Qual a importância da tecnologia para os procedimentos odontológicos

0

O avanço tecnológico é fundamental para o desenvolvimento de qualquer área, especialmente as de produção, serviços e comércio. Por isso, nesse artigo veremos qual a importância da tecnologia no setor de odontologia.

 

Para entender essa importância, falaremos das principais renovações que vêm acontecendo no setor com ampla inserção de aparatos tecnológicos.

Tecnologias no atendimento

Inicialmente, é importante destacar de que forma a tecnologia vem sendo utilizada no atendimento de clínicas e consultórios odontológicos, e como esses avanços vêm se tornando fundamentais.

 

Assim como qualquer estabelecimento que presta serviços para a população, uma clínica ou consultório odontológico trabalha com o atendimento de pessoas.

 

O primeiro passo para que uma pessoa consiga marcar uma consulta, um tratamento ou uma avaliação, é falar com o setor de atendimento das clínicas. 

 

Nesse sentido, a presença de tecnologias, principalmente softwares de atendimento e agendamento de consultas, é fundamental para qualificar esse processo, otimizando o tempo dos funcionários e também dos pacientes.

 

Dessa maneira, quando uma pessoa busca por um tratamento, como sobre implante dentário, ele rapidamente terá as informações necessárias para entender se a clínica presta esse tipo de procedimento, quais os valores, as condições e etc.

Teleconsulta

A teleconsulta também é um avanço tecnológico importante para o atendimento odontológico. 

 

Em tempos de pandemia, por exemplo, em que muitas das consultas presenciais tiveram que ser canceladas e remarcadas, essa se tornou a principal opção dos dentistas.

 

Para isso, é necessário softwares ou aplicativos de vídeo, utilizados em computadores ou celulares.

 

Com isso, os pacientes conseguem receber o atendimento de forma qualificada e no horário estipulado.

 

Entretanto, existem algumas restrições para o atendimento odontológico virtual. Dessa forma, são permitidas apenas:

 

  • Teleprescrição;
  • Tele Interconsulta;
  • Telemonitoramento;
  • Teleorientação.


Dessa forma, existem procedimentos que não podem ser realizados por teleconferência, também por uma questão de necessidade de serem efetuados presencialmente, como o clareamento dental, mas esclarecimentos quanto valores ou dúvidas após sua realização podem ser feitos de forma remota.

Tratamentos odontológicos

Os procedimentos mais famosos odontológicos também foram bastante beneficiados com a implementação de tecnologias e o avanço constante, trazendo mais qualidade e facilidade para os dentistas.

 

Por isso, selecionamos alguns tratamentos que são moldados pelas tecnologias, e que melhoram a eficiência dos procedimentos em questão.

  1. Aparelho invisível

O aparelho invisivel, por exemplo, é um tipo de aparelho dentário moderno e repleto de tecnologia, especialmente no processo de confecção de cada estrutura.


Para que esses modelos sejam confeccionados, os dentistas montam um molde após a devida análise da arcada dentária de cada paciente. Esses moldes são feitos em computadores, melhorando a qualidade do processo.

 

Posteriormente, são criados os aparelhos e fixados na boca de cada paciente, se adequando a arcada. 

 

Dessa maneira, o aparelho dental invisivel é um instrumento repleto de tecnologia e que vem modificando a forma com os dentistas desenvolvem aparelhos odontológicos, principalmente ao fornecer ainda mais conforto estético durante o processo.

  1. Lente de contato para dentes

Quem usa lente de contato ocular, sabe que esse é um instrumento muito importante e bastante discreto. Nesses casos, sua função é melhorar a qualidade da visão de quem as utiliza.

 

Já para a área da odontologia, também foram desenvolvidos instrumentos semelhantes, como a lente de contato dental, neste caso, visando a melhora da estética e recuperação das estruturas dentais por meio de uma película posta sobre os dentes.

 

Inclusive, esse elemento pode ser desenvolvido em impressoras 3D, uma das principais ferramentas tecnológicas modernas. 

 

A utilização da lente visa melhorar a qualidade estrutural da arcada dentária. Cada lente pode ser posicionada em um dente, atuando na estruturação individual ou colocada sobre toda a arcada, melhorando o alinhamento e coloração de forma integral.

  1. Cirurgia guiada

A cirurgia guiada também é um exemplo de como as tecnologias vêm se tornando muito importantes para o setor de odontologia.

 

A partir desse mecanismo os dentistas conseguem fazer ensaios em computadores de como serão realizadas as cirurgias, pegando uma amostra da arcada dentária do paciente e identificando os pontos em que a cirurgia será necessária e os melhores caminhos para isso.

  1. Anestesia eletrônica

Anestesias são muito importantes em diversos procedimentos odontológicos, aliviando a dor e permitindo que diferentes ações sejam realizadas nos consultórios.

 

Infelizmente, ainda podem existir problemas com a aplicação de anestesias, entretanto, com a utilização de anestesia eletrônica a chance das dores serem sentidas durante os procedimentos são reduzidas, bem como é possível mensurar com mais qualidade a quantidade de anestesia necessária.

 

Por conta dessa maior eficácia nas aplicações e chances das anestesias serem efetivas, o modelo eletrônico vem se tornando fundamental para a efetivação de diferentes procedimentos odontológicos, especialmente os cirúrgicos, como retirada de dentes e remoção de cáries.

 

Deste modo, desde a marcação de consultas até mesmo o atendimento e procedimentos realizados podem ser aperfeiçoados por meio da tecnologia, trazendo mais segurança e qualidade de vida para todos os envolvidos.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.