Painéis solares na cobertura: benefícios, custos e políticas inteligentes

0

A cobertura solar nunca foi tão acessível para proprietários de casas, empresários e suas comunidades.

A mudança para eletricidade limpa, confiável e acessível  é mais visível na rápida proliferação de painéis solares montados nos telhados de residências e empresas. Entre 2008 e 2014, a energia solar residencial, comercial e institucional na cobertura cresceu em média mais de 50% ao ano [ 1 ].

Solar é, em grande parte, uma oportunidade igual de energia renovável, com luz solar suficiente em todo o país para tornar a solar uma opção atraente . Um sistema solar (fotovoltaico ou fotovoltaico) de cinco quilowatts bem localizado pode gerar o equivalente a dois terços a três quartos do uso típico de eletricidade de uma família.

Indivíduos e empresas foram atraídos não apenas pelos benefícios ambientais da energia solar, mas também pela capacidade de gerar sua própria energia e pelo preço fixo e competitivo da eletricidade que esses sistemas fornecem.

A economia da energia solar na cobertura

A energia solar na cobertura é cada vez mais econômica para proprietários de casas, empresários e suas comunidades. Reduções nos preços de tecnologia, financiamento inovador e redes crescentes de instaladores solares e parceiros financeiros ajudaram a reduzir os preços dos sistemas domésticos nos Estados Unidos em 45% por cento de 2010 a 2014 [ 2 ].

Além disso, um crédito fiscal federal para investimentos em energia solar retorna 30% desse preço de compra, e créditos tributários estaduais e locais, descontos e outros apoios nos principais estados podem reduzir ainda mais o custo total [ 3 ].

A queda dos preços deve-se a economias de escala e avanços tecnológicos. A queda do preço dos sistemas fotovoltaicos na cobertura resulta de melhorias na tecnologia e nas economias de escala entre os fabricantes. A produção global de painéis solares (para telhados e outros mercados) aumentou de 24.000 megawatts (MW) em 2010 para 40.000 MW em 2014 [ 4 ]. Os custos de energia fotovoltaica também são afetados pelas condições do mercado global, incluindo o surgimento de produtos solares de menor preço da China.

Os preços de energia fotovoltaica também se beneficiaram de reduções nos custos “leves”, como os relacionados a vendas, licenças, inspeção, conexão à rede elétrica e margens de lucro de varejistas e instaladores.

Essas reduções são devidas, em parte, a maiores volumes e concentrações de instalações do sistema [ 5 ], bem como a agências locais que simplificam os processos de permissão e alguns esforços liderados pela comunidade para reunir a demanda local de energia solar pelos proprietários de residências.

As opções de propriedade são abundantes

O crescente sucesso da Solar também se deve a estruturas de propriedade inovadoras.

Muitos proprietários de casas e empresas estão aproveitando as opções de propriedade de terceiros. Sob contratos de arrendamento solar ou contratos de compra de energia, os clientes de eletricidade normalmente pagam pouco ou nada adiantado pelos sistemas de cobertura e, em seguida, obtêm eletricidade dos sistemas por um longo período a preços fixos atraentes. Os sistemas (e responsabilidades de manutenção) permanecem propriedade dos desenvolvedores do projeto, que podem ser empresas privadas ou empresas de energia elétrica.

Em 2014, mais de 70% dos novos sistemas residenciais eram de propriedade de terceiros [ 6 ].

O telhado solar está se tornando popular. Os preços em queda e as estruturas de financiamento inovadoras significam que a energia solar no telhado está mais amplamente disponível e que o conjunto de clientes provém de contextos econômicos cada vez mais diversos. Além disso, alguns estados têm políticas para ajudar especificamente populações de baixa renda ou desfavorecidas, como na Califórnia .

As empresas também adotaram a energia solar na cobertura, não apenas para melhorar seus perfis ambientais, mas também para reduzir seus custos operacionais. Em 2014, as empresas americanas haviam instalado mais de 900 MW de energia solar na cobertura em todo o país. Essas empresas incluem empresas bem conhecidas, como Walmart, Apple, Costco e Kohl’s, bem como muitas outras lojas de departamento, fabricantes de bens de consumo e empresas de automóveis [ 7 ].

Empregos e energia solar

A energia solar, incluindo a solar no terraço, provou ser um forte impulsionador do desenvolvimento econômico.

Como a energia solar na cobertura pode ser instalada em cidades e vilas, em oposição a locais remotos, oferece possibilidades de trabalho para os trabalhadores locais. Sindicatos, faculdades comunitárias e organizações sem fins lucrativos em todo o país estabeleceram programas de treinamento profissional e outras parcerias comunitárias para treinar forças de trabalho locais para instalar energia solar. 

O perfil ambiental do telhado solar

Ao contrário dos combustíveis fósseis que ainda fornecem a maior parte da fonte de energia dos EUA, os painéis solares geram eletricidade sem poluição do ar ou de carbono, sem cinzas ou outros produtos residuais e sem outros insumos além da luz solar. Enquanto a fabricação de painéis solares, como todos os outros dispositivos de energia, envolve emissões, a própria geração de energia fotovoltaica:

  • não gera dióxido de carbono ou outros gases captadores de calor que contribuem para as mudanças climáticas 
  • não produz nenhuma das outras emissões ou resíduos nocivos associados à energia do carvão, como mercúrio, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, chumbo e arsênico 
  • não cria nenhum dos resíduos duradouros ou riscos ambientais associados à energia nuclear 
  • evita os riscos ambientais associados ao gás natural, incluindo a potencial poluição da água durante a extração 

Além disso, a geração de eletricidade fotovoltaica na cobertura envolve pouca ou nenhuma água. Isso contrasta com quase todas as usinas que produzem eletricidade usando vapor. Isso inclui usinas de carvão e nuclear, muitas usinas de gás natural e algumas outras instalações de energia renovável, que dependem da água para o resfriamento . Essa dependência pode causar problemas quando a água de resfriamento se torna muito escassa ou muito quente . Os sistemas fotovoltaicos, ao contrário, não precisam de água para produzir eletricidade.

Na maioria dos casos, os painéis solares também não têm impacto na vida selvagem, porque geralmente são instalados em ambientes já construídos. Os painéis solares envolvem materiais que precisam de manuseio cuidadoso enquanto os painéis são fabricados e no final de sua vida útil. Como nos chips de computador, a fabricação de painéis solares envolve uma variedade de materiais perigosos – por exemplo, ácido clorhídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico e fluoreto de hidrogênio. Células solares que não são de silício, incluindo aquelas feitas de arseneto de gálio, cobre-índio-gálio-diseleneto e telureto de cádmio, contêm materiais mais tóxicos do que os usados ​​nas células de silício tradicionais.

A reciclagem no final da vida útil é uma abordagem para manter os materiais solares fora dos aterros sanitários. Os fabricantes europeus de energia fotovoltaica têm um programa em toda a região e alguns fabricantes têm seus próprios programas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.