5G no Brasil: quando deve chegar e como ela funciona?

0

 

A internet móvel 5G, também chamada de quinta geração, veio mudar a forma como nos conectamos e já é uma realidade em alguns países como China, Coreia do Sul Áustria, Espanha e Reino Unido, entre outros. Mas será que já podemos sonhar com o 5G no Brasil? 

A resposta é sim! Ainda faltam algumas etapas para que as operadoras possam começar a implantar a nova tecnologia, mas isso é só uma questão de tempo. Enquanto isso, você pode conhecer os planos da Claro e se surpreender com as ofertas que combinam internet, celular, TV e telefone fixo. Tudo de acordo com o que você precisa.  

Agora, quer saber qual é a previsão e o que falta para essa tecnologia começar a funcionar em nosso país? E entender como, exatamente, funciona o 5G? Então, veja essas e muitas outras informações no texto abaixo. Vamos lá?

O que é o 5G?

Antes de mais nada, é importante você saber o que essa nova tecnologia irá proporcionar algo além do que a conectividade que já conhecemos. Se engana quem pensa que o 5G no Brasil irá oferecer só o aumento da velocidade da internet móvel! 

O 5G é na verdade um marco para a próxima geração da conexão de internet no Brasil. A tecnologia é, de certa forma, revolucionária e promete mudar a forma de usar a internet que conhecemos.  A principal mudança é na experiência proporcionada por ela em termos de conteúdo e de entretenimento.

Mas como isso acontece?

Simples. O 5G transporta uma quantidade muito maior de dados do que estamos acostumados e, o melhor, para uma grande quantidade de usuários. E a sua velocidade pode ser até 10 vezes maior do que a do 4G que conhecemos.

Isso significa na prática que, com o 5G no Brasil, dificilmente teremos que passar por uma situação em que a conexão falha, travando uma transmissão ou jogo online, por exemplo. A redução da velocidade em lugares em que há muitas pessoas conectadas é outro problema que o 5G elimina.

Benefícios do 5G

Imagine fazer o pedido dos alimentos que estão faltando em casa diretamente pela geladeira. Ou ainda programar pelo celular a temperatura do ar condicionado e a TV no seu canal favorito, para tudo estar do jeito que você gosta quando chegar em casa. Essas cenas que você só via em filmes poderá ser uma realidade em seu cotidiano muito em breve.

Além disso, a conectividade 5G também irá proporcionar experiências imersivas de entretenimento, como a realidade aumentada e virtual, por exemplo. Outro caso é o cloud gaming que possibilita aos usuários participarem de jogos online com eficiência, sem precisar ter um console de alta capacidade de processamento e resolução gráfica.

Outro segmento que terá suas possibilidades ampliadas IoT (a Internet das Coisas). Isso será observado em situações que requerem um tempo de resposta mais rápido (latência) e, principalmente, na comunicação massiva, como a indústria 4.0, a telemedicina, os carros autônomos e muitas outras. Sensores, eletrodomésticos, câmeras e dispositivos são alguns exemplos, mas até mesmo as peças de roupas poderão estar conectadas à internet!

5G no Brasil: o que já foi feito

As faixas de radiofrequência podem ser pensadas como grandes estradas no ar por onde os dados enviados pelos aparelhos transitam.

Após um longo tempo de espera para a definição das faixas de radiofrequência que serão destinadas para a quinta geração de tecnologia móvel no Brasil, a Anatel tomou a decisão no início de 2020. 

Maior leilão de frequências do mundo

O leilão das frequências do 5G no Brasil será o maior do mundo! Isso foi definido após uma mudança na quantidade inicial do espectro que será oferecido. O acréscimo de 100 MHz na faixa dos 3,5 GHz[ foi feito para reduzir os riscos de que a 5G interfira na na TV aberta que funciona via antena parabólica, pois as frequências usados nos dois serviços são bastante próximas.

Assim, serão ofertadas as faixas de radiofrequência dos 700 MHz, 2,3 GHz, 26 GHz e 3,5 GHz. Sendo a última a mais utilizada no restante do mundo. Dessa forma, a capacidade total na banda chega a 400 MHz e, por esse motivo, a licitação do 5G no Brasil é considerada tanto pelos conselheiros da Anatel como pelos fabricantes de equipamentos de telecomunicação como a maior do mundo.

Qual é o próximo passo?

A comercialização do 5G no Brasil será possível após o leilão de frequências a ser realizado pela Anatel, o que deve ocorrer no segundo trimestre de 2020. Dessa forma, a previsão é de que as primeiras operadoras possam iniciar os trabalhos de instalação das redes 5G no Brasil apenas no início de 2021. 

A previsão é que o 5G seja 50 vezes mais veloz que as redes 4G, oferecendo velocidade de até 5 GB/s em condições ideais.

Quais outras possibilidades trazidas pelo 5G no Brasil que não citamos farão a diferença no seu dia a dia? Deixe a sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.