De que é feito o espelho?

0

Espelho é algo interessante e muito antigo. Segundo a história do nosso país, ele foi usado como objeto de troca com os índios, na chegada dos portugueses.

Afinal, nesta época a peça era bem valiosa, apesar dos indígenas nem entenderem a função do objeto. Eles apenas ficaram maravilhados com ele.

Mas parando pra analisar, realmente é intrigante que um objeto possa refletir uma imagem que está a sua frente.

Segundo pesquisadores, os primeiros elementos similares ao espelhos surgiram em 3.000 AC. As imagens refletidas eram bem distorcidas, pois era feito somente de metais, completamente diferente do que podemos observar hoje.

Com o decorrer do tempo as técnicas foram desenvolvidas até chegarmos ao produto que é conhecido hoje.

 

Qual a matéria prima do espelho?

 

Os espelhos são produzidos utilizando o vidro como matéria prima principal.  Seu objetivo é refletir as luzes que incidem sobre ele.

O vidro utilizado na fabricação do espelho deve ter uma qualidade excelente, com suas superfícies planas e paralelas perfeitas, pois caso o contrário trará deformações no reflexo da imagem.

O vidro utilizado possui denominação “float”, e é fabricado a partir do derramamento da massa desse vidro em estanho derretido. É como se o vidro flutuasse no metal, por isso “float”, do inglês flutuador.

 

Como ocorre o processo de fabricação do espelho?

 

Para produzir o espelho é necessário realizar uma série de processos.

Primeiramente, o vidro deverá ser bem higienizado. Antes dessa lavagem deverá ser realizado um polimento, pois qualquer impureza atrapalha a fixação dos elementos e traz distorção da imagem no produto final.

Após o polimento e lavagem, serão depositadas sobre esse vidro várias camadas de materiais diferentes. O primeiro deles é a prata, com uma camada muito fina de aproximadamente 1g por metro quadrado.

Os vidros utilizados nesse processo geralmente tem produção de no máximo três meses. A prata é aplicada no lado do vidro que não houve o processo “float”, ou seja, não houve o contato com o estanho. Pois mais uma vez falando, qualquer impureza atrapalhará a reflexão da imagem.

A prata é utilizada na forma spray. E após a secagem da prata, será feita aplicação de uma camada de cobre.

O cobre tem a função de proteger essa camada de prata de uma oxidação, o que poderia trazer manchas. Além disso, o manuseio do produto também removeria o material aos poucos. A quantidade aplicada também é bem fina, cerca de 0,4 gramas de cobre por metro quadrado.

E para garantir que o cobre ficará íntegro, e assim também a durabilidade do espelho, serão aplicadas camadas de tinta. A primeira impedirá que o cobre entre em contato com a umidade e o ar, já a outra camada protege todo o espelho impedindo que a luz atravesse por trás e interfira na reflexão da imagem.

 

Todos os espelhos são feitos da mesma forma?

 

Esse processo diz a respeito aos espelhos comuns utilizados no dia a dia: espelho para banheiro, espelho para sala e para móveis no geral.

Os vidros em outros espelhos, como dos espelhos retrovisores dos carros ou espelho de fachada de grandes prédios, são desenvolvidos de outras formas. Até porque esses materiais são expostos a ações de fenômenos da natureza e intempéries, diferentes dos espelhos utilizados no dia a dia.

Porém, o processo respeita os princípios básicos que é o deposito de substancias de metal sobre vidros.

 

Utilização dos espelhos em formato redondo

 

Um dos formatos de espelhos mais usados é o espelho redondo. Ele é considerado mais moderno que o retangular, mas sem deixar de ser tradicional.

Ele é uma excelente forma de decoração e deixe os ambientes mais charmosos, podendo ser utilizado de varias formas.

Os espelhos redondos para sala possuem essa função mais decorativa do ambiente. Já os espelhos redondos para banheiro e espelhos redondos para quarto possuem a função primordial de reflexão da imagem, tendo a decoração como um complemento e charme ao ambiente.

Para a produção de espelhos redondos deve ser utilizada uma base no formato correto. O vidro deverá ser fundido em uma forma resistente no formato desejado. Depois deverá ser aplicado o restante do processo de fabricação.

Os espelhos redondos são tão importantes para a sociedade que são utilizados em várias áreas. Na estética, na medicina, nos automóveis, nos telescópios, astronomia e muitos outros exemplos.

 

O espelho realmente é um objeto muito interessante e possui muito mais funções que uma simples estética.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.