Como a tecnologia pode ser útil para as empresas na crise?

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As empresas brasileiras estão sofrendo os impactos negativos da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19). Além disso, muitas companhias ainda sentem os efeitos da recessão econômica de 2016, que diminui as chances de recuperação e sobrevivência.

Com as transformações dos últimos anos no contexto interno e externo, o cenário econômico se tornou um grande desafio para grande parte dos negócios. O aumento do desemprego e a redução do consumo atingiu em cheio a economia das empresas do país.

Por essa razão, buscar maneiras para contornar a crise é fundamental. Afinal, é necessário implementar ações e estratégias que auxiliem no aumento da produtividade e lucratividade. Nesse sentido, sabia que a tecnologia pode contribuir (e muito) durante a crise?

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, empreendedor, como a tecnologia pode ser útil na sua empresa durante a crise. Nele, você verá de que forma isso é possível. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Preparação

É fato: as empresas que aplicam a tecnologia são mais preparadas para contornar situações adversas, bem como uma crise econômica ou as mudanças no cenário mercadológico.

Em resumo, quando a economia se encontra em estado de instabilidade, as empresas que usam a tecnologia vão contra o padrão do mercado, e seguem um rumo diferente das demais, que geralmente iniciam um momento de retração.

Nesse contexto, vale ressaltar que a retração de mercado acontece mesmo em nichos segmentados, como as indústrias de eletroerosão a fio.

2. Controle de atividades

A tecnologia no ambiente corporativo para que os gestores possam controlar e monitorar as atividades. Essa supervisão pode acontecer, inclusive, de forma remota.

Dessa forma, uma ótima alternativa é apostar em um software de gestão, uma vez que a ferramenta promove agilidade nos processos de administração, além de oferecer métricas importantes para a análise de resultados. Isso vale até para processos restritos, como a montagem de cesta de natal.

3. Controle de resultados

Falando sobre a análise, o controle de resultados é uma forte característica das tecnologias atuais. No entanto, em um cenário de crise, o mercado sofre com diversas transformações e, inclusive, as mudanças podem piorar o contexto.

Por isso, é muito importante se atentar sobre o comportamento do mercado, para antecipar os impactos e movimentos.

É nesse momento que podemos citar a funcionalidade de um sistema de gestão. Ele centraliza, coleta, segmenta e analisa os indicadores externos e internos, a fim de centralizar tanto o setor financeiro, como a operação da empresa.

4. Custos reduzidos

O sonho de todo gestor é reduzir os custos. Contudo, nem sempre em momentos de crise isso é necessário, pois a tecnologia automatiza processos diários, gerando uma grande economia e evitando desperdícios para o negócio.

Diante disso, as empresas que aplicam a tecnologia em seus processos, já contam com os custos reduzidos, sendo para elas mais fácil alocar investimentos e encarar os desafios financeiros.

Aliás, é importante mencionar que a redução de custos acontece com qualquer segmento, mesmo aqueles mais criteriosos, como empresas de teclado de membrana.

5. Relacionamento com o cliente

Por fim, outra característica promissora da tecnologia é o relacionamento com o cliente. E, durante uma crise, um dos maiores desafios é manter todos os departamentos da empresa em total funcionamento.

Porém, poucas enxergam que o relacionamento com o cliente é fundamental para que o negócio garante o seu posicionamento de mercado. Os chatbots, por exemplo, pode ser um grande aliado, uma vez que economizam, agilizam e otimizam processos.

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