Quais os níveis de planejamento financeiro de uma empresa?

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Dentro de um contexto de organização, existem três níveis de planejamento financeiro, isto é, planejamento de técnicas, operacional e tático. O planejamento estratégico está se referindo àquele que é coordenado através da chefia da empresa. Melhor dizendo, pelo nível superior da hierarquia da organização. 

Inclusive o planejamento, é conhecido como a longo prazo e atinge a empresa como um todo. quer dizer, de modo sistêmico. Nele, consiste a comunicação entre o local interno da organização com o local externo.

Além do mais, no tal nível, serão estabelecidos a missão, razão de ser da empresa, onde a organização almeja chegar, e os valores básicos. 

O planejamento tático, por sua vez, centraliza no médio prazo e tem sua visão voltada para o campo departamental, neste serão determinadas as metas e criado um local favorável para que as ações intituladas no planejamento estratégico se consolide. 

Por fim, o planejamento operacional, que tem destaque no curto prazo, está relacionado ao planejamento que pretende implementar os planos específicos determinados no local tático. O que quer dizer, que enquanto o nível estratégico abrange a empresa em um todo e o tático centraliza cada departamento, tal planejamento, focaliza no trabalho ou operação.

Planejamento Estratégico, Tático e Operacional – O Guia completo para obter os melhores resultados para sua empresa!

Para poder administrar uma empresa sem primeiro traçar um planejamento é a mesma coisa de sair de casa para fazer uma viagem e não determinar o destino. 

Assim como no exemplo da viagem, sempre existem possibilidades de uma pessoa sair por aí, mundo afora e encontrar lugares excelentes, mas também tem a possibilidade de terminar em um lugar qualquer ou em uma  situação bem desagradável ou até perigosa. Mesmo que chegue a um lugar interessante, os custos deverão ser bem maiores.

A mesma coisa acontece na gestão empresarial. Não importa se a empresa em questão é pequena, grande ou de médio. A ferramenta usada vai ser o papel, sistemas especializados, planilhas ou está tudo na sua mente. cuidado com a última opção. 

Qualquer gerenciador de empresas, seja ele o dono, sócio ou até um administrador profissional sabe que qualquer empresa tem que planejar seu futuro. 

Veja o Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o início de tudo, onde serão estabelecidas as estratégias focalizando o longo prazo da empresa. 

Neste período é necessário sempre buscar ter uma visão abrangente da companhia e sem entrar em muitos detalhes, até porque o planejamento estratégico é feito geralmente para um período entre 5 e 10 anos e seria bem complicado e bem menos provável acertar tantos detalhes para um período tão futuro.

Aqui o importante é levar em consideração todos os fatores externos e internos à organização, exemplo, o meio econômico global e a situação do mercado onde a empresa atua. Nessa hora, uma ferramenta excelente é a análise SWOT que auxilia  no mapeamento de todas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e oferece uma boa base para a estrutura dos outros planos de estratégias.

Antes de falar das fraquezas e forças é importante iniciar a análise do mercado ou do cenário econômico, a empresa precisa estabelecer e definir quem ela é, aonde quer chegar o que considera importante no caminho. Isto é nomeado de  missão, valores e visão, que é um dos instrumentos mais importantes de gestão e ao mesmo tempo mal usado pelas empresas.

É preciso estabelecer metas e objetivos para serem alcançados pela empresa dentro de onde está sendo projetado. Veja alguns objetivos estratégicos:

  • Objetivo de Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;
  • Objetivo de reduzir os custos produtivos em 15%;
  • Objetivo de Aumentar e elevar o índice de preparação dos trabalhadores em 30%;

Para tornar mais fácil, escolhemos algumas questões principais que podem auxiliar na hora de realizar o planejamento estratégico da empresa.

  • Quem somos nós?
  • O que vamos fazer?
  • Por que estamos fazendo?
  • Onde é que estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • O que devemos valorizar?

É importante lembrar que apesar do planejamento estratégico ser criado para um prazo de 10 anos, é necessário que faça uma revisão e atualização frequente. Caso isso não seja feito a empresa corre o risco ficarem obsoletos e serem esquecidos dentro da empresa. 

Planejamento Tático

O próximo passo, é a criação do planejamento tático. Esses são planos centralizando o médio prazo e com mais detalhes do que o plano estratégico, mas sempre mantendo a visão abrangente. 

A diferença entre o planejamento estratégico e o tático é que o primeiro é voltado para organização como um todo, e o segundo é orientado os locais e departamentos da empresa, tendo como objetivo os detalhes e metas da organização.

O período do planejamento tático é menor, geralmente é entre 1 e 3 anos. Os planos de marketing, produção e planejamento entram nesta etapa, tudo isso resulta no planejamento financeiro empresarial, visando a entrada e saída das companhias para o período que está sendo planejado.

Veja algumas questões que serão abordadas para o melhor entendimento:

  • O que devo fazer?
  • O que dá para fazer?
  • Será que vale a pena fazer?
  • Será que vai funcionar?
  • Quando vamos começar a fazer?

Podemos usar como saída através do planejamento tático os objetivos táticos para cada unidade específica da organização (finanças, marketing e recursos humanos). Esses objetivos podem ser criados para confirmar que os objetivos estratégicos possam ser  alcançados.

Planejamento Operacional

E por fim o planejamento operacional que tem planos bem mais centralizados no curto prazo, normalmente traçado para período mais curto, que são entre 3 a 6 meses, com a determinação de métodos, sistemas e processos que serão usados para que a organização chegue a alcançar seus objetivos globais. 

Estes planos são bem mais detalhados que os planos anteriores, particularizando as pessoas envolvidas, cada uma de suas funções e responsabilidades, além dos equipamentos e recursos financeiros precisos para que os planos sejam colocados em prática.

Os resultados obtidos da etapa de planejamento operacional normalmente  serão obtidos com planos de ações e cronogramas das tarefas que necessitam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que foi planejado. O 5W2H é uma ferramenta muito importante nesta etapa e ajuda a empresa a criar os planos de ações sem deixar nenhum detalhe importante para trás.

Veja a seguir exemplos de objetivos operacionais:

  • Objetivo de Implantação de um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;
  • Implantação de um programa de qualidade total;
  • Implantação de objetivo para fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

Quando estamos pensando no planejamento operacional para uma empresa, tem as questões de informações do 5W2H, mas também tem algumas questões podem auxiliar que são:

  • Como posso fazer?
  • Quem vai ter que fazer?
  • Qual o prazo de espera?
  • Quais as ferramentas e recursos eu preciso?
  • Quanto será que vai custar?
  • Quais são as melhores alternativas?

É sempre muito importante fazer uma análise dos riscos de cada atividade que foi planejada, e também das definições de planos de contingência, para se algum risco acontecer.

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