Os cursos on-line são melhores que os cursos tradicionais em sala de aula?

0

Na era atual da tecnologia moderna, grande parte da educação ocorre online. Mas os cursos on-line são melhores que os da sala de aula? Quais são as diferenças?

As faculdades comunitárias oferecem um amplo numero de benefícios em relação às faculdades e universidades tradicionais. Não apenas as faculdades comunitárias atraem uma grande variedade de alunos, mas também atendem a diferentes estilos de aprendizagem, além da disponibilidade de cursos on-line e de cursos presenciais tradicionais. Mas como os cursos on-line realmente se comparam?

Qual é a prevalência do aprendizado on-line?

De acordo com uma pesquisa de 2014, aproximadamente 46% dos estudantes universitários estão realizando pelo menos um curso on-line e estima-se que pelo menos metade de todas as aulas da faculdade seja oferecida on-line até 2019. O aprendizado on-line não é apenas um benefício para estudantes universitários da comunidade, mas as grandes empresas também estão começando a usar o e-learning como método de treinamento. Até estudantes de pós-graduação estão aproveitando as opções on-line para obter seus diplomas. De acordo com um artigo publicado pela US News, de um número estimado de 2,9 milhões de estudantes de pós-graduação nos Estados Unidos, mais de 20% deles estudam exclusivamente on-line – número próximo de 11% para estudantes de graduação. O aprendizado on-line está aumentando em popularidade a cada ano e a disparidade na qualidade entre as duas opções diminui ainda mais. De fato,

Quais benefícios os cursos on-line oferecem aos alunos?

Alguns alunos simplesmente aprendem melhor quando têm tempo para ler o material fora de um ambiente de sala de aula. Este é apenas um dos muitos benefícios que os cursos on-line têm a oferecer. 

Os benefícios adicionais dos cursos on-line estão listados abaixo :

Mais variedade e opções – Um dos maiores benefícios dos cursos on-line é o potencial de maior variedade para os alunos. As universidades tradicionais são limitadas pela disponibilidade de seus professores para fornecer determinadas aulas em determinados horários. Com os cursos on-line, os professores podem ensinar de qualquer lugar a qualquer momento – eles podem até criar o curso inteiro com antecedência e simplesmente publicá-lo on-line para que os alunos acessem conforme sua conveniência. Muitas faculdades comunitárias contratam professores adjuntos para ministrar aulas on-line, para que a disponibilidade de opções não seja limitada pelos funcionários da faculdade. Os alunos que desejam assistir às aulas on-line têm uma variedade quase ilimitada de opções para escolher. 

Maior flexibilidade – os cursos on-line são apresentados de maneira muito diferente dos cursos tradicionais em sala de aula. Em muitos casos, os professores dos cursos on-line preparam seu material de ensino semanal e depois o disponibilizam para os alunos on-line. Os alunos têm a flexibilidade de acessar e trabalhar com materiais em seu próprio ritmo e de acordo com seu próprio horário. Isso permite que os alunos busquem um diploma e também cumpram compromissos com a família e o trabalho

Opções de multimídia – Um dos maiores benefícios das aulas on-line é que o material do curso pode ser apresentado de várias maneiras diferentes. Embora o curso possa não ocorrer em um ambiente de aula tradicional, o professor ainda pode gravar um vídeo de uma aula real e disponibilizá-lo aos alunos. O professor também pode fornecer aos alunos acesso a recursos adicionais, como vídeos on-line, apresentações em PowerPoint, sites, livros eletrônicos e muito mais. É possível usar ou referenciar esses recursos em uma sala de aula física, mas com um curso on-line, todos esses recursos podem ser disponibilizados em um único local para facilitar o acesso.

Aprenda no seu próprio ritmo – Os alunos não apenas aprendem de maneiras diferentes, mas também aprendem em ritmos diferentes. Fazer um curso em uma sala de aula tradicional obriga o aluno a seguir um caminho definido para o aprendizado – as tarefas de casa devem ocorrer em um determinado dia, os testes são agendados com antecedência e o curso tem uma data final definida. Para os alunos que aprendem em um ritmo mais lento, a sala de aula tradicional pode não proporcionar tempo suficiente para obter uma compreensão completa do material do curso. Com uma aula on-line, você não apenas pode aprender no seu próprio ritmo, mas também pode acessar e incorporar outros materiais de referência para complementar seu aprendizado à medida que obtém domínio sobre o assunto.

Custos reduzidos – Uma das principais razões pelas quais os alunos escolhem uma faculdade comunitária em vez de faculdades e universidades tradicionais é que a faculdade comunitária geralmente é muito mais barata. Fazer cursos on-line pode oferecer uma oportunidade de economizar ainda mais dinheiro, porque você não precisa viajar fisicamente para a sala de aula e não precisa morar no campus ou nas proximidades. Alguns cursos on-line exigem a compra de livros didáticos, mas muitos professores on-line criam seus próprios materiais que eles disponibilizam para os alunos on-line. Se você possui um laptop, pode aproveitar o acesso gratuito à Internet em uma cafeteria local, que economizará ainda mais dinheiro, se desejar.

Ambiente de aprendizado confortável – Outro benefício de ter aulas on-line que podem parecer um pouco tolas para alguns é o fato de que os alunos podem ter controle total sobre o ambiente em que aprendem. As universidades tradicionais exigem que os alunos se sentem em grandes salas de aula ou salas de aula lotadas para obter instruções. Com as aulas on-line, você pode aprender em qualquer lugar que tenha uma conexão com a Internet – você pode até aprender de pijama enquanto está deitado na cama! Para muitos estudantes, a capacidade de aprender em casa é incrivelmente importante e um grande fator na sua decisão ao decidir entre uma faculdade comunitária e uma universidade tradicional.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios associados ao aprendizado on-line. Lembre-se de que diferentes faculdades da comunidade seguem estruturas diferentes para os cursos on-line. Familiarize-se com as ofertas da sua escola antes de escolher entre o aprendizado on-line e em sala de aula. Aproveite o seu orientador acadêmico para ajudá-lo a determinar quais classes podem se adequar melhor ao seu estilo de aprendizado e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos de seu diploma.

Quais são os desafios das aulas on-line?

Embora os cursos on-line ofereçam muitos benefícios, eles não são adequados para todos os alunos. Um dos principais desafios dos cursos on-line é que requer muita autodisciplina para o aluno. Como o curso está disponível on-line, o aluno pode escolher quando acessá-lo e ter a flexibilidade de trabalhar com ele no seu próprio ritmo. Isso é ótimo para muitos alunos, mas alguns preferem a estrutura de um curso em sala de aula onde os materiais são apresentados em um formato tradicional de aula. Testes, projetos e tarefas de casa estabeleceram datas de vencimento que obrigam o aluno a trabalhar dentro de um prazo definido. Para os alunos que têm problemas para se motivar, essa pode ser uma opção melhor do que a liberdade de um curso on-line.

Não apenas as aulas on-line exigem muita autodisciplina, mas geralmente resultam em interação social reduzida. A estrutura real de um curso on-line varia de uma instituição para outra e entre diferentes professores, é claro. Alguns professores exigem que os alunos online interajam entre si em fóruns e discussões online. Mesmo assim, isso não é exatamente o mesmo que a interação social que você teria com outros alunos em uma sala de aula física. Alguns alunos simplesmente aprendem melhor em um ambiente colaborativo do que por conta própria.

Como acontece nos cursos presenciais, todos os cursos on-line são diferentes, dependendo da escola e do professor. A verdade é que não há uma resposta simples para a pergunta: “os cursos on-line são melhores do que os cursos tradicionais em sala de aula”. Cada aluno aprende de uma maneira única e individual; portanto, o que funciona para um aluno pode não ser eficaz para outro. Independentemente do estilo de aprendizado mais adequado para você, você pode encontrar um programa de faculdade comunitária que atenda às suas necessidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.