Jejum intermitente o que você ainda não sabe

0

Eficaz para perda de peso. A prática voluntária do jejum intermitente remonta a tempos imemoriais e foi motivada principalmente por considerações religiosas e culturais.

Em outras palavras, trata-se de períodos alternados quando se come (períodos de alimentação) com aqueles quando não se come (períodos de jejum).

Muito mais flexível e acessível que o jejum “tradicional”, que não permite ingestão de alimentos, a idéia é manter um período de jejum de 16h (mínimo) alternando com um período de ingestão de alimentos de 8h.

A rigor, portanto, não é uma dieta, mas um comportamento alimentar. O objetivo é colocar em pausa seu organismo muitas vezes estressado e ajudar o fígado a realizar melhor seu trabalho de desintoxicação.

É simples

Em termos de dietética, quanto mais simples, melhor! Não coma muito disso, muito daquilo. Preste atenção nisso”; esses comportamentos restritivos não são bons para o nosso corpo (podem causar o efeito ioiô.

Apesar dessa simplicidade não se decide jejuar da noite para o dia sem preparar o corpo para passar por essa mudança.

Seja no contexto da perda de peso, na prática de uma atividade meditativa ou por razões médicas, o jejum é acima de tudo uma questão de equilíbrio que deve ser controlada e supervisionada.

O jejum ajuda a desintoxicar o corpo

Perda de peso, queda de pressão arterial, melhora de certas doenças crônicas, melhora das faculdades cognitivas, limpeza do sistema digestivo, redução do nível de colesterol …

Isso resulta em todo o organismo que é encontrado limpo e higienizado graças ao jejum intermitente. Como uma sensação de leveza na cabeça e no corpo …

Nosso metabolismo acelera

O que chamamos de “metabolismo” é a maneira como nossos corpos funcionam. Em termos práticos, quase todas as funções do corpo estão sujeitas ao ritmo circadiano (ciclo de 24 horas).

É um pouco como um relógio para o seu metabolismo. Em certos momentos, ele desencadeia a liberação de hormônios que acordam de manhã, deixam você com fome ao meio-dia e adormecem à noite.

É aqui que o jejum ou jejum intermitente entra em ação! Ao “forçar” as refeições em horários fixos e reduzir os tempos de alimentação, o corpo se reorganiza.

Dia após dia, você se acostuma a um novo ritmo muito mais saudável (ritmo circadiano).

Você está com fome quando é hora de comer, dorme melhor e suas manhãs estão cheias de energia. Resultado: mais energia gasta em um dia e o metabolismo aumenta.

Mais do que uma dieta convencional, o jejum intermitente é um estilo de vida que introduz uma maneira particular de comer. Portanto, é um modelo alimentar que consiste em períodos alternados de refeições e jejum.

Nesse sentido, nenhuma menção é feita aos alimentos que podem ser ingeridos ou aos que devem ser evitados. É mais um controle da frequência das refeições, onde é necessário respeitar horários específicos do dia para comer.

O jejum intermitente existe de várias formas (16/8, 2/5, todos os dias, etc.), mas todos os métodos subdividem o dia ou a semana em períodos de refeição e privação.

Hoje, a prática do jejum pode parecer um tanto excêntrica para nossa sociedade abundante, que esqueceu completamente os tempos difíceis da fome do passado. E, no entanto, é algo que todos os seres humanos experimentam diariamente.

Todo mundo jejua pelo menos enquanto dorme à noite. O jejum intermitente pode, portanto, ser definido como uma extensão desse tempo em que não comemos.

Seus efeitos na saúde seriam mais benéficos. Alguns estudos sugerem que o jejum permitiria um melhor funcionamento dos sistemas cerebrovascular e cardiovascular.

Artigo relacionado: Quais Os Passos Para Abrir Uma Loja De Suplementos?

Jejum diário

Simplesmente pulando o café da manhã e, portanto, fazendo sua primeira refeição ao meio-dia e a última refeição às 20h, você já está fazendo um jejum intermitente. É simples assim.

Portanto, você está jejuando tecnicamente 16 horas por dia e sua janela de consumo é limitada a 8 horas. Essa é a forma mais comum de jejum intermitente, chamada método 16/8.

O jejum intermitente 16/8 é fácil de seguir e pode fornecer resultados reais com o mínimo esforço

Há alguns anos, o jejum intermitente de 16/8 desfruta de notoriedade estratosférica. Particularmente em pessoas que desejam perder peso e queimar gordura.

Muitos fisiculturistas, por exemplo, o usam para queimar essa última camada de gordura, o que permite que os músculos se projetem.

Embora a maioria das dietas especiais estabeleça regras e regulamentos estritos, o jejum intermitente 16/8 é fácil de seguir e pode fornecer resultados reais com o mínimo de esforço.

É geralmente considerado menos restritivo e muito mais flexível, pois não há restrições de calorias. Além disso, ele pode se encaixar facilmente em qualquer estilo de vida.

Um método eficaz para perder peso. Resultados mistos em atletas de alto desempenho.

Jejum intermitente: recomendações

O jejum leva a resultados muito bons em uma pessoa “normal”. Períodos de baixa ingestão de carboidratos, que podemos considerar um substituto (embora não perfeito) para o jejum intermitente, podem melhorar ou reduzir o desempenho, dependendo do seu objetivo de treinamento.

Por exemplo, se você treina de manhã cedo, mas sua última refeição foi no final da tarde da noite anterior, você pode comprometer sua capacidade de treinar seriamente.

Da mesma forma, não comer antes de um exercício de alta intensidade, como corrida ou treinamento de resistência, provavelmente reduzirá o desempenho. Provavelmente, isso terá efeitos negativos no desempenho competitivo. No entanto, se você treinar mais tarde, o jejum intermitente é bom, desde que você obtenha energia e nutrientes suficientes durante as refeições pré e pós-treino.

Embora, de longe, o fator mais importante com proteína seja a ingestão diária total, existem evidências que sugerem que consumir 20 a 40 g a cada 3 a 4 horas pode se beneficiar de um pequeno benefício em termos de síntese proteica muscular.

Por fim, isso afetará a recuperação e o crescimento muscular. E mesmo que esse impacto seja mínimo, pode fazer toda a diferença para atletas de elite.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.