Marketing gastronômico: entenda o que realmente funciona

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Um restaurante ou estabelecimento culinário em geral precisa aprender a dominar todas as estratégias eficazes de marketing gastronômico.

É necessário separá-lo pois o que funciona no marketing “tradicional” necessariamente pode não dar resultados para um restaurante.

Quer ver um exemplo? Muitos negócios costumam oferecer um test drive ou algum tipo de período de teste para um produto ou serviço. No entanto, isso é impossível em um restaurante.

Portanto, se você quer conseguir novos clientes, precisa entender o que realmente funciona no marketing gastronômico para colocar em prática.

Está pronto para aprender? Então vamos lá!

Esteja em aplicativos de delivery e explore-os ao máximo

Atualmente, com a pandemia do coronavírus obrigando cidades, estados e países a entrar em quarentena, os restaurantes não podem ficar de portas abertas, mas não podem se dar ao luxo de não funcionar.

Uma das soluções é operar via delivery para conseguir novos clientes e manter faturando. Para alguns restaurantes, no entanto, a opção do delivery pode ser até mais lucrativa do que ficar de portas abertas.

No Marketing Gastronômico, o foco é em entender como funcionam os algoritmos dos aplicativos e garantir que o seu restaurante estará otimizado.

Por exemplo, se o aplicativo favorecer restaurantes que entregam com rapidez, será essencial montar uma linha de produção que garanta que os pedidos estarão prontos em pouco tempo. Se o restaurante favorece uma alta porcentagem de notas positivas, então é essencial estabelecer estratégias para aumentar sua média.

Seja como for, será essencial dominar o funcionamento do algoritmo e passar a investir mais e mais em otimizar o seu restaurante para conseguir mais clientes.

Utilize o Instagram a seu favor no Marketing Gastronômico

Existem muitas redes sociais que podem ser usadas por um restaurante, mas o Instagram é a mais poderosa delas, sem a menor dúvida. Isso por causa da sua grande natureza visual, além do crescimento no número de usuários.

Portanto, ela é uma ferramenta de valor inestimável para ser utilizada dentro de uma estratégia de Marketing para restaurantes.

Para usar bem o Instagram, é importante estudar qual é o melhor horário para postar e gerar maior engajamento dentro da rede. Nem todos os seus posts, por exemplo, devem ser de pratos do seu restaurante. Muitos deles devem ser de conteúdos divertidos para gerar engajamento, likes e comentários.

Uma boa ideia é criar desafios nas legendas das fotos para os seus seguidores. Por exemplo, divulgue uma sobremesa no seu restaurante e diga para os seguidores “marcar um amigo que deve uma sobremesa para você”.

No entanto, foque sempre em filtrar o seu público para reunir gente da sua cidade. Pouco importa ter um milhão de seguidores no Instagram se todos eles forem de outras cidades e não poderem comer no seu estabelecimento ou pedir pelo delivery.

Invista em anúncios baseados em geolocalização

Como nós dissemos acima, de que adiantaria para o seu restaurante ter 1 milhão de seguidores no Instagram se eles fossem todos de outras cidades do Brasil? Talvez você conseguisse alguns clientes de vez em quando, mas não teria muito uso.

Isso acontece por causa de uma particularidade do Marketing Gastronômico: a localização importa. E muito!

Por isso, quando for fazer anúncios no Google Ads e no Facebook Ads, opte sempre por anunciar com base na geolocalização do usuário. Isso vai garantir que suas mensagens chegarão a quem está a 100 metros, 200 metros de você, o que levará mais pessoas para o seu estabelecimento.

Invista em experiências e bom relacionamento com o cliente

Uma das realidades do Marketing Gastronômico é que o serviço é, em si, parte do marketing. Por exemplo, quem nunca falou para um amigo que “descobriu uma pizzaria incrível” ou “conheceu um lugar fantástico”?

Isso acontece porque as pessoas gostam muito de compartilhar as descobertas gastronômicas e os bons lugares para comer. Considerando como o Marketing Boca-a-Boca funciona, se você conseguir algumas indicações conseguirá muitos clientes novos.

Por isso, o mais recomendado é investir na experiência e no bom relacionamento com os clientes para estimulá-los a compartilhar e recomendar o restaurante com outras pessoas.

A ideia, no caso, é traçar estratégias não só de fidelização de clientes (que são essenciais!), mas também de promoção. Ou seja: a ideia é que cada cliente seja tão bem tratado que ele se tornará um promotor do lugar.

Participe de eventos locais na sua cidade ou região

Lembra que dissemos que o Marketing Gastronômico é muito afetado pela região? Então, isso significa que o seu restaurante precisa aparecer e criar um sentimento de comunidade com as pessoas ao redor.

Por exemplo, a população da cidade ou do bairro apoia o time de futebol local? Então patrocine a equipe!

Há algum festival ou evento de rua tradicional na sua região? Esteja lá com pratos especiais e exponha a sua marca.

Essas são as principais estratégias de Marketing Gastronômico. Se o seu estabelecimento conseguir utilizar todas, em pouco tempo verá o seu número de clientes subir bastante.

E aí, gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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