Vem aí a Black Friday Chinesa: 11.11

0

Para quem gosta de economizar, qualquer data especial se torna uma grande oportunidade, mesmo se a data vier do outro lado do mundo. Se você ainda não conhece, saiba que vem aí a Black Friday Chinesa: 11.11!

Uma segunda Black Friday para pagar menos

Não é a primeira vez que a chamada Black Friday chinesa acontece ao redor do mundo. A primeira vez que a data foi anunciada foi em 2009 e, de lá para cá, o dia promocional só cresceu.

A proposta da Black Friday chinesa é bastante similar à Black Friday americana: um dia especial, onde os lojistas baixam os preços para queimar estoque, enquanto os consumidores conseguem aproveitar ofertas exclusivas.

Assim como acontece na Black Friday que já conhecemos, os lojistas chineses oferecem ainda outras formas de desconto, como os cupons. Com um cupom de desconto Aliexpress por exemplo, o que já era barato, fica ainda mais.

No Brasil, a data promocional chinesa começou a fazer sucesso quando o consumo online aumentou, especialmente de plataformas que enviam produtos do oriente para o ocidente. Com cada vez mais pessoas realizando suas compras online, dias como esse merecem a atenção de quem está sempre de olho em métodos para economizar.

Como começou a Black Friday Chinesa?

Antes de falar da Black Friday é preciso entender que o dia 11.11 foi escolhido, de forma pejorativa, para ser o Dia dos Solteiros, uma versão contrária ao Dia dos Namorados.

A escolha do número não foi aleatória. Na China, o número 1 é uma representação de uma pessoa solteira, chamada de “galhos nus” (como arvores que ainda não floresceram).

Assim, quando um número 1 é seguido de vários outros números 1, é como uma representação visual de pessoas solteiras.

Definida a data por estudantes da Nanjing University, o 11 de novembro passou a ser um dia em que os solteiros se reúnem, visitam bares e restaurantes e, claro, fazem compras para celebrar a “solteirice”.

Mas como a data se espalhou pelo mundo? A resposta é simples: com a Internet. Foi a partir do início da década que comprar online se tornou uma prática comum, especialmente de sites de outros países, como as plataformas chinesas.

Com o passar dos anos, as pessoas passaram a confiar cada vez mais nesse tipo de site para fazer seus pedidos, e o Brasil é hoje um dos maiores consumidores de páginas como o AliExpress. A demanda é tanta, que o próprio AliExpress passou a enviar as encomendas com aviões de carga para o país.

Black Friday chinesa em números

A popularidade da Black Friday chinesa pode ser comprovada quando observamos os números alcançados pelas plataformas nesse período.

Segundo dados da Shopee, um dos e-commerces chineses que chegaram ao Brasil mais recentemente, em 2019 foram vendidos 70 milhões de itens na plataforma em apenas 24 horas.

Quando observamos os números do Grupo Alibaba, que inclui o famoso AliExpress, temos o montante de 100 compras por minuto durante a data (em 2018) – isso considerando somente o Brasil. Foram mais de 450 mil pedidos no Dia dos Solteiros.

Não é por acaso que mesmo comércios brasileiros ou de outros países passaram a aderir a Black Friday chinesa, como uma forma de atrair a atenção do consumidor por meio de descontos e promoções exclusivas.

Para quem compra, não deixa de ser um bom aquecimento para a Black Friday americana, data mais popular no Brasil. Porém, há quem afirme que logo o dia mais famoso por suas promoções será o 11.11.

O que esperar dessa Black Friday chinesa

Apesar de ter aumentado a sua popularidade em todo o mundo, a Black Friday chinesa ainda não é tão certeira no Brasil quanto a Semana do Consumidor (na semana de 7 setembro) e a Black Friday americana (na última sexta-feira de novembro).

Ainda assim, se você gosta de comprar em plataformas estrangeiras, especialmente as chinesas, certamente vai encontrar boas oportunidades e descontos que, por vezes, ultrapassam os 90%.

Entre os grandes nomes de empresas da China, GearBest, Xiaomi e Huawei são algumas que anunciaram que o Dia dos Solteiros será repleto de vantagens para quem está disposto a fazer compras na data.

Ou seja, o consumidor pode esperar muitos eletrônicos em promoção neste Dia dos Solteiros. Além disso, cosméticos e produtos de cuidados pessoais também devem contar com preços diferenciados.

Os preços mais baixos e especiais do dia acabam compensando possíveis taxas extras com a Receita Federal. Afinal, tudo o que o consumidor traz de fora do Brasil pode contar com um imposto em cima, caso a Receita pare a sua encomenda.

Por isso, quem opta por comprar no Dia dos Solteiros consegue uma boa vantagem no preço do pedido, garantindo que em caso de taxas, o prejuízo será pouco ou nulo.

De fato, o melhor momento para fazer compras na China é em 11.11!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.