Dicas Essenciais Para Quem se Exercita na Academia e ao ar Livre

0

Fazer exercícios físicos é uma atitude de suma importância para quem busca uma vida mais saudável e ativa. Isso porque, essa prática (feita de maneira regular), gera inúmeros benefícios para a nossa vida, não importa a idade.

Sendo assim, para te ajudar a aproveitar ao máximo os seus treinos, nós separamos neste artigo algumas dicas essenciais, tanto para você que se exercita na academia quanto para você que pratica atividades físicas ao ar livre!

Portanto, continue acompanhando a leitura deste artigo para ficar por dentro de tudo e, assim, conseguir potencializar os seus treinamentos.

 

Melhores práticas para quem se exercita na academia e ao ar livre

 

Pessoas que buscam uma vida mais saudável, geralmente começam este objetivo com a prática de alguma atividade física. 

No entanto, como sabemos, cada pessoa possui um tipo de perfil. 

Por exemplo, você pode gostar de fazer exercícios ao ar livre, com outras pessoas e observando as coisas a sua volta, já um amigo ou familiar pode preferir se exercitar em uma academia, em um ambiente mais fechado e com diversas máquinas, equipamentos e aparelhos à disposição. 

Isso é super normal, afinal, cada um tem seus gostos e características. 

Porém, neste artigo, nós não queremos falar apenas de um ou de outro. Na verdade, nós separamos dicas essenciais que servem para ambos. Veja!

 

Invista em um par de tênis de qualidade

 

Se você se exercita na academia ou ao ar livre, você precisa de um par de tênis de qualidade, isto é, você precisa de um calçado que seja confortável e adequado para o seu tipo de treinamento.

É claro que isso não significa que você deva gastar um valor elevadíssimo na compra do seu calçado. Não. O que estamos dizendo aqui é para você pesquisar por modelos de acordo com o tipo de atividade que você faz. Musculação, corrida, funcional…

Enfim, tenha isso em mente na hora de fazer sua escolha e, assim, você poderá treinar da melhor maneira e ainda evitar lesões ou outros problemas causados por uma escolha de tênis errada.

Até porque, ninguém quer ficar colocando aqueles esparadrapos no pé depois, não é verdade?

Portanto, evite dores de cabeça, faça uma boa pesquisa, experimente o (s) tênis na loja e só depois efetue a compra. Dessa forma, dificilmente você se arrependerá.

 

Utilize roupas adequadas 

 

Se você possui um tênis de qualidade e adequado para treinar, você também precisa de roupas que sigam este mesmo padrão.

Portanto, é essencial que você use roupas confortáveis, leves e que não atrapalhem ou limitem o seu treino. Por exemplo, peças que apertam demais ou que têm uma costura que incomoda devem ser evitadas sempre.

Não deixe que as roupas prejudiquem o seu treino. Faça a escolha certa na hora de ir treinar.

 

Tenha uma rotina de treinos bem estabelecida

 

Quantas vezes você treina na academia ou ao ar livre? 3 vezes? 5 vezes? Todos os dias? Ou “quando dá ou tem vontade”?

Pense nisso com cuidado e estabeleça uma rotina de treinos que você consiga cumprir e que não fique “pesada” para você.

Dessa forma, você já saberá quais dias e horários deve ir treinar. Evite ir apenas “quando der ou quando tiver vontade”, isso porque você apenas estará se prejudicando se não tiver uma rotina realista e que seja possível de cumprir.

Não deixe que sua motivação e disposição sejam abaladas, afinal, é a sua saúde e o seu bem-estar que estão envolvidos.

 

Mantenha a hidratação em dia

 

Quanta água você bebe em sua rotina? E durante os treinos? Será que é o suficiente para repor o que foi “perdido” ao longo do dia? 

A hidratação é de suma importância para a nossa vida, não importante a idade. Por isso, é essencial beber entre 2 e 3L por dia, seja utilizando uma garrafinha ou o bebedouro inox que tem na sua academia ou no parque que você se exercita.

O que não pode acontecer é: você se exercitar, suar, transpirar e beber pouca água. Isso porque o seu organismo sentirá a falta deste líquido e você poderá até mesmo sofrer com sintomas de desidratação.

 

Se doer, pare

 

Não exagere em seus treinamentos, ou seja, se doer, pare. Assim, você evita lesões e outros possíveis problemas.

Isso porque, o nosso corpo tem um limite, isto é, ele aguenta até um certo ponto. Se você exagerar, exigir demais dele, você poderá sofrer depois com sérias consequências.

Por exemplo, se você estiver correndo ao ar livre e começar a sentir algum tipo de dor, pare, beba uma água e respire. 

O mesmo vale para academia. Se você estiver na esteira, na bicicleta ou levantando algum peso, pare se começar a sentir dores. 

Às vezes uma pausa ou uma diminuição no peso, na carga, já te ajuda a retornar para continuar o exercício sem dores.

Agora se a dor persistir, não fique forçando, pare e veja se talvez não seja o caso de uma consulta médica (que, inclusive, é nosso próximo tópico).

 

Consulte um médico

 

Por fim, mas não menos importante, tanto para se exercitar ao ar livre quanto para se exercitar em uma academia, você precisa consultar um médico antes e fazer pelo menos dois check-ups por ano para verificar como está a sua saúde.

Dessa forma, você terá uma análise de um especialista sobre o que você deve ou não deve fazer em relação às atividades físicas. 

Assim, você se exercitará de uma forma muito melhor e mais segura! 

Evite sair treinando sem ouvir antes a opinião de um profissional da área de saúde, sejam médicos ou professores de educação física/personal trainers.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.