Curso marketing digital para pequenas empresas

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Segundo o IBGE, o Brasil apresenta atualmente mais de 132 milhões de usuários ativos de redes sociais, já imaginou a capacidade de divulgação do seus serviços diante desse elevado número de usuários?

É cada vez mais crescente a busca por resultados através do Marketing digital para pequenas empresas.

Dispositivos móveis, smartphones, tablets, computadores desktop contam com 112 milhões de usuários ativos, ou seja, são milhões de pessoas conectadas através da internet buscando serviços que podem está neste exato momento relacionado a sua empresa.

Pequenas empresas buscam formas eficientes e rápidas de divulgação e expansão de seus produtos, como também serviços nas redes sociais, e muitas delas apresentam desafios para mensurar este objetivo.

Neste artigo, busco relacionar a importância do marketing digital para as pequenas empresas com os canais de marketing digital para pequenas empresas, a implementação de marketing digital para as pequenas empresas e também os benefícios de ter uma estratégia de marketing digital.

Você pode desde já, comprar seguidores Instagram para obter um maior engajamento em sua rede e consequentemente uma maior visibilidade de seus serviços.

Canais de marketing digital para pequenas empresas

Para os empresários podemos explicar quais são os melhores canais de marketing digital para as  pequenas empresas.

As redes sociais estão em alta relevância no momento, perceba que qualquer busca que você necessite realizar você hoje em dia recorre para a internet e plataformas digitais, assim também são com os seus clientes.

Podemos dividir em dimensões do marketing digital para pequenas empresas em:

  • Marketing de busca baseado em SEO – Otimização Para Ferramentas de Busca.
  • Marketing de busca baseado em anúncios pagos no Google e outros buscadores.
  • Marketing de display, através de banners em sites específicos.
  • Marketing de conteúdo através de artigos e vídeo marketing.
  • E-mail marketing – ao contrário do que muitos acreditam, não morreu e ainda é muito utilizado.
  • Redes sociais – maior relevância.

Mas então, em qual deles devo fazer o investimento para a minha pequena empresa?

É necessário fazer o seguinte questionamento: O seu serviço atende a uma necessidade ou desejo?

Se sim, for uma necessidade, ou uma solução que não tem como esperar, o ideal é seguir para os canais de informação, como o marketing de busca, por exemplo.

Se sim, for um desejo, o ideal para o seu caso são os canais de marketing de display, como banners, vídeos e as redes sociais.

O marketing digital para pequenas empresas necessita focar no público alvo que ele precisa atingir.

Aproveite a oportunidade para comprar seguidores e aumentar o engajamento do seu negócio.

Implementação de marketing digital para pequenas empresas

Após ter feito um planejamento estratégico inicial e determinado para qual canal sua pequena empresa se encaixa, você poderá passar para a parte prática do marketing digital, ou seja, com a implementação de ações.

Existem três formas onde o marketing digital para pequenas empresas pode ser implementado:

1) Solução interna – essa é uma das melhores opções para serem consideradas, já que diante dos custos, algumas empresas acabam preferindo criar sua equipe, capacitando os colaboradores. Que no caso do marketing digital para pequenas empresas é uma opção bastante viável.

2) Contratação de freelancers – essa é a opção de terceirizar o trabalho, ou também uma parte dele, com a contratação de freelancers para a realização de algumas ações específicas.

3) Contratação de uma agência –  esta é a primeira opção para alguns empreendedores digitais, as desvantagens estão em que o custo envolvido nesta solução na maioria das vezes ultrapassa o orçamento disponível para as pequenas empresas.

Independente da decisão escolhida para a sua pequena empresa, é importante contar com profissionais que sejam qualificados, para que sua empresa tenha uma relevância a ponto de competir com a concorrência, e que venha a apresentar resultados reais, afinal o objetivo é verter os resultados do marketing digital em resultados mensuráveis.

Benefícios de ter uma estratégia de marketing digital

Como já discorrido anteriormente, a internet atualizou o modo em que as organizações, as pequenas e grandes empresas interagem com o seu público.

Permanecer ativo, se fazendo presente, neste ambiente se faz fundamental para engajar uma proposta de valor.

Você pode aqui acompanhar alguns benefícios ao adotar os recursos que o marketing digital para pequenas empresas oferece:

1) Segmentação de público – ponto positivo onde o Marketing Digital oferece a segmentação de público, gerando a garantia de estar no lugar certo e agir da forma correta.

De uma forma tradicional, mesmo existindo uma seleção prévia as campanhas de comunicação procuram atingir a maior quantidade de pessoas possível, isso não garante que todas elas se tornem potenciais clientes.

Com auxílio das ferramentas virtuais, existe uma interação na medida em que os usuários buscam materiais divulgados pela pequena empresa, e consequentemente deixam pistas sobre o tipo de solução do que buscam.

Ou, com base nas informações que são coletadas, existe a personificação de ações do marketing digital com eficácia.

2) Presença online – Estabelecimento de uma maior dedicação para a pequena empresa ser notada, entretanto, é uma missão que pode ser cumprida sem muitos desafios visto que os usuários das redes estão sempre ativos e com agilidade e baixíssimo custo de investimento.

A presença da marca ativa de uma pequena empresa auxilia na construção de uma identidade virtual, os usuários que já conhecem seus produtos e serviços, acompanharão as novidades, mantendo um relacionamento pós compra, ou seja, fidelização do cliente.

Abuse da visibilidade que as redes sociais proporcionam, utilize a produção de conteúdo para que te achem através Google, saiba explorar os recursos para que o seu Marketing Digital seja um destaque entre a concorrência entre outras empresas.

4) Credibilidade da marca – Para efetivar a consolidação da sua marca na rede, existem condições que estão além de fornecer qualidade na prestação de serviços, é necessário também demonstrar quanto sua empresa, mesmo que pequena, tenha domínio sobre o assunto, se tornando uma referência dentro do setor de atuação.

Uma marca que oferece credibilidade é a primeira escolha dos clientes, dos formadores de opinião, dos parceiros e de indicações para outros clientes.

5) Competitividade com empresas maiores – Você pode disputar mercado em condições de igualdade com as grandes organizações, isso é sem dúvidas uma ação desafiadora quando se tem uma pequena empresa, pois você tem recursos escassos que uma grande empresa tem de sobra no mercado, porém, tratando-se de rede social ações bem realizadas podem ser expostas independente do tamanho do seu negócio.

6) Fidelização dos clientes – reconhecer a importância do Marketing Digital como finalidade da busca, qualificação do público-alvo para o seu negócio é igualmente necessário a preocupação em estabelecer um vínculo que seja definitivo com os seus consumidores.

Um processo de fidelização ideal, fará com que os clientes compartilhem sua marca, dando uma visibilidade maior da rede de clientes.

Através do estudo desse artigo, podemos chegar a conclusão que um negócio de sucesso requer bastante dedicação e superação de muitos desafios, principalmente para aqueles que são pequenas empresas, apesar de ser desafiador, este empreendimento pode ser de grande valia a nível de soluções, e se pensarmos em grandes empresas anteriormente elas eram menores que as referidas pequenas empresas como uma condição de equidade.

Você pode avaliar o quanto a presença ativa pode favorecer a visibilidade e consolidação da sua pequena empresa obtendo excelentes resultados quando utiliza marketing digital.

 

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