Qual a importância da tecnologia na saúde?

0

Muitas mudanças ocorreram na área da saúde devido ao avanço exponencial da tecnologia, como aparelhos mais sofisticados, exames mais elaborados capazes de detectar cada vez mais doenças, assim como ajudar na prevenção, tratamento e cura das mesmas.

 

                        Qual a importância da tecnologia na saúde?

Como citado, a tecnologia tem se mostrado muito útil na área da saúde, com exames de imagens mais detalhados, permitindo, dessa forma, a detecção de patologias de forma mais rápida e cada vez mais precoce. Assim, dando a possibilidade de um tratamento mais eficaz e com uma possibilidade de cura cada vez mais efetiva.

Os exames para detecção de patologias tornam-se cada vez mais simples e seguros, tanto para pacientes como para os profissionais da saúde, que lidam com os equipamentos a todo o tempo.

Com exames mais elaborados, os resultados são cada vez mais assertivos, tornando quase nula a chance de erro de diagnóstico.

Muitas doenças, como a endometriose, por exemplo, acomete apenas as mulheres em idade fértil. Se detectadas logo no início, pode ser tratada mais rapidamente. Dessa forma, os sintomas da endometriose, como dor no ombro direito durante a menstruação, por exemplo, podem ser amenizados ou extinguidos, dando, assim, uma melhor qualidade de vida à paciente.

Além de equipamentos mais sofisticados e modernos, a tecnologia encontra-se também na medicina do cotidiano, com plataformas que permitem que dados dos pacientes fiquem armazenados.

Desta forma, não será mais preciso que o paciente carregue consigo aquela pasta com todos os exames feitos e receitas passadas, pois tudo poderá estar disponível no sistema escolhido, o prontuário do paciente será eletrônico, salvo em nuvem de armazenamento.

Outras ações, como marcação de consultas e agendamentos de exames se tornaram mais eficazes após a utilização da tecnologia na área da saúde, assim como a gestão clínica.

 

                        A tecnologia que ajuda no diagnóstico clínico

Antigamente, o diagnóstico e tratamento das patologias eram feitos apenas após a apresentação dos sintomas.

Hoje, com esse avanço tecnológico, podemos diagnosticar doenças através de exames específicos ou mesmo exames cotidianos, como é o caso do Papa Nicolau, feito pelas mulheres, conhecido justamente como exame preventivo.

Pode-se até mesmo, ao demonstrar alguns sintomas de endometriose, o paciente ser submetido ao ultrassom transvaginal para diagnóstico, sendo possível, dessa forma, detectar a doença logo no início, para que ela logo seja tratada.

 

                        A tecnologia na saúde estética

A área da saúde é uma área bem extensa. O avanço tecnológico também possibilitou diversas inovações na área estética da saúde.

Sabe-se que muitas pessoas passam por procedimentos que acabam deixando sequelas, porém, a saúde estética está disponível para possíveis “reparos” a danos causados por esses procedimentos.

A utilização da tecnologia no ramo da odontologia também cresce igualmente, sendo possível aliar a saúde com a estética.

Muitas pessoas necessitam da utilização de aparelhos ortodônticos, não só pela estética, mas pela saúde bucal. Para isso, hoje pode-se encontrar um aparelho invisível e prático, ou seja, ao mesmo tempo que corrige sua arcada dentária, o paciente não se constrange com a visibilidade que o aparelho ortodôntico normal pode trazer.

 

A tecnologia é, sem dúvida, útil a todos os campos, áreas e ramos. Vimos aqui muitos benefícios importantes que seu avanço trouxe para a saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.