Como melhorar o SEO do seu site passo a passo

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O editor do WordPress otimiza automaticamente muitas áreas de SEO para você. É por isso que é utilizado pelas melhores consultorias de seo. No entanto, você sempre terá decisões importantes a tomar. Vamos dar uma olhada em quais elementos prestar atenção e como obter a melhor visibilidade possível no Google e Bing.

1- Organize as páginas do seu site em uma estrutura lógica

A estrutura e a navegação são a base de cada página da web, pois influenciam diretamente na experiência do usuário.

Ele permite que seus visitantes encontrem o conteúdo que lhes interessa rapidamente.

Torna mais fácil para os bots rastreadores de mecanismos de pesquisa alcançarem e registrarem todas as páginas do seu site.

Ele ajuda você a criar um plano de conteúdo, organizar tópicos e palavras-chave e criar um sistema de links internos.

Não sabe como criar uma estrutura adequada? É simples, siga estes 4 princípios:

  • Antes de tudo, pense em quais seções seu site precisa – página inicial, página de contato, página “sobre nós”, blog, páginas de produtos… etc.
  • Planeje como você vai interligar as páginas – Principalmente para ajudar na navegação, mas também o texto dos links (texto âncora)
  • Organize as páginas em grupos de acordo com o tema. As páginas mais importantes do seu site devem receber mais links do que outras com menos importância.
  • A regra de ouro é que com no máximo 3 cliques você tem que conseguir chegar em qualquer página do seu site. Você precisa encontrar um equilíbrio entre uma página cheia de links e uma navegação muito vertical que exige vários cliques.

Deve haver uma relação entre a página de origem e a página de destino, especialmente se for um link no texto do conteúdo.

Reflita sobre a navegação do seu site, quantos níveis você precisa? Além do menu principal, você vai usar um menu de rodapé?

Escolha um modelo da web que se adapte aos seus planos e personalize-o para obter o que deseja.

Criar uma estrutura de navegação é um processo criativo, deixe-se inspirar pelos seus concorrentes ou outras páginas da web. Para o planejamento é mais prático usar papel e lápis, pois você poderá ver a estrutura de relance.

2- Aperfeiçoe o conteúdo do seu site

O conteúdo é a base do SEO de sucesso e isso você pode confirmar com qualquer agência que faz SEO. Otimizar os títulos e descrições do seu site não terá influência suficiente sem conteúdo de qualidade. É importante que você tenha em mente que está criando seu site para visitantes, não para mecanismos de pesquisa.

Os mecanismos de pesquisa avaliam a qualidade do conteúdo com base no comportamento do usuário. Se o conteúdo não for bom o suficiente, os visitantes retornarão aos resultados da pesquisa. Este é um sinal para que o Google e o Bing parem de mostrar esse conteúdo nos resultados.

É sempre importante identificar o público-alvo para quem você cria o site e suas necessidades. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

Para quem é o seu site? Para um público mais jovem ou mais velho? Para um grupo específico interessado em um tópico ou para um público mais geral?

Qual linguagem seu público usa? Eles usam linguagem técnica ou linguagem informal?

Seus visitantes esperam conteúdo em imagens e vídeos ou preferem texto sem distrações desnecessárias?

Você acha que seu público usará mais o celular ou o computador para visitar seu site?

Use a navegação do seu site para orientar a criação de conteúdo. Para simplificar o trabalho, você pode criar uma lista de tarefas para lembrar as coisas que você deve incluir no texto para manter a consistência.

Por exemplo, uma lista de tarefas para uma postagem de blog pode ter esta aparência:

  • Comprimento do texto: Min. 1000 – Max. 3000 palavras
  • Tamanho máximo do parágrafo: 5 linhas
  • Use títulos e legendas
  • Incluir listas
  • Adicionar uma imagem
  • Coloque pelo menos dois backlinks para outros artigos em seu blog.

O conteúdo deve ser sempre original e relacionado ao tema do seu site e ao seu público-alvo. “Criar conteúdo de qualidade” é muito pouco conselho específico para ser útil, então aqui estão algumas ideias para inspirar você.

Contexto – O que seus visitantes estão procurando? Eles precisam de tutoriais, análises ou comparações? Quais palavras-chave eles usam no mecanismo de pesquisa? Felizmente, há um truque simples para descobrir. Escreva os termos-chave no mecanismo de pesquisa e dê uma olhada nos primeiros resultados. Agora você sabe que tipo de conteúdo criar e ao mesmo tempo tem uma imagem da concorrência. Você pode usá-lo para se inspirar ou tentar se diferenciar.

Originalidade – Sempre, sempre, sempre escreva seus próprios textos. Você pode obter ideias da concorrência, mas nunca copie outros sites. O processo de pesquisar e apresentar um tópico com suas próprias palavras é útil tanto para você quanto para o visitante.

Qualidade – Escreva de forma clara e direta ao ponto. Coloque as palavras que seu público usa para pesquisar esse conteúdo, mas não as repita desnecessariamente. Use sinônimos e variações. Tente escrever naturalmente e com frases curtas.

Estrutura – Use parágrafos curtos e divida o conteúdo em seções com subtítulos. O texto ficará mais claro, ninguém gosta de buscar informações em um texto muito longo. Você pode destacar informações importantes com negrito ou itálico. Use sublinhado apenas para links.

Comprimento – Se o texto for muito longo, o leitor perderá o interesse ou perderá informações importantes. Não tenha medo de dividir seu texto com listas, tabelas ou esboços.

Estilo – Diferencie títulos e legendas sempre da mesma forma. Escolha uma fonte de texto fácil de ler, não é recomendado misturar várias fontes de texto, o texto perderá a clareza. Use cores para diferenciar os links e sempre mantenha a consistência em tamanho e cor.

Navegação – Os visitantes muitas vezes não precisam ler todo o conteúdo. Ajude-os a navegar pelo texto com um índice. É especialmente útil em textos longos. Inclua no texto backlinks para outras partes do seu site com conteúdo relevante. (Se precisar, contrate uma agência de criação de backlinks)

Call to action – Se o seu objetivo é persuadir o visitante a fazer algo em seu site (comprar, deixar um contato, registrar-se…) Facilite a tarefa ao máximo.

Dê instruções claras sobre o que fazer.

Destaque a chamada para ação diferenciando-a do plano de fundo com a cor, tamanho ou tipo de texto. Os botões são ideais para isso.

Inclua a frase de chamariz várias vezes em uma página. Você pode colocá-lo no cabeçalho para que esteja sempre visível.

3- Encontre e use palavras-chave relevantes

Por palavras-chave entendemos aquelas que definem o conteúdo e os visitantes do seu site utilizam nos motores de busca para chegar ao seu site. Eles podem ser uma única palavra ou uma frase.

Se colocarmos essas palavras no conteúdo, nosso site será incluído nos resultados de pesquisa para esses termos. A posição nestes resultados dependerá de vários fatores, mas para isso teremos que incluir as palavras-chave apropriadas em primeiro lugar.

Assim que o visitante chega ao seu site, os motores de busca medem a reação ao conteúdo. Seu site começará a ter uma classificação mais baixa se muitas pessoas saírem do site rapidamente e forem para outro site. É fundamental saber extrair a expectativa do visitante das palavras-chave para oferecer conteúdo relevante. Obviamente, algumas palavras-chave são mais fáceis de interpretar do que outras.

Esta é a teoria geral. Como podemos usar palavras-chave para otimizar o SEO?

Crie conteúdo para termos de cauda longa

Essas palavras-chave mais genéricas recebem muitas buscas, porém, têm muita concorrência e às vezes é difícil interpretar o que o usuário espera. Um exemplo de palavra-chave genérica poderia ser “Comprar Backlinks Brasileiros”.

Essas palavras-chave mais longas e específicas têm menos buscas, mas também muito menos concorrência, e também é mais fácil interpretar o que o usuário deseja. Essas palavras- chave de cauda longa são altamente recomendadas para sites pequenos que estão começando. Continuando com o exemplo acima, um termo de cauda longa poderia ser “como escolher uma agência de criação de sites

Não repita palavras-chave desnecessariamente.

Os motores de busca são bastante inteligentes. Eles podem ler o conteúdo como um usuário e reconhecer variações de palavras. Hoje em dia não é mais necessário repetir as palavras-chave com todas as suas variantes. Escreva naturalmente e use sinônimos ou abreviações ao longo do texto.

Distribua palavras-chave em todo o conteúdo.

Os mecanismos de pesquisa levam em consideração onde as palavras-chave são colocadas e o conteúdo ao seu redor. Coloque as palavras-chave mais importantes nos títulos e subtítulos e inclua variações no texto. As palavras-chave nos links também são importantes, mas tente não abusar delas.

Uma página por palavra-chave.

Já existe bastante concorrência na internet, não é necessário competir contra si mesmo. Otimize apenas uma página para cada palavra-chave. Para os termos mais gerais nem sempre é possível, para os mais específicos é melhor competir nos motores de busca com uma única página. Você sempre pode atualizar o conteúdo em vez de criar outra página para os mesmos termos de pesquisa.

Diversifique sua cobertura de palavras-chave.

Não tente criar uma super-página onde inclua todas as palavras-chave. Melhor dividir as palavras-chave em temas e ter uma página dedicada a cada tema.

Como encontrar palavras-chave?

Para descobrir quais frases e palavras-chave usar em seu conteúdo, você precisa fazer uma análise de palavras-chave.

O objetivo desta análise é descobrir quais termos são mais utilizados, ordená-los por prioridade e classificá-los por tópico. Isso nos ajudará a incluir as palavras-chave corretas no conteúdo e obter novas ideias sobre o que escrever.

Se fizermos a análise de toda a página da web, obteremos todas as informações ao mesmo tempo, isso é especialmente útil quando estamos criando a estrutura de navegação do nosso site. Por outro lado, também podemos fazer uma pequena análise de palavras-chave em tópicos específicos para encontrar ideias sobre as quais escrever.

Existem muitas ferramentas para nos ajudar com esse tipo de análise, então não temos que pensar em todas as possibilidades, embora algum conhecimento prévio sobre o assunto do nosso site seja de grande ajuda.

A busca:

Os principais mecanismos de pesquisa da Web, como Google ou Bing, incluem um recurso de preenchimento automático muito útil para você começar.

Imagine que estamos escrevendo sobre um especialista seo, então procuramos por “como encontrar um especialista seo

A função de preenchimento automático do mecanismo de pesquisa começará a oferecer variantes. Estes são oferecidos com base em pesquisas que incluem os mesmos termos. Observe que ele também pode oferecer suas pesquisas anteriores, portanto, é melhor usar uma janela anônima para evitar isso.

Às vezes, o mecanismo de pesquisa também oferece termos de pesquisa relacionados na parte inferior dos resultados. Essas são variantes de nossos termos que recebem pesquisas suficientes.

O Google também oferece perguntas frequentes em seus resultados. Ao clicar neles, você verá parte da resposta com um link para a página. Graças a isso, você terá uma ideia não apenas das perguntas dos usuários, mas também da concorrência existente. Quer saber um truque? Se você começar a clicar nas respostas, mais perguntas relacionadas aos seus termos aparecerão.

Esses recursos do mecanismo de pesquisa ajudarão você a aumentar sua lista de palavras-chave. A desvantagem é que os motores de busca não oferecem dados sobre o número de pesquisas ou quanta concorrência eles têm, para isso você tem que usar outras ferramentas.

Essas ferramentas que oferecem mais informações são pagas, porém existem várias com as quais você pode obter dados suficientes para fazer sua análise de palavras-chave.

Tendências do Google:

A ferramenta Google Trends permite obter dados sobre a popularidade de determinados termos de pesquisa ao longo do tempo. Ele não oferece o número específico de buscas, mas um intervalo de 0 a 100 de acordo com sua popularidade. É útil ver a tendência de pesquisa e comparar a popularidade de diferentes termos relacionados.

Google Ads o Microsoft Ads:

Se você investir em publicidade paga no Google ou na Microsoft, poderá obter informações sobre o número de pesquisas. Quanto mais você gasta na plataforma, o Google vai te dar informações mais precisas.

Ferramentas do Ahrefs para webmasters:

A versão gratuita da ferramenta Ahrefs. Se você já tem um site ativo, as ferramentas do Ahrefs Webmaster permitem que você obtenha o volume de pesquisa das palavras para as quais seu site aparece, seu nível de concorrência e alguns termos relacionados.

Tenha em mente que este tipo de ferramenta agrupa variações de um mesmo termo, portanto as informações não são 100% precisas, porém é uma boa referência para sua análise

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