Whey protein: benefícios e quais as diferenças entre eles?

0

O Whey protein é um suplemento que ficou bastante conhecido, principalmente entre as pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, devido aos seus benefícios.

Ele realmente é muito vantajoso para atletas, mas antes de começar a consumi-lo para melhorar os resultados das atividades físicas é fundamental que as pessoas entendam o que é esse produto e quais são os benefícios que ele oferece.

Então, se você está pensando em começar a tomar whey protein, continue lendo nosso post para conhecer os diferentes tipos desse suplemento e quais são as principais ações dele no organismo!

O que é whey protein e seus diferentes tipos

Whey protein é um produto feito a partir do soro do leite, que possui uma quantidade elevada de proteínas. A palavra “whey” em inglês significa soro de leite e, por isso, o suplemento ganhou o nome de whey protein.

Por ser rico em proteínas, ele também contém aminoácidos importantes, como BCAA (leucina, isoleucina e valina), arginina, glutamina e até aminoácidos que não são produzidos pelo organismo humano.

Atualmente, existem 3 tipos de whey protein: o concentrado, isolado e hidrolisado. Como cada um possui suas características e age de maneiras diferentes no organismo, é importante conhecê-los. Então, confira agora as particularidades de cada um dos wheys:

Concentrado

O soro do whey concentrado passa somente uma vez pela filtragem e, por isso, ele preserva mais os minerais, gorduras e carboidratos do leite. Mas, a sua absorção e digestão no organismo é mais lenta quando comparada com os outros tipos.

Isolado

O whey isolado passa por filtragens e extrações bem rígidas para que o produto final tenha uma proteína praticamente pura em sua composição. Devido a esses processos, ele tem uma quantidade bastante elevada de proteína e níveis baixos de gorduras e carboidratos. A nomenclatura “Isolado” se dá ao fato deste whey ser isolado de lactose, que é o açúcar do leite. Esse tipo de whey é absorvido pelo organismo mais rapidamente que o concentrado.

 

Hidrolisado

Já o hidrolisado é um whey isolado que passou por um processo extra: a quebra dos aminoácidos. Essa etapa, que diminui o tamanho das partículas de gorduras, proteínas e carboidratos, é importante para facilitar e agilizar a absorção e a digestão do produto.

Ele é indicado especialmente para pessoas que sofrem com gases ou má digestão quando consomem os demais tipos de whey, mas também para os indivíduos que desejam absorver o suplemento mais rapidamente.

Benefícios do whey protein

Agora que você sabe o que é o whey protein e seus tipos, confira quais são as principais vantagens de consumir qualquer um dos 3 exemplares:

Ajuda no ganho de massa muscular

Um dos benefícios mais importantes que esse suplemento proporciona com certeza é a ajuda no ganho de massa muscular. É graças a essa ação, inclusive, que o whey protein ficou tão conhecido e se popularizou entre as pessoas que praticam exercícios físicos regularmente.

Ele consegue auxiliar no aumento de massa muscular de seus consumidores, porque é uma fonte rica em proteínas e estas são fundamentais para a produção da massa magra no organismo. A leucina, que é um dos aminoácidos do BCAA, é uma das principais responsáveis por essa hipertrofia.

Além de aumentar a massa muscular, o whey protein também é importante para a recuperação muscular após a prática de exercícios. Apesar de o suplemento ajudar na hipertrofia, é essencial lembrar que o produto precisa ser aliado a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas para trazer bons resultados.

Auxilia na perda de gordura corporal

Já é um fato comprovado que as proteínas fornecem saciedade para seus consumidores. Então, como o whey é rico em proteína de soro do leite, ele aumenta a sensação de saciedade.

Sendo assim, as pessoas que consomem esse suplemento se sentem satisfeitas por mais tempo e acabam comendo menos durante o dia. Por isso, quando aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos, o whey protein também pode ajudar na perda de gordura corporal.

Mas, quando consumido em excesso, esse suplemento também pode facilitar o ganho de peso. Afinal, ele é uma fonte de proteínas que possui calorias. Então, é muito importante planejar bem o consumo desse produto com um nutricionista para obter os resultados desejados.

Controla o colesterol

Pesquisas feitas sobre o whey protein também revelaram que esse suplemento ajuda a diminuir o LDL (o colesterol “ruim”) no organismo. Assim, pode-se dizer que esse produto auxilia a controlar o colesterol.

Isso é uma grande vantagem, porque ter os níveis de colesterol equilibrados no corpo diminui os riscos de doenças e melhora a saúde do coração. É possível diminuir as chances, por exemplo, de infartos e derrames quando o colesterol está controlado.

A redução de LDL no organismo diminui ainda as chances de aterosclerose, que é uma doença causada pelo acúmulo de colesterol e gorduras nas paredes das artérias. Essa condição também pode levar a ocorrências de AVC ou infartos.

Fortalece o sistema imunológico

O whey protein possui diversos aminoácidos imunomoduladores, como a glutamina. Eles são muito importantes, porque ajudam a fortalecer o sistema imunológico do organismo.

Além disso, o suplemento consegue influenciar na produção de anticorpos, por exemplo, na das imunoglobulinas. Dessa forma, ele auxilia novamente a melhorar o sistema imunológico. Fortalecer esse sistema é um grande benefício, porque assim a saúde é aprimorada e é possível evitar doenças.

Controla a glicose no organismo

Estudos sobre o whey protein também já comprovaram que esse suplemento ajuda a equilibrar os níveis de glicose no corpo em indivíduos que são obesos ou estão com sobrepeso.

Controlar a glicose no organismo é essencial, porque essa substância em excesso pode causar dor de cabeça, sonolência e prejudicar o funcionamento dos órgãos.

Esses benefícios mostram claramente que o whey protein é um suplemento que consegue melhorar a saúde de seus consumidores, além de ajudar no ganho de massa muscular e no emagrecimento.

Por isso, adicionar o produto ao seu dia a dia pode ser bastante interessante. Antes de começar a tomar o suplemento, lembre-se de que é importante conversar com seu nutricionista ou médico para analisar qual é a melhor forma de implementar o whey protein em seu cotidiano.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.