu acima, muitas vezes o nervosismo pode atrapalhar a sua performance e fazer com que os seus músculos fiquem contraídos.

Exercícios de relaxamento, como yoga, pilates e até mesmo o alongamento, podem ajudá-lo a controlar melhor as suas emoções. Além disso, você precisa também trabalhar na sua confiança para futuras apresentações.

Tente ser mais extrovertido

Ok, essa é outra dica que parece fácil na teoria. Pessoas tímidas têm a tendência de retrair a sua voz, com vergonha de deixá-la ser ouvida pelo mundo. Isso também causa a contração dos músculos externos da laringe e atrapalha o seu desenvolvimento.

Muitas pessoas que fazem aula de canto combinam o treinamento com aulas de teatro. O teatro musical ajuda a construir a sua confiança, além de apresentar técnicas de canto.

Evite tensionar os músculos

Por último, é importante que você evite contrair os músculos responsáveis pelo canto. Aqui, estamos falando sobre movimentos como tossir e pigarrear para tentar “limpar” a garganta.

Esses movimentos específicos são um esforço que pode machucar a sua garganta, provocando a rouquidão e perda de voz. O ideal é que você consiga esse alívio por meio da hidratação e ingestão de alimentos que desintoxicam a região, como a maçã, o limão e o mel.

Além disso, é importante proteger a região da garganta com lenços e cachecóis. Dessa forma, você evita que o ar gélido prejudique a sua voz.

Viu só como parar de cantar para dentro pode ser mais fácil do que você imaginava? Agora, é hora de colocar o seu conhecimento em prática e continuar desenvolvendo as suas habilidades para se tornar um cantor cada vez melhor.

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.