Por que pagar com o QR é seguro?

0

Descubra como essa forma de pagamento é o futuro dos consumidores

Gabriel Mecca 

Avanços tecnológicos não se limitam apenas a entretenimento. Quando se pensa em inovação, o objetivo é otimização de tempo e facilidades. Uma das coisas que a sociedade mais faz na atualidade é efetuar pagamentos, seja com compras ou quitação de contas. Então, foram desenvolvidos diversas ferramentas para nos ajudar. Desde os cartões de débito e crédito, até o atual cenário, que é com o QR Code, um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando um smartphone.   

Mas como funciona? Todo comércio usa as máquinas de cartão de crédito. Um principal exemplo é a mega pop credicard. O QR Code seria uma outra alternativa de pagamento para o dono de estabelecimento. 

Para exemplificar essa situação e ficar mais simples. Um casal vai até um restaurante e fazem uma refeição. No momento de trazer a conta, o garçom traz a nota fiscal com o QR Code. Basta o casal escanear com o celular e o pagamento será efetuado. Simples. Não precisa de cartão ou dinheiro. O estabelecimento recebe da mesma maneira. 

Para esse casal poder escanear o QR Code e executar o pagamento, será necessário baixar um aplicativo de carteira digital. Basta fazer o cadastro dos cartões e pronto. Não será mais necessário ficar carregando o cartão de crédito ou de débito. 

Além da otimização de tempo e facilidade na hora de compra, a grande vantagem do QR Code é a segurança. O grau de proteção é muito grande. O primeiro grande motivo é deixar de carregar dinheiro e cartões, e evitar sair com uma carteira muito grande. Carregue tudo no smartphone. 

Outro motivo para ter um QR Code é que só o dono do smartphone consegue acessar o cartão. Se quiser, é possível permitir o acesso apenas por impressão digital. Ao contrário de um cartão, que tem senha e ser mais suscetível a clonagem. Então, a chance de sofrer um golpe com um cartão é muito mais do que o escaneamento. 

Mas e se o celular for roubado? Esse é um dos grandes problemas da sociedade brasileira na atualidade. Claro que é um grande prejuízo, porém, fazendo o bloqueio do aparelho junto a operadora, o cartão também ficará bloqueado. Então, quem cometer o crime, não terá acesso ao QR Code. 

A forma de pagamento digital ainda deixa muitas pessoas com o pé atrás. Principalmente quem é mais velho e não se sente confortável com nada de online. Mas isso é uma questão de costume. Pois os aplicativos e os bancos digitais são mega difundidos e muito usado atualmente. Muitas pessoas até abrem mão de ir em agências bancárias e conversar com o gerente. 

O QR Code é a forma de pagamento do futuro e já é realidade em grandes países. A China, uma das potências mundiais, já difundiu essa alternativa para a população há mais de dez anos. No Brasil, essa cultura de pagamento ainda está implementado e está ganhando a popularidade aos poucos. 

Da mesma forma que o uso de notas e moedas entrou em desuso quando surgiu os cartões de crédito, a tendência é o QR Code virar a nova forma de pagamento. Muito mais simples e rápido para se livrar da conta.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.