15 dicas de prevenção de acidentes com crianças

0

Ter crianças em casa é uma festa para todos, porque todo o amor e euforia das crianças transformam qualquer preguiçoso em um corredor ou especialista em lego.

Cheios de energia e curiosidade, nossos filhos estão sempre expostos aos mais diversificados riscos de acidentes, entre os quais os mais comuns são choques elétricos, envenenamento por contato com produtos químicos, queda, etc. Acidentes com crianças podem ser extremamente graves, porque elas ainda estão com seus corpos em desenvolvimento.

Dentro de casa, nossos filhos e parentes estão expostos a diversos riscos, e somos nós que somos responsáveis por garantir a integridade física deles.

Por isso, desenvolvemos algumas dicas para que possamos reduzir o número de acidentes com crianças!

Dicas de Prevenção

Dica 1: Não permita que crianças pequenas fiquem sozinhas, não importa que seja por pouco tempo. Ao longo dos anos, as crianças adquirem um sentimento crítico e aprendem a se proteger de uma ampla variedade de riscos.

Dica 2: Os banhos das crianças devem sempre serem supervisionados por um adulto, pois o risco de quedas aumenta com o piso escorregadio. Elas também podem acabar ingerindo sabonete, xampu, etc.

Dica 3: É necessário que se evite o contato direto de crianças pequenas com animais sem acompanhamento, porque o animal pode se sentir ameaçado, porque as crianças constantemente fazem movimentos imprevistos, como correr, apertões e mordidas, e o animal se protege atacando a criança.

Dica 4: Não deixe as crianças ficarem na cozinha, pois existe o risco de queimaduras com alimentos quentes durante a sua preparação.

Os cabos das panelas devem ficar voltadas para o fogão assim reduzindo a probabilidade de, na curiosidade, as crianças pegarem no cabo das panelas e se queimarem. Todos os utensílios de cozinha e equipamentos cortantes e/ou penetrantes da cozinha (facas, garfos, liquidificadores, etc.) devem ser armazenados em um local onde as crianças não tenham acesso.

Dica 5: O mesmo você deve fazer com máquinas e equipamentos (por exemplo, com serras, alicates, chaves de fenda) que temos em casa, impedindo que as crianças façam elas de brinquedo!

Dica 6: Armazene produtos químicos e medicamentos em um local seguro, as crianças são as principais vítimas de envenenamento em casa.

Dica 7: Evite colocar brinquedos em locais altos (em cima de mesa, por exemplo), pois possivelmente elas tentarão pegar.

Dica 8: Não deixe as crianças brincarem em cima ou perto da escada, elas podem acabar caindo ao menor descuido.

Dica 9: Instale telas ou grades de proteção nas janelas e varandas dos apartamentos. Existem grades projetadas para impedir que crianças pequenas acessem determinados cômodos da casa. As camas (especialmente os beliches) também devem ter uma grade para impedir que as crianças caiam.

Dica 10: É importante que as tomadas estejam protegidas com dispositivos de proteção que não permitam que as crianças enfiem materiais metálicos nas entradas. Evitar ter cabos de utensílios elétricos com fios expostos. O choque pode ser fatal para as crianças! Evite ao máximo o uso de equipamentos elétricos pelas crianças.

Dica 11: Faça inspeções frequentemente nos brinquedos e conserte imediatamente brinquedos com peças pequenas soltas, ou se for o caso, faça o descarte do brinquedo.

Dica 12: As roupas que compramos para as crianças também podem oferecer perigo, sabia? Roupas folgadas, calças com pernas mais longas que as das crianças e / ou sapatos inadequados podem aumentar a probabilidade de acidentes. Escolha roupas para as menores com cuidado e não hesite em sempre trazer roupas mais confortáveis quando sair com seus filhos.

Dica 13: Viajar com crianças dentro do carro também requer muito cuidado e atenção! Siga o Código Rodoviário Brasileiro (CTB) e tenha o equipamento necessário (cadeirinhas) para transportar crianças de acordo com a faixa etária.

Dica 14: Periodicamente, frequente a escola onde seus filhos estudam e observe onde eles podem sofrer acidentes. Oriente o diretor da escola a resolver o problema e esteja preparado para ajudar a resolvê-lo.

Dica 15: Quando deixar que seu filho saia com outras pessoas, dê todas as orientações necessárias para quem for acompanha-las, como medicamentos que a criança tem de tomar, coisas ao qual elas são alérgicas, fobias e manias. Dessa forma, podemos evitar problemas futuros.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude a divulgar o nosso blog!

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.